Cuidados importantes para quem utiliza grampeador pneumático

Versátil, o grampeador pneumático pode ser usado tanto no contexto doméstico quanto industrial. Trata-se de um aparato que usa a força do ar para colocar objetos de fixação em outros itens maiores, tais como:

  • Grampos para tecido;

  • Grampos para madeira;

  • Pregos;

  • Tarraxas.

Nota-se, portanto, que ele costuma ser usado em atividades mais pesadas, como a colocação de tecido em estofados e até mesmo na fixação de rodapés em imóveis.

Por conta disso, é de se imaginar que ele empregue uma força consideravelmente forte sobre tais itens durante o seu funcionamento, o que, por sua vez, pode causar sérios ferimentos em pessoas que não saibam manuseá-los.

A boa notícia é que tais incidentes são plenamente evitáveis: basta seguir algumas boas práticas durante o uso do grampeador de tapeceiro, como ele também é chamado. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Certifique-se de que tem os EPIs necessários

Devido à força empregada e ao fato de que eles fixam materiais afiados usando muita força, grampeadores pneumáticos podem ser considerados itens que geram situações de trabalho arriscadas.

Por conta disso, quem os opera deve atuar munido de uma série de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas espessas, óculos ou máscara de produção ou até mesmo apetrechos auriculares, de modo a evitar que a audição do operador seja prejudicada pelos ruídos da máquina

Vale ressaltar que, conforme a legislação trabalhista brasileira, tais itens devem sempre ser fornecidos pelo empregador, sem nenhum custo ou desconto salarial para o empregado.

Ainda assim, caso o grampeador seja usado no âmbito doméstico, é preciso que o indivíduo que os manipular também os utilize.

  1. Abotoe as mangas

Por mais que o operador de um grampeador use todos os equipamentos necessários, como as luvas epi, também é preciso que ele use roupas adequadas à manipulação do equipamento.

De acordo com especialistas, quanto mais larga a peça, mais risco ela proporciona, já que o tecido pode ficar enroscado em um prego ou grampo, causando acidentes.

Deste modo, recomenda-se que o profissional use uma blusa de manga curta, ou, caso seja preciso usar uma manga longa, que ela seja mais justa. No caso de uma camisa social, a manga deve estar arregaçada e devidamente abotoada, de modo que não escape.

  1. Cheque o estado do grampeador

Assim como todas as outras ferramentas para marcenaria ou para a indústria, os grampeadores pneumáticos tendem a se desgastar ao longo do tempo.

Na prática, isso significa que, à medida que eles são usados, seus componentes podem parar de funcionar adequadamente.

Isso, por sua vez, exige a tomada de uma precaução específica antes do uso do equipamento: a verificação do seu estado.

Em outras palavras, o profissional que irá manipulá-lo deve fazer uma checagem visual de seus componentes, de modo a averiguar se nenhum deles mostra sinais de estar desgastado ou de comprometer a segurança do operador.

Em caso negativo, ele pode proceder ao uso; em caso positivo, é melhor adiar a tarefa e enviar o item para ser reparado.

  1. Carregue os grampos

Com o grampeador comprovadamente em bom estado, chega o momento de colocar os grampos, pregos ou qualquer que seja o item a ser fixado no compartimento correto.

Nesse momento, é fundamental que o operador já esteja usando todos os equipamentos de proteção necessários, como a botina, e que ele faça a tarefa com cuidado, posicionando os objetos sempre da maneira correta.

Da mesma maneira, é fundamental que os itens a serem carregados sejam de qualidade: do contrário, o resultado do trabalho pode deixar a desejar, e ter sua vida útil reduzida. Por mais que isso implique em gastar um pouco mais, o investimento extra vale a pena.

  1. Ative o grampeador

Com os grampos já posicionados, chega o momento de conectar as estruturas do grampeador e ativá-lo. Vale ressaltar que o procedimento deve sempre seguir essa ordem: colocar os grampos em um aparato ativado representa um grave risco de acidente para o operador.

  1. Teste o grampeador

Por fim, antes de efetivamente começar a tarefa, é fundamental que quem opera o grampeador faça um rápido texto de fixação do grampo em uma amostra da superfície que será trabalhada.

Assim, é possível saber se o equipamento e o grampo são adequados para o trabalho em questão, e se proporcionarão um bom resultado.