Num pós-pandemia, a retomada do ambiente corporativo se faz em um novo momento do mercado.
Com o avanço do home office nesse período, o retorno ao escritório deve ser guiado pela montagem de um espaço que atenda as necessidades dos colaboradores, transmita os valores da empresa e tenha um tom de modernidade.
Não basta apenas buscar por móveis sofisticados com desconto, é preciso ter noção das necessidades e características de um escritório moderno e contemporâneo em 2023.
Fizemos uma lista com as principais necessidades para um escritório no pós-pandemia, confira abaixo:
Móveis funcionais, confortáveis e design alinhado
O escritório necessita de móveis simples, como cadeiras e mesas para acomodar colaboradores.
E, em 2023, o ideal é que estes móveis sejam confortáveis com acabamentos em linha reta e um design sofisticado.
Uma decoração atual é importante para mostrar que a empresa acompanha as tendências de mercado e possui valores alinhados com a modernidade.
Além disso, móveis como cadeiras precisam ser ergonômicos. Isso é muito importante para trazer mais conforto aos colaboradores no dia a dia de trabalho.
As cadeiras também podem ser funcionais, permitindo que os funcionários possam se movimentar com liberdade por sua mesa e até certo ponto pelo escritório sem dificuldades.
Ambientes integrados
A criação de ambientes integrados é uma forte tendência de arquitetura para escritórios.
Criar ambientes com base no conceito aberto, que visa eliminar paredes e qualquer outra barreira física, é uma forma de estimular a comunicação e a convivência entre os colaboradores.
Em vez de diversas salas divididas por paredes, os setores da empresa podem ser divididos por ilhas com divisórias simples. A integração permite uma comunicação mais ativa entre setores e maior produtividade para o negócio.
Esse conceito facilita a construção e aperfeiçoamento de novas ideias e a circulação de pessoas de diferentes setores pelo escritório.
Ambiente isolado para reuniões é necessário pós-pandemia
Apesar do conceito aberto e de ambientes integrados predominarem em escritórios modernos, a sala de reuniões continua tendo a necessidade de ser um ambiente isolado, a parte de toda a integração do escritório.
Receber clientes e fornecedores demanda a necessidade de um local tranquilo e silencioso para negociações.
Além disso, as reuniões de equipe em um ambiente isolado podem favorecer o surgimento de ideias e facilitar a concentração dos colaboradores durante o encontro.
Uma saída para criar ambientes isolados sem deixar o conceito de escritório aberto de lado é fazer a separação da sala de reuniões com vidros e não paredes. Existem opções de vidros com bom isolamento acústico.
Decoração deve conceituar as principais características da empresa
A decoração do escritório vai muito além de móveis e ambientes sem paredes, ela pode fazer a diferença para criar uma identidade para a empresa.
Não há uma regra para a decoração de escritórios, o ideal é que se siga conceitos que definem o estilo e apoiem a identidade do negócio.
Em negócios mais formais, como um escritório de contabilidade ou advocacia, apostar em uma decoração de cores neutras e móveis minimalistas pode ser o ideal para demonstrar os valores da empresa.
Já em escritórios de arquitetura, fotografia ou publicidade, o uso de cores mais vibrantes e diversos objetos decorativos são excelentes opções, já que esses tipos de negócios são pautados pela criatividade.
Área de convivência confortável e funcional pós-pandemia
A área de convivência do escritório não pode contar apenas com máquina de café e uma mesinha. É importante investir nessa área tão importante para o bem-estar dos colaboradores.
Esse ambiente é fundamental para que as pautas no expediente geram boas conversas e harmonia entre os colaboradores do negócio.
Estas são as principais necessidades de um escritório moderno. Num momento de retorno a uma nova realidade, é fundamental pensar em espaços que permitam a troca de ideias e o conforto para otimizar a rotina de trabalho.