A cada dia que passa o mercado de trabalho exige cada vez mais especializações dos profissionais disponíveis no mercado de trabalho.
Uma solução para driblar essa situação e ainda se capacitar em uma área específica é optar por cursos profissionalizantes de curto (o mais ideal) e médio prazo.
Escolher um curso com longa duração dependerá da necessidade de cada pessoa.
Algumas dicas para se manter no mercado de trabalho e com grandes chances de ser efetivado por uma empresa são:
- Planejamento;
- Atualização de Portfólio e Currículo;
- Concentra-se nas dinâmicas;
- Postura profissional.
O planejamento é um roteiro para alcançar o seu objeto profissional. Mas é imprescindível que esse roteiro não fique só no papel.
Pesquise e estude a profissão com que se identifique melhor como marketing digital, caso haja dúvidas recorra à profissionais da área.
No entanto, não precisa de muita preparação para adentrar em um ensino profissionalizante, além disso, ele é uma opção menos onerosa, burocrática, mais acessível e com mais disponibilidade (vagas).
Reforçando, tenha em mente a sua meta/ objetivo e trace qual a melhor maneira de chegar até ele e, se possível, em menor tempo.
O currículo e/ ou portfólio também são valorizados ao serem atualizados com algum tipo de curso (idiomas, técnicos ou profissionalizantes).
Isso eleva as chances do seu perfil ser notado por um recrutador.
Uma dica: se você tem trabalhos já concluídos como, por exemplo, peças publicitárias, o ideal é colocá-los em um blog para ser visualizado e, inclusive, enviado ao recrutador.
O curso profissionalizante não serve somente para agregar uma qualificação, mas vale também como uma forma de ser visado em dinâmicas de grupo.
Pois, nesse momento, pode-se mostrar todo o conhecimento adquirido, podendo se destacar mais que outros candidatos.
Outra dica importante, além de se especializar, procure qualificar-se pessoalmente, ou seja, invista em técnicas que melhore suas atitudes adequadas no campo profissional, adotar atitudes mais positivas, tornando-se um profissional de sucesso.
Essas foram algumas dicas para você ter ações rápidas e precisas para se adequar e galgar melhorias no seu campo profissional.
Cursos profissionalizantes e especialização para melhorar a qualificação
Existem disponíveis no mercado várias modalidades de curso em muitas áreas de conhecimento e profissional. Conheça algumas delas.
O curso de auxiliar financeiro tem o intuito de preparar e direcionar o profissional a exercer a ocupação de assistente financeiro.
Eles serão habilidades em saber qual o momento propício de comprar peso Argentino no Brasil, realizar tarefas do cotidiano de um departamento financeiro.
Controle de contas bancárias e de contas, cobrança, encaminhamento e arquivamento de documentação, correspondências, relatório, fluxo de caixa bancário ou de outras empresas/ comércio, contas para pagar e toda assistência que um departamento financeiro necessita.
Esses futuros profissionais aprendem teorias e técnicas administrativas, comunicação em ambientes internos e externos, assim, como produção de texto para circulação dentro da empresa.
Economia — inclusive aprendem sobre cotação de dolar turismo — informática, matemática financeira, ou seja, tudo que envolve a administração e suas vertentes.
O curso de Nutrição esportiva o curso visa a promoção da saúde e melhoramento da condição física e no desempenho de atletas profissionais e amadores e auxilia, também, no processo de recuperação pós-treino. Mas esse curso é para quem já tem graduação em nutrição.
O curso de DEA, Desfibrilador Externo Automático, é um curso para operar corretamente o desfibrilador e é recomendado para todos os profissionais da área da saúde e segurança no trabalho.
O ideal é sempre fazer uma renovação/ reciclagem do curso, pois sempre há atualizações que são fundamentais para o conhecimento do prisional.
Essa ferramenta é essencial no atendimento de primeiros socorros, hospitais, ambulâncias e toda área da saúde.
O curso de Redução de custos com Segurança do Trabalho visa reduzir gastos e desperdício de recursos.
O profissional é preparado para gerir efetivamente algumas situações que envolve: alíquota RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), FAP (Fator Acidentário de Prevenção), NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário), insalubridade e periculosidade e aposentadoria espacial.
Para poder fazer esse curso é necessário ser formado em técnico em segurança do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho até Recursos Humanos.
O curso de caci, curso avançado de combate ao incêndio, tem como objetivo qualificar o profissional na prevenção e combate avançado de incêndio.
Nas aulas serão abordados todos os recursos instrucionais e equipamentos de combate ao fogo (EPI).
Aulas práticas em ambientes adequados para fazer simulações de situações reais, utilizando corretamente todos os equipamentos (individuais) com o acompanhamento de monitores e instrutores que os orientarão apropriadamente.
O cenário será similar ao de uma brigada de incendio.
Esses cursos ajudam a melhorar a performance no trabalho e o qualificam ainda mais. Sempre busque uma especialização para ficar atualizado no mercado de trabalho.
As profissionais relevantes do mercado de trabalho
Algumas áreas dentro do mercado de trabalho ganharam uma grande visibilidade no ano de 2018 e, certamente, viraram alvo de investimento qualificado e estão se desenvolvendo e redesenhando desde então.
Profissões que conseguem lidar com o comportamento de compra online ganharam muito espaço, por exemplos, marketing, e-commerce, segurança da informação, entre outras áreas que abrange esse universo.
Hoje a demanda do mercado são pessoas arrojadas, soluções rápidas e inovação.
Entretanto, algumas carreiras clássicas ainda estão vigentes como Direito, Administração, Pedagogia, entre outras. Outros dois ramos promissores no mercado são as áreas de Estética e Eventos.
Além disso, por conta da globalização, diversas oportunidades mais nômades ou voltadas (mais uma vez) ao digital, e ao próprio turismo, passam a se destacar.
Com isso, vagas em outros países podem ser consideradas, demandando novas adequações e a realização de cursos focados na área de atuação e os diferenciais que existem entre as culturas e práticas, bem como atividades remotas podem ser desenvolvidas (e para isso as competências como responsabilidade, gestão e comunicação precisam ser trabalhadas).
Do mesmo modo, a atuação de agências e passeios, relacionados ao turismo, bem como experiências culturais que podem ser ofertadas já na cidade em que reside podem ser considerados, ampliando o olhar e realizando aprimoramentos para esse setor que vem crescendo e apontando como uma oportunidade crescente. Para isso, o conhecimento do local é fundamental.
Assim, antes de decidir qual carreira ou área de atuação, pesquise qual se adequada ao seu perfil e, se pergunte, essa área é a que quero mesmo? Se a resposta for sim, siga em frente e não desista.