Cuidados com funcionário realizado por muitas empresas

Os cuidados com um funcionário são levados em consideração por muitas empresas. E isto se deve não apenas por causa das leis trabalhistas vigentes no país, mas também, porque um funcionário saudável, que realiza as tarefas em dia, está contribuindo para a produtividade e o crescimento da empresa.

Por isso, a presença de um espaço de convivência dentro da própria empresa, para a socialização dos funcionários, e também para o fornecimento de alimentos em horários de almoço e jantar, ajudam, de diversas maneiras, à integração empresarial, e à busca por soluções de problemas de forma conjunta.

Empresas investem na saúde do funcionário

A presença de uma equipe que prepara as refeições em uma cozinha equipada, dentro da área empresarial, também torna o meio de locomoção mais fácil.

Com um cardápio preparado por um profissional da área de nutrição, e uma variedade de carnes, legumes e verduras, além do habitual, favorece na economia de tempo dos funcionários, que podem ter um intervalo de descanso maior, para retornar aos afazeres com maior disponibilidade.

Para o preparo dos alimentos, os cozinheiros e cozinheiras devem contar com equipamentos adequados, evitando qualquer tipo de contaminação, com a higiene de todo o ambiente devidamente regulamentada.

Sendo assim, a presença de uma coifa de parede industrial pode evitar a poluição do ar com o cheiro de óleos queimados.

O chão também deve ser limpo, e os profissionais da cozinha devem utilizar equipamentos de proteção individual, para evitar qualquer tipo de acidente.

O uso de calçados com solas especiais, feitas de borracha, são ideais para que não ocorra nenhum escorregão, causado por excesso de gordura no piso, após a fritura de alimentos, como carnes ou legumes.

Deste modo, o exaustor de cozinha oferecido pelo mercado, com características tecnológicas mais modernas, tem papel fundamental, para eliminar este tipo de agente contaminante.

Como este equipamento funciona com o objetivo de retirar o ar quente, além de expelir, por meio de um sistema de captação e eliminação, qualquer tipo de fumaça, mau cheiro e gordura, a instalação deve ser parte integrante de qualquer cozinha industrial.

Este tipo de equipamento tem uma manutenção e limpeza prática, que pode ser realizada por funcionários da própria empresa onde está instalado. Além disso, há outros benefícios que podem ser destacados, como:

  • Tamanho pode ser adaptado ao fogão;
  • Não prejudica o meio ambiente;
  • Duto de ar atende toda a demanda;
  • Facilita a limpeza do espaço.

Com tudo isso, este tipo de equipamento, devidamente instalado e com as funcionalidades em dia, também ajuda a manter a saúde dos funcionários, que não precisam respirar um ar cheio de gordura, que polui o ambiente, quando da ausência dele.

Alimentos embalados e livres de contaminação

As empresas que não possuem uma cozinha, para a preparação de alimentos por uma equipe presencial, pode contar com empresas especializadas em fornecimento de comida e bebida para fábricas e indústrias.

Acondicionadas em uma embalagem blister SP, os alimentos são preparados e embalados com máquinas especiais, e dependendo do tipo de comida, podem ser consumidos na própria embalagem, para evitar o uso de pratos e talheres.

Este tipo de embalagem tem uma funcionalidade bastante atrativa, pois facilita o transporte e o acondicionamento em ambientes refrigerados, o que impede a contaminação, de qualquer forma, por tempo determinado de validade.

As embalagens para doces também são muito comuns, e guardam de forma garantida, mantendo sabor e formato, de gelatinas, pudins, quindins, além de frutas, como bananas, maçãs, mamão e laranjas.

Para melhor controle quanto à data de validade, as empresas responsáveis pelo preparo dos alimentos, assim como a especificação de ingredientes utilizados nas receitas, precisa contar com a ajuda de uma empresa de etiquetas adesivas, que pode indicar de maneira clara e específica, conforme normas técnicas.

Isto serve até mesmo para a identificação por parte dos funcionários, que podem verificar a presença de ingredientes alergênicos, e evitar o consumo durante o almoço ou jantar.

Acesso controlado: apenas funcionários

O acesso às cozinhas de uma empresa devem ser reguladas, apenas para aqueles que realmente trabalham no devido local.

Desta forma, a entrada pode ser realizada com a apresentação do crachá funcional, ou até mesmo com o uso de uma catraca controle de acesso, que identifica automaticamente aqueles que possuem o direito, como funcionário, a se alimentar dentro das dependências de uma empresa.