Se você está pensando em utilizar os gatilhos mentais para potencializar suas vendas, tenho uma coisa para te dizer: você está certíssimo!
Todos os dias somos influenciados ou impulsionados por algum gatilho mental e muitos nem sabem que foi devido a este gatilho que realizamos uma compra, assinamos um material na internet ou contratamos um serviço.
Um grande vendedor conhece além de suas abordagens de venda, os gatilhos mentais, vamos falar um pouquinho sobre eles agora.
O que é um Gatilho Mental?
Gatilho mental é uma técnica muito utilizada para fazer o processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso. Os gatilhos mentais influenciam de forma inconsciente uma pessoa a realizar uma ação ou uma tomada de decisão.
Por mais inteligente que você seja, existem “atalhos” que ajudam na tomada de decisão de maneira inconsciente e está presente em praticamente todos os lugares, anúncios na TV, Marketing Digital, Outdoors…
Praticamente todo material de publicidade de grande sucesso utiliza no mínimo um gatilho mental.
Quais são os principais gatilhos mentais?
Existem alguns gatilhos mentais muito populares, aparentes em praticamente todos os lugares, vamos abordar os gatilhos mentais mais importantes para o Marketing Digital.
Gatilho mental da Urgência (tem que ser rápido)
Este gatilho é uma estratégia de marketing em si, este gatilho é ativado para a pessoa realizar uma ação rápida.
Por exemplo, criar uma promoção com ênfase na quantidade limitada ou no valor por um período de tempo é uma das estratégias mais utilizadas por marketeiros.
- ATENÇÃO! iPhone 14 por (valor) ou até acabar o estoque;
- PROMOÇÃO DA SEMANA! Produtos com 40% de desconto;
- CORRA! Somente hoje toda categoria X com 25% de desconto;
- 50% OFF Para os primeiros 25 inscritos.
Esse tipo de promoção ativa o gatilho da urgência, te faz querer no mínimo ver as promoções simplesmente porque o texto informa que, se você não ver logo, não terá mais promoção. Com isso, muitas vezes você acessa a promoção e compra os produtos.
Gatilho mental da Escassez (está acabando)
Vejo muito essa estratégia sendo utilizada por supermercados e lojas de roupas, é um gatilho mental muito funcional para criar uma campanha de marketing, imagine uma campanha da seguinte forma:
Aproveite! Todo açougue está com o preço reduzido até acabar o estoque de carnes.
Automaticamente isso te faz tomar uma ação, ainda mais se você ver uma fila indo para o açougue, certamente você pensaria algo tipo “não comprar depois, tem que ser agora”.
Diferente do gatilho mental da urgência, aqui nós não falamos de preço ou de números, apenas falamos que está acabando, corra para você não ficar sem.
Gatilho mental da Novidade (faz parecer novo, às vezes é)
Já foi confirmado que, quando somos expostos a algo novo, aumenta a liberação de dopamina em nosso cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa.
Sabendo disso, combinar o gatinho da novidade com um título bem persuasivo seria algo poderoso não?
- Acaba de chegar! Nova ferramenta focada em gestão empresarial;
- Lançamento! Descubra o segredo para ter um site de sucesso;
- Demorou, mas chegou! Confira agora como alavancar suas vendas.
Títulos tentadores não? Quem não gostaria de conhecer os segredos de alguma coisa? A palavra segredo desperta ainda mais curiosidade, deixa mais interessante e cabe muito bem para esse tipo de propaganda.
Muitas agências digitais aproveitam o poder de algumas palavras, como essa (segredo), por exemplo. Muitos sites e lojas virtuais trabalham seu marketing em cima disso, agora você sabe que não é à toa, muitas frases do tipo:
- Crie seu site agora! Comece a ganhar dinheiro na internet;
- Agência focada em criação de sites otimizados para ganhar dinheiro;
- Faça sua Loja Virtual agora e apareça nas principais vitrines;
- Turbine suas Redes Sociais e ganhe dinheiro pelo seu celular.
Entre outras combinações de palavras-chave que ativam um gatilho mental. Leia com atenção e reflita: quem não quer ganhar dinheiro? Quem não quer turbinar? Quem não quer um site para ganhar dinheiro?
Não pense que os gatilhos mentais só funcionam para o digital ou para vendedores com experiência, porque essa técnica é muito antiga.
Antigamente, muitas empresas refletiam sobre grandes ideias com base em suas necessidades.
A ideia de ter um aparelho com mais de 1000 músicas em seu bolso é muito boa, mas ter um aparelho que tenha mais de 1000 músicas, tira fotos e mais 200 utilidades é sensacional.
As propagandas de telefone te fazem desejar o produto, eles fazem você perceber o quanto você perde em não adquirir o produto, isso também é um gatilho muito poderoso, te faz pensar: “Nossa, não vou ter X função se não ter esse produto”.
A Apple é o exemplo vivo disso, já que a empresa construiu um marketing muito poderoso. Hoje, ter um iPhone não é ter o melhor celular, mas sim ter status!
Te faz pensar: “Se não tenho um iPhone, não faço parte dessa galera”.
Chega ser ridículo! É óbvio que a empresa não pensa dessa forma, mas nós sabemos que isso é uma realidade, podemos afirmar que é um gatilho social.
É uma técnica muito poderosa, não é?
Espero que esse artigo te ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre gatilhos mentais e como eles podem te ajudar a potencializar suas estratégias de marketing digital.
Antes de tudo, é sempre importante falar com uma agência de SEO quando falamos de posicionamento de palavras-chave e campanhas, é muito válido antes de tudo, falar com um especialista para ser ainda mais assertivo na sua estratégia.