O mercado de marketing digital é muito amplo e tem capacidade de abranger profissionais para diversas funções dentro do segmento. Além da graduação em marketing, é possível encontrar diversos cursos de marketing no mercado, como o curso de copywriting.
Com o crescimento de negócios investindo em uma estratégia de promoção online, o marketing digital é um setor que possui uma expectativa de abrir cada vez mais oportunidades para profissionais.
Se você se interessa por marketing e deseja estudar ou se já é formado na área e quer se especializar, mostraremos abaixo quais são as principais áreas do marketing digital e as funções mais requisitadas no segmento. Confira abaixo:
Inbound marketing
O inbound marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é uma área do marketing que busca atrair e converter clientes por meio de estratégias online.
Com base numa metodologia que consiste em:
- Atração;
- Conversão;
- Vendas;
- Encantamento.
Os profissionais do setor buscam estabelecer um funil de conteúdo para levar os clientes do primeiro contato até a compra e a fidelização. Dentre as funções da área de inbound marketing, podemos destacar o analista ou gerente de inbound marketing.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo para web envolve a criação de conteúdos em diversos formatos. Os profissionais do setor produzem desde artigos para blog, até newsletters, landing pages (páginas de conversão) e posts para as redes sociais.
O principal intuito da produção de conteúdo é auxiliar os leads a caminharem dentro do funil de conteúdo. Essa é uma estratégia que visa levar o cliente a conhecer o negócio, entender como ele pode ser ajudado e realizar uma compra.
Funções como redator, social media, copywriter e UX writer são profissionais da área de produção de conteúdo para web.
SEO
O SEO é composto por um conjunto de técnicas de otimização para que os conteúdos ranqueiem nos sites de busca como o Google.
O profissional de SEO tem a missão de utilizar dessas técnicas para fazer com que páginas da web possam ranquear bem para o tema que elas abordam.
A montagem de uma estratégia de SEO é essencial para que um negócio consiga atrair clientes por meio de tráfego orgânico, sem precisar pagar para que seus conteúdos apareçam em sites de busca. O analista e o gerente de SEO são algumas das principais funções da área.
Branding
O branding é uma área do marketing digital que busca elaborar uma imagem e posicionamento de marca. Isso é fundamental para o sucesso da estratégia de marketing, já que o branding pensa em cores, imagem e na linguagem correta para o público.
Funções como analista e gerente de marca ou de produto são comuns na área de branding.
Mídia paga
O tráfego pago é uma forma direta de aparecer para o seu público e isso se dá por meio de anúncios em sites de busca e redes sociais.
Com isso, os profissionais de mídia paga buscam montar uma estratégia para anunciar negócios em palavras-chave e para o público correto do negócio.
Com o potencial limitado de atração de tráfego orgânico, principalmente para novos negócios, o segmento de mídia paga é uma opção para acelerar o processo, pagando por espaço e aparecendo para potenciais clientes de forma mais rápida.
Profissionais como analista, coordenador de mídia performance e o gestor de tráfego são algumas das principais funções no segmento de mídia paga.
Além dos vários segmentos, o marketing digital também possui funções mais generalistas, em que profissionais atuam coordenando estratégias de marketing e entendem de tudo um pouco. Cargos como analista e gerente de marketing costumam atrair diversos profissionais da área.
Como vimos, o marketing digital é uma área de atuação bastante ampla com diversos segmentos. Um profissional que se forma para trabalhar no setor tem uma vasta gama de oportunidades de trabalho.