Os restaurantes e estabelecimentos com delivery online viraram uma febre, e já está comprovado que não é moda, mas sim veio para ficar.
Mas, assim como tudo na vida, esta popularidade do delivery trás certos problemas em conseguir se destacar. Acho que você já sabe que não dá para trabalhar sem esta modalidade, porém atualmente deve passar pela sua cabeça a pergunta de como conseguir ser diferente.
Pensando nisso, montamos este artigo para te mostrar segredos de como se destacar nesse mercado concorrido e ter um delivery mais atrativo.
Então, segue neste artigo para conferir como deixar seu delivery online, campeão de vendas.
Marketing certeiro para delivery online
Tendo um delivery online, é cada vez mais fundamental utilizar estratégias e marketing certeiras e eficientes. Como o mercado é competitivo precisa dedicar um certo tempo a isso.
Então vem ver como fazer suas entregas bombar com um marketing que funciona.
Identidade visual de respeito
A identidade visual nada mais é que a imagem que seu restaurante quer passar, nela contém o conceito, sua histórias e a essência do lugar.
Mas, quando se trata de um delivery pode complicar um pouco, pois não tem aquela vitrine que um estabelecimento presencial apresenta.
Assim, sem essa opção de espaço físico te resta cativar os clientes nas redes sociais, eles te ajudam a aumentar a visibilidade de seu delivery e garantir pedidos.
Segue dicas do que fazer:
Publicações diárias: publicar diariamente nas redes sociais seguindo um cronograma de postagens padrão, para manter o engajamento e o público.
Foto de qualidade: mostrar a sua comida de acordo com o que você realmente entrega, mas com aquele ângulo irresistível. Como o recheio de um lanche, a aparência e essência de um prato, dar aquela água na boca.
Vídeos sempre que possível: atualmente eles geram bem mais engajamento do que as fotos, então invista nessa opção.
Faça anúncios por geolocalização.
Não pense duas vezes em apostar no Instagram
Com a pandemia sabemos que as pessoas passam mais tempo em casa e consequentemente utilizam mais as redes sociais.
Assim, as vendas ficam concentradas online, dessa forma, o Instagram que já possui 64 milhões de usuários no Brasil, é a plataforma perfeita para isso. Representando uma ótima chance de vender por delivery online.
Uma dica muito importante é manter interação com seu público, criando o máximo de publicações que deem para interagir e comentar.
Aproveite para publicar seus produtos, criar vídeos dos processos, divulgar o canal de pedidos e até contar um pouquinho de sua história para cativar clientes.
Use o Linktree para aumentar as vendas
Uma das partes mais importantes do instagram é criar uma boa Bio, é o espaço de descrição do perfil.
Por mais que ela tenha limitações de caracteres, se usar da forma correta consegue encaminhar as pessoas diretamente a seus canais de vendas.
E é aí que o Linktree aparece para entrar em ação. Ele é uma espécie de página onde você consegue colocar todos os seus links úteis do delivery online. E deixá-lo fixado na Bio para qualquer um acessar.
Assim, pode ser o link para seu WhatsApp Business, Cardápio online, Facebook ou até site.
E não se preocupe, o acesso ao Linktree é grátis, mas se for de sua escolha pode optar por um plano premium também.
Mas, independente da versão que utilize, aproveitar desta ferramenta é fundamental para a suas vendas.
Cuide da logística de entregas
Aposto que já leu vários artigos falando como aproveitar as plataformas de entrega de comida é uma opção inteligente. Entretanto, tem custos que talvez não estejam em seu orçamento.
Mas, se seu orçamento comporta contratar entregadores, é importante que faça um treinamento para que ele seja parte de seus produtos.
Seguindo um modelo de atendimento, afinal eles são as pessoas que mais têm contato com o cliente. Forneça uniformes, adesivos e mais.
É importante que seu entregador seja tão reconhecido a ponto de fazer parte de sua marca.
Além disso, é fundamental dar atenção ao tempo de entrega, que deve ficar dentro do que informa ao cliente e o produto tem de chegar a casa dele em perfeito estado.
Por isso, preste atenção ao tipo de embalagens para delivery utilizadas, elas devem ser resistentes e específicas para o tipo de comida que vai transportar.
Assim, é bom ter um bom desempenho, saber definir e otimizar seus tempos de entrega, a qualidade em que chega os produtos, tudo isso te gera feedback melhores e garantem novas compras.
Tudo isso dá mais visibilidade a seu delivery, seja ele um próprio ou dentro de aplicativos marketplaces.
Vantagens em ter um site delivery
Ter um site de delivery é um benefício para os restaurantes, assim como os aplicativos, ele te dá vantagens com os clientes. Uma ótima opção para se ter delivery online.
Veja algumas delas:
1. Agilidade nos pedidos
Sabe quando você liga para um restaurante para pedir e fica horas na espera, ou mandar aquela mensagem já cheio de fome e nada de resposta?
Pois é, isso é bem chato, e com um site delivery esses problemas acabam.
Se sua preocupação é não deixar seus clientes muito tempo na espera e acabar perdendo eles, a solução está aí.
Então a primeira vantagem é a agilidade, basta o cliente abrir o link, fazer o login, escolher o pedido, como quer a entrega, forma de pagamento e finalizá-lo.
Depois disso tudo pronto, ele só precisa aguardar no conforto de casa até a chegada.
E se está se perguntando, tá, mas e meu restaurante, qual a facilidade?
Bom, você se livra de ter de atender milhares de ligações e tentar responder todas as mensagens do WhatsApp. Os pedidos feitos pelo site vão para seu sistema e basta começar a produção.
Um sistema de gestão especializado no ramo gastronômico que conta com uma solução completa para delivery.
2. O cliente não precisa ficar baixando App
Por mais que seu cliente adore o seu estabelecimento, pode ser que ele não esteja afim de encher a memória do celular com um aplicativo para pedidos. Em alguns casos, nem há espaço para isso.
Então o site delivery é perfeito para quem quer fazer o pedido online sem ter de baixar o aplicativo do restaurante.
Dessa forma, o site atual como uma função Web do aplicativo, com as mesmas funções sem ter de baixar nada.
O cliente só precisa acessar o link que você mandar ou estiver nas redes sociais, consegue abrir seu cardápio e fazer o pedido.
3. Link fácil de compartilhar
Compartilhar o link de seu delivery é muito fácil. Basta fixá-lo em suas redes sociais, e cadastrá-lo como mensagens automáticas em seus canais de comunicação.
Além de te dar a opção de fazer um link amigável, curto, fácil de lembrar e que contenha o nome do estabelecimento.
Assim, manter um link curto e visualmente limpo é importante para o cliente entender perfeitamente do que se trata.
4. Não pagar comissão
Quando você anuncia em um marketplace eles costumam cobrar comissões sobre os pedidos. Que quando juntadas resultam em valores bem altos.
Sendo assim, sua margem de lucro acaba caindo. Mas, o cenário já muda com um delivery próprio.
Com um site seu não é preciso pagar taxas sobre os pedidos e ter maior lucro com seus produtos.
Assim, se livra das taxas e de ter que aumentar o preço dos produtos para não ficar no prejuízo.
Dessa maneira, você consegue deixar seus preços mais vantajosos aos clientes, o que vem a fazer total diferença na hora de escolher o pedido.
5. Canal direto de comunicação
Uma das maiores vantagens do site delivery é provavelmente a comunicação mais direta com o cliente.
Dessa forma, com um canal direto você consegue ter mais controle do alcance das suas ações e conhecer o perfil do público.
Ainda consegue resolver problemas de forma mais rápida, por conseguir conversar mais diretamente com o cliente.
Portanto, fortalece sua relação com os consumidores, um canal direto é mais pessoal e cria conexão.
6. Mesmas funções do aplicativo delivery
O site delivery tem as mesmas funções de um aplicativo delivery. Mesmo que o cliente peça online sem ter de baixar um aplicativo ele terá acesso às mesmas funções e benefícios.
Os produtos estão todos ali, os cupons de desconto, promoções e até programas de fidelidade.
Então, você jamais será prejudicado por não conter um aplicativo. Basta que as pessoas saibam que seu site está disponível, que as vendas irão ser boas.
Sistema para restaurante
Uma das melhores opções de mercado para delivery e gerenciamento de restaurantes, é o software da GrandChef. Ele oferece diversas soluções para otimizar a rotina e faz integrações de muita relevância.
Com ele é possível cuidar de suas finanças, emitir cupons fiscais, cuidar do estoque, pedidos de diversas plataformas e mais.
Portanto, com o sistema é fácil receber pedidos online, em seu cardápio digital, que fazem toda a diferença para seu delivery.
Através dele, é criado o site próprio para seu restaurante com o cardápio completo e formas de pagamento, podendo ser também personalizado de acordo com sua logo e marca. Além de atualizado sempre que precisar.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog da GrandChef, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para bares, restaurantes e demais negócios do ramo gastronômico, trazendo sempre novidades imperdíveis.