Ter um emprego e deixar de estar desempregado é sinônimo de independência, dignidade e o começo de uma carreira brilhante ou um modo de começar a construir os degraus para almejar determinados sonhos.
Hoje em dia, o mercado de trabalho vem sofrendo muito impacto por consequências da instabilidade econômica e má gestão de dinheiro público.
O resultado dessa junção de fatores é o desemprego. E em todos os setores desde eletricista a advogado, existe a possibilidade de se estar desempregado.
Contudo, isso pode ser uma ótima oportunidade de se especializar mais na sua graduação ou, também, em outra área que possa dar um retorno financeiro. Por isso, é necessário manter-se informado com os acontecimentos do país.
Fique antenado aos assuntos de economia, política, internacional, entre outros, que passam nos noticiários. Em alguns processos seletivos, o recrutador pode perguntar algo sobre esses temas.
Outra opção também é optar por alguns cursos profissionalizantes para incrementar o seu currículo e conhecimento.
Conheça alguns cursos profissionalizantes
Para enfrentar o mercado de trabalho quando desempregado, é muito importante estar preparado e ter conhecimentos em áreas diferentes. Veja alguns cursos que podem te ajudar.
1. Primeiros-socorros
O Curso de Primeiros Socorros, ou curso cpso, tem o intuito de capacitar profissionais para a execução de medidas necessárias dos primeiros-socorros em caso de emergência de agravos comuns e de origem clínica e/ou traumática.
A pessoa se torna apta a atuar em situações emergenciais em que envolve risco de vida, pois com a rápida assistência dos primeiros-socorros, e bem feita, pode salvar vidas, evita amputações, reduz sequelas e sofrimento, entre outros fatores.
2. Portaria
O curso de portaria ou porteiro tem o objetivo de capacitar profissionais para que possam atuar em condomínios, edifícios residenciais e comerciais.
O futuro profissional será instruído sobre o que pode acontecer no dia a dia, quais são as atribuições de um porteiro.
Controle de acesso, legislação, segurança e proteção preventiva, combate a incêndio e tudo o que a portaria requer de um profissional.
O curso desdobra cada item para que o profissional conheça todas as nuances da profissão.
3. Limpeza de piscinas
O Curso de Limpeza de Piscina especializa o profissional em diferentes técnicas e cuidados para o tratamento da água das piscinas de residências, hotéis, academias, condomínios, entre outros.
A água é o principal meio de transmitir doenças, por isso, é extremamente importante cuidar de sua higienização e manutenção dos equipamentos e filtragem.
O curso também ensina os futuros tratadores a:
- Evitar acidentes decorrentes da profissão;
- Evitar desperdício de materiais;
- Qualidade na água para o uso;
- Preservação de recurso hídrico e meio ambiente;
É importante saber usar corretamente os produtos de limpeza. Além da parte da limpeza alguns cursos podem ensinar os procedimentos de instalação de piscinas residências.
Dessa forma, pode-se gerar trabalhadores especializados e autônomos.
4. Elétrica
O curso de eletricista também tem a finalidade de desenvolver a capacitação do profissional na instalação elétrica de qualquer patrimônio.
Com domínio das ferramentas necessárias, dos procedimentos e das metodologias que permitem a melhor execução das instalações.
Além de indicar qual o vestuário/equipamentos adequados para não se eletrocutar. Quando for cobrar pelos serviços e não souber o valor exato, você pode consultar, por exemplo, o Marido de Aluguel Tabela de Preços.
Essas foram algumas dicas de curso profissionalizantes. Eles podem fazer com que retorne ao mercado de trabalho mais preparado e com mais possibilidades de ser empregado ou de ser seu próprio chefe.
O mercado disponibiliza mais cursos, pesquise e veja qual é mais sua cara.
Dicas para voltar ao mercado de trabalho
Além dos cursos profissionalizantes, existem algumas outras dicas que pode auxiliar na volta de um desempregado ao mercado de trabalho, confira:
- Investir na carreira acadêmica é um passo importante, pesquise o curso, se a faculdade recomendada pelo MEC, avaliação dos professores (se tem doutores e mestres), analise a estrutura e acessibilidade;
- O foco é um ponto importante, pois é onde o objetivo precisa ficar definido para desenvolver ações para almejá-lo. Ser atualizado é fundamental tanto do país, mundo, mas, principalmente, informações novas da sua (futura) área de atuação;
- Construa um bom networking, pois redes de contatos ajudam na reinserção do mercado de trabalho. Capriche no currículo, pois é ele que chamará a atenção do recrutador. Faça-o conciso e simples, destacando qualificações e formação acadêmica;
- Invista em um novo idioma para ter mais chances no mercado. Hoje, existem aplicativos que podem ajudar nos estudos de outra língua;
- Os programas de estágio são uma boa oportunidade de se especializar e adquirir habilidades dentro da área em que atua. Além disso, com um estágio bem feito, as chances de efetivação são grandes;
- A flexibilidade também é importante ter, pois o mercado atual exige muitas habilidades dos profissionais. Faça trabalhos voluntários isso agrega no currículo e no crescimento pessoal e profissional;
- A última dica é: planeje seu futuro, trace uma estratégia para atingir seu (s) objetivo (s), saiba que, às vezes, o planejamento deverá ser revisto devido a circunstâncias externas, mas siga em frente e não desista. Algumas empresas perguntam sobre seus planos do futuro, se tiver um plano traçado e firme, isso, contará pontos na seleção.
Planeje-se, estude, pesquise e encontre alternativas para voltar ao mercado de trabalho e deixar de estar desempregado, pois essas são somente algumas dicas que auxiliarão no seu crescimento pessoal e profissional.
Acredite no seu potencial e nas possibilidades em que você mesmo pode criar. Invista em você!