Um social media, também conhecido como analista de mídias, é o profissional que fica responsável por fortalecer o nome das marcas diante do público e, também, se relaciona com ele.
Um profissional desse ramo tem a essencial função de criar estratégias, analisar as mídias sociais e produzir material/ conteúdo que seja relevante para o público.
É por meio dessa análise que o social media consegue identificar seu público e, ainda, incluir aspectos como: idade, gênero, região e interesse. Também consegue identificar o horário com a melhor visibilidade, os dias e quais são os conteúdos mais vistos.
A partir dessas informações levantadas, o profissional estuda para trabalhar em cima delas, formando assim um posicionamento do nome de quem representa. Esse planejamento inclui: o tipo de conteúdo que pode ser postado, frequência, dias, horários e público.
Geralmente, atua em plataformas mais famosas das redes sociais, mas o que irá determinar a ação é a visão do estrategista de mídia, pois ele dirá onde o conteúdo tem mais importância em estar e de que maneira. Vale lembrar que o importante é alcançar o alvo e onde o social media irá atuar como por exemplo, alcançar pessoas que desejam comprar brinco de argola, o planejamento estratégico deve ser totalmente voltado a esse alvo.
O campo de atuação desse profissional não se resume somente ao ambiente empresa, pois ele pode exercer a função nos seguintes cenários:
- Aumento da visibilidade de instituições;
- Para o apoio de figuras públicas;
- Comércios.
Entre outros lugares e, também, pode trabalhar em setores que envolvem assessoria de imprensa, publicidade e marketing. Em outras palavras, pode-se dizer que este profissional é solicitado para alavancar e fazer a marca da empresa. O social media trabalha com vídeos, textos, imagens e o maior número de recursos existentes.
É responsável também por estabelecer uma comunicação com o público e com base nesse diálogo, consegue extrair dados para criar outros conteúdos.
Há algumas midias sociais que permitem o agendamento de postagens, assim, ele é solto no ar no horário mais conveniente. É possível impulsionar os posts para que tenha maior engajamento.
Fazendo uma síntese do que é um social media, pode-se dizer que é intermediar e construir uma ponte de diálogo entre a empresa e o público que usa as redes sociais.
O profissional estabelece uma língua em comum ao público, na qual sempre reforça valores e princípios da marca com que trabalha.
Fique por dentro do marketing em mídias sociais
De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que há cerca de 100 milhões de usuários conectados na internet dentro do Brasil e, isso, exigiu uma mudança na estratégia de marketing das empresas, pois investir em marketing em midias sociais, ou marketing digital, se tornou tendência.
Um dos benefícios do marketing digital é que as instituições têm diferentes plataformas e ferramentas para abordar o consumidor final, mas antes que usar qualquer uma delas é essencial que a empresa saiba onde se quer chegar.
Primeiramente, faz-se necessário um planejamento onde é momento que se indica os objetivos, os canais/ plataforma que serão mais eficientes para a empresa e quais as ferramentas que serão necessárias para monitorar os resultados.
Realizar um planejamento estratégico é fundamental para conseguir êxito nos negócios do ramo em que a empresa está inserida, pois as ações não devem e não podem ser tratadas de maneira isolada. Sempre tenha em mente as funções que cada mídia realiza na estratégia de comunicação das marcas.
Saiba mais sobre o que é gerenciamento de rede sociais
O gerenciamento de rede sociais é definido por procedimentos que contém várias etapas, das quais definem as estratégias de campanha e realiza o monitoramento da presença da instituição das redes sociais.
Por mais simplista que pareça, esse processo é complicado, pois muito pontos precisam ser levados em consideração. O planejamento detalhado é essencial para não perder tempo e dinheiro com as estratégias falhas.
No mercado existem profissionais capacitados para exercer a função e ter um profissional desses na equipe pode ser fundamental para empresa.
Para desempenhar um gerenciamento de redes sociais bem eficiente, é fundamental que a empresa, ou o profissional contratado, conheça o seu público.
A primeira função é coletar o máximo de informações sobre seu consumidor, incluindo o tipo de conteúdo que pode ser atrativo para ele, com qual frequência ele acessa as redes e o que normalmente pesquisa. Essas perguntas são algumas das formas de se realizar a prospecção de clientes.