empresa

Conheça uniforme usado por empresa

Quando se fala em ambiente profissional existem muitos critérios a serem definidos, e talvez um dos mais importantes é o chamado de código de vestimenta, que nada mais é que a definição por parte da empresa das roupas que serão utilizados durante o expediente.

Isso é importante por vários motivos, mas a principal é a de uma ideia de confiabilidade e segurança e que define a empresa. Esse código de vestimenta pode estar balizado sobre um único tópico que é a confecção de uniformes profissionais.

Não é de hoje que os uniformes são utilizados, na verdade existem uma variada gama de uniformes, que vão desde uniformes técnicos como os dos eletricistas, que são chamados de fardas, até os uniformes feitos com camisas personalizadas com o logotipo, frase, e outros elementos.

Esse artigo falará mais detalhadamente dos uniformes a serem utilizados no cotidiano de um escritório, de um ambiente de atendimento em clínicas e assim por diante, além de listar aqui quais são os melhores tecidos para a feitura de uniformes para o trabalho como para confecção de uniformes escolares.

Por que usar uniformes na empresa?

Essa pergunta pode ser respondida de formas variadas, mas podemos ressaltar aqui que o uso dos uniformes pelos colaboradores da empresa é uma estratégia de inclusão e reforço sobre a missão, visão e valores da marca. O uso do uniforme além de tudo passa pela questão do profissionalismo.

Toda empresa tem a chamada identidade visual. Possui um logotipo, uma cor, um padrão, imagens que representam os valores, a empresa também possui personalidade e mensagens feitas exclusivamente para elas, tanto que decora escritórios, sites e materiais gráficos.

Agora ao estabelecer uniformes você representará tudo isso de maneira bem objetiva.

O uniforme além do mais traz mais tranquilidade para o empregador e para o colaborador que não precisará se preocupar em adequar seu guarda-roupa ao ambiente de trabalho, nem investir em roupas novas para ir ao trabalho.

Com o uniforme as pessoas se adequam ao ambiente e reuniões sobre vestimentas inadequadas são extinguidas, de modo que a empresa fica mais eficiente. Por isso é preciso procurar uma empresa de confecção de camisetas eficiente e que consiga transportar para a roupa o seu ideal.

Defina o uniforme

Para definir o uniforme é preciso fazer uma pesquisa com os funcionários e apresentar as opções, isso porque o uniforme precisa agradar a todos, tanto na sua forma estética, como no seu conforto.

Feito as pesquisas necessárias e mesmo assim ainda não agradou é possível abrir um canal na qual as pessoas poderão se expressar sobre a discordância com o uniforme.

Além do mais é preciso deixar claro sobre como esse uniforme deverá ser vestido, se precisará de golas, se precisará ser abotoado, e outros elementos.

Além do mais é preciso falar aos funcionários que os uniformes não podem ser personalizados, pois quebrará o padrão que seria estabelecido com o uniforme.

Por que deve-se utilizar os uniformes?

Existem muitos pontos que podem ser destacados para a utilização dos uniformes, sejam eles de camisa polo ou qualquer outro tecido. Podemos citar:

Praticidade

O uniforme traz praticidade na hora de se vestir e também na hora de lavar e reutilizar.

Reflete a imagem da empresa

Outra vantagem é a de diferenciar seus colaboradores de outros e reforçar sua presença perante a concorrência. Além do mais a utilização de uniformes, sejam elas de camisas de brim para uniformes ajuda a mostrar organização, padrão, criando uma identidade única e completa.

É ideal para as estratégias de marketing.

Tecidos que podem ser usados na confecção de uniformes

Uma das coisas que se deve atentar para a confecção de uniformes é o tipo de tecido a ser utilizado, e que garanta conforto e qualidade. São alguns dos tipos de tecidos mais usados:

  • Jeans ou brim;
  • Microfibra;
  • Algodão;
  • Poliéster.

O jeans é mais usado para produção de calças, e é ideal para uniformes que precisam de resistência. São indicados para locais mais operacionais e industriais, por garantir também conforto.

A microfibra é sintética e permite a criação de uma estética mais agradável. É antialérgico e permite uma grande quantidade de lavagens.

O algodão por sua vez é o mais versátil, leve e confortável, e não retém muito calor. E o poliéster, que pode ser encontrado com o algodão criando um tecido confortável. Assim, vimos que os uniformes são essenciais para que a marca seja visível no mercado.