Uma série de práticas e equipamentos estão envolvidos na proteção do patrimônio e dos funcionários de uma empresa. A fim de minimizar riscos no dia a dia, é necessário investir em um sistema de segurança, com diferentes ferramentas e procedimentos.
A segurança empresarial é um conceito que abrange o conjunto de práticas e ações estabelecidas com o objetivo de proteger o ambiente empresarial.
Para isso, está voltada para o combate de danos e prejuízos, como furtos, incêndios e ocorrências que podem resultar em perdas materiais.
Além disso, a segurança empresarial combate possíveis ações de espionagem, roubo de informações ou sabotagem. Também está à postos para agir contra perturbação ou qualquer situação que ameace a rotina empresarial.
Como funciona a segurança de empresas?
As medidas de segurança previnem problemas e garantem a integridade de ativos tangíveis e intangíveis de uma organização.
Os ativos tangíveis compreendem itens, objetos e até pessoas que a empresa considera um recurso ou patrimônio, necessários para o andamento diário da organização.
Já os ativos intangíveis estão relacionados à imagem, ética, percepção e respeito que uma empresa apresenta à sociedade civil.
É bastante comum a contratação de empresa terceirizada para a garantia de segurança de ambientes empresariais. Além disso, os principais serviços oferecidos são de:
- Vigilância patrimonial, com autorização e fiscalização da Polícia Federal;
- Escolta armada para o transporte de valores, cargas ou ativos;
- Monitoramento, para prever atitudes suspeitas ou conflitos;
- Controle de acesso de funcionários, fornecedores e clientes.
Controle de acesso como método de segurança
Com o avanço da tecnologia, o controle de acesso a empresas também evoluiu e as portarias de empresas estão cada vez mais inteligentes.
Os métodos são mais eficazes, ágeis e seguros do que o só fazer uso de uniformes ou camisetas promocionais SP, antes utilizadas principalmente para identificar os funcionários.
Além de impedir a entrada de pessoas suspeitas, que não compõe a equipe de funcionários, fornecedores ou clientes, os equipamentos organizam a entrada de pessoas na empresa, facilitando o trabalho do porteiro, se houver.
Os aparelhos voltados para a leitura de biometria, cartão de acesso, senhas, credenciais virtuais e até portaria de acesso a veículos têm inúmeros benefícios.
Mais ainda, a escolha dos equipamentos para portaria virtual vai depender de características específicas dos ambientes empresariais.
Biometria
Realizar o controle de acesso por biometria é uma forma de reduzir em 99% das chances de fraude. Apesar de o mais comum ser o reconhecimento da impressão digital, há equipamentos capazes de fazer o reconhecimento facial, de voz, de escrita e até pela leitura da íris.
Trata-se de um controlador de acesso bastante utilizado em academias, aeroportos, faculdades e empresas. A eficiência está no fato de que não é preciso decorar senhas ou carregar sempre os cartões de acesso.
Cartão de acesso
O cartão de acesso é o instrumento de controle de acesso para empresas mais utilizado, por meio dos crachás que liberam o movimento das catracas.
Os cartões possuem uma tarja magnética na qual é possível armazenar informações pessoais dos usuários, como nome, documentos, número de identificação e até os setores da empresa que ele pode acessar sem problemas.
De uma maneira geral, eles podem liberar o acesso de três formas, segundo a necessidade: pela inserção total ou parcial; pela proximidade; ou swipe, o ato de deslizar o cartão em uma fenda.
Os cartões de inserção total são indicados para uso único, como é o caso do acesso de clientes, enquanto as outras alternativas podem ser utilizadas pelos funcionários da empresa.
Vale a pena ressaltar que um sistema de controle de acesso eficiente pode servir também para o departamento pessoal de empresas de diversos setores.
Desta forma, é possível conceder o acesso a determinadas áreas da empresa de maneira estratégica aos membros da gestão, impedindo a entrada de funcionários não autorizados.
A limitação não só serve para a segurança no interior da empresa, mas também cria níveis hierárquicos.
Além disso, como os sistemas inteligentes têm capacidade para armazenar dados, ajudando no monitoramento de horários de entrada e saída dos colaboradores da empresa, contribuem para o cálculo de horas trabalhadas.
Embora o uso de cartão de acesso e biometria se destaquem por serem
bastante utilizados, cabe aos gestores uma avaliação da melhor
alternativa para o controle de acesso e segurança das empresas, já que o mercado dispõe de
muitas opções.