Uma empresa gera muitos custos, o que sempre deve ser reduzido, para ter uma maior margem entre o que se gasta para o que se lucra. Por isso, o crescimento de sua empresa deve ser sempre feito de forma exponencial.
Existem várias maneiras de otimizar a sua produção e diminuir os gastos do processo, assim aumentando essa margem. Soluções simples podem ajudar a diminuir os gastos durante as atividades de sua empresa.
Por exemplo, se você tem um grande volume de documentos impressos, você pode optar por utilizar as empresas de outsourcing de impressão.
A outsourcing de impressoras, trabalha com o aluguel de equipamentos e pode não parecer, mas é muito mais econômico alugar o equipamento do que investir e manter o mesmo.
Como essas empresas ficam responsáveis pela manutenção e a reposição das tintas, a economia da empresa com esses gastos acaba valendo a pena.
Você pode trabalhar pagando pelo volume de material impresso e até liberar o uso do equipamento apenas para pessoas autorizadas, dando assim, mais segurança as atividades da sua empresa.
Realize os procedimentos pela internet de forma segura
Segurança é um outro fator muito discutido no ambiente empresarial para o crescimento de sua empresa. Existem algumas maneiras de minimizar os custos com a manutenção de computadores. E uma delas é o bitdefender empresarial.
Ele oferece proteção contra vírus e malwares encontrados na internet. Algumas empresas especializadas oferecem esse serviço, trabalhando de acordo com a necessidade do cliente.
Seja em uma smart home ou em um datacenter empresarial. Os dados e projetos que você possui, devem estar seguros para não serem copiados e pirateados.
Esses sistemas podem proteger o seu projeto, de algum tipo de espionagem industrial, que possa causar prejuízos para seus investimentos e clientes.
Por que a patente é importante?
Uma outra maneira de assegurar que suas ideias e seus projetos estejam protegidos, é se resguardar sob uma patente.
Patentear uma Ideia garante os direitos intelectuais sobre produtos, marcas e nomes. Ao registrar sua ideia, os detalhes do seu produto irão ser futuramente partilhados com a sociedade.
E a empresa receberá a garantia, de que todo o investimento será de sua propriedade. Essa propriedade pode durar por um período determinado e pode ser estendido, caso previamente negociado.
Conheça alguns passos que devem ser seguidos para patentear a sua ideia, esse processo pode garantir os direitos no caso de piratearem suas ideias.
O mercado de patentes ainda é considerado obscuro pelos inventores no Brasil, mas vem crescendo o número de micro e pequenas empresas, investindo no registro das inovações, que poderão fazer parte do mercado.
Os direitos autorais de uma nova invenção, garantem que o seu desenvolvedor receba créditos em relação a sua produção por um tempo determinado.
Nem todas as ideias são passíveis de serem patenteadas. Ela precisa apresentar um projeto de produto que possa ser industrializado.
Conheça alguns passos que devem ser dados para registrar suas ideias:
- Verifique se seu produto é patenteável: seu produto deve atender a dois quesitos, se é algo novo e se pode ser industrializado. Planos de ensino, musicas, obras de arte e plantas de arquitetura são exemplos do que não é patenteável;
- Faça uma busca: uma consulta INPI para saber se não existe algo no mercado já patenteado, que utilize um processo similar ao que você está propondo é um bom começo. O CEDIN pode auxiliar durante a sua busca;
- Escreva um pedido de patente: com essa documentação, sua ideia será analisada. Reúna as informações mais precisas do seu invento e preencha com o auxílio de um especialista todas os documentos e formulários necessários, para que tudo esteja completo, tornando assim, o processo mais rápido;
- Deposite o pedido: o período de análise de sua patente é um processo demorado e seu produto só estará disponível para consulta um ano e meio depois do pedido, então é importante não perder tempo;
- Solicite o exame de sua patente: um examinador fica responsável por analisar o seu pedido e no período de 36 meses, desde o primeiro contato com o órgão responsável, outras pessoas poderão apresentar provas para contestar o originalidade do seu invento;
- Peça sua carta patente: esse documento apresenta nome do inventor, número de identificação, prazo de vigência, título do projeto e seus desenhos. Com ele em mãos, você poderá reivindicar os direitos do projeto e pagando as taxas corretamente. Você manterá o domínio sobre o produto durante o tempo determinado no documento.
Segurança e estratégias, aliadas ao crescimento do seu negócio
Pesquise as maneiras de diminuir os gastos e proteger seus investimentos. Seja alugando equipamentos ou protegendo seu banco de dados de invasões.
Utilizar estratégias e assegurar os direitos intelectuais, sobre as obras desenvolvidas na sua empresa, é muito importante para diminuir os gastos desnecessários.
Pesquise e se informe sobre maneiras de auxiliar o desenvolvimento e crescimento de sua empresa de elevadores SP, isso vai ajudar a sua empresa a crescer e economizer recursos.