O ambiente da área da educação, seja a nível escolar (ensino básico, ensino secundário e ensino superior) ou a nível musical, é importante para a capacidade de socialização e para a formação de cada indivíduo.
E, independente da faixa-etária ou o segmento de educação, os sistemas de vigilância e monitoramento são fundamentais para que haja segurança.
As aulas de ukulele
No segmento educacional da música, um instrumento tem sido cada vez mais utilizado, trata-se do ukulele: um instrumento musical de 4 cordas, que toca sua história desde o século 19.
Sua criação foi no Havaí, nos Estados Unidos, e teve sua origem por causa de outros instrumentos musicais, que emigraram para o local, nessa época, através de trabalhadores vindos da África para trabalhar no cultivo de cana-de-açúcar.
O ukulele se assemelha ao formato de um violão em tamanho menor, que varia de 33 cm a 48 cm e, geralmente, é fabricado em madeira (laminada ou maciça), mas pode ser feito também em plástico.
No período anterior e posterior a Segunda Guerra Mundial, foi muito utilizado e produzido em grande escala no solo americano.
Entrou em decadência e só em meados nos anos 90 voltou a se popularizar, devido aos artistas que produziram músicas POP em versões com o ukulele.
Este motivo, aliás, é o principal fator para a popularidade do instrumento no Brasil. As escolas de ensino integral, que possuem disciplinas musicais em seu programa, têm adotado a utilização desse instrumento em sala.
A aula de ukulele em ambiente coletivo, contribui para um aprendizado significativo de alguns aspectos musicais básicos, como apreciação, teoria musical, história da música, criação, improvisação e performance.
Através da prática musical, em que o ukulele é usado como ferramenta para o ensino-aprendizagem coletivo de música, servindo de base, também, para outros instrumentos de corda.
O tamanho reduzido do ukulele, também favorece seu manuseio e, consequentemente, seu aprendizado. Além disso, sua dimensão facilita a armazenagem na escola ou o seu transporte.
Feito pelo aluno, até a escola – diferentemente da aula de violão, por exemplo e outros instrumentos.
O papel sócio-educativo das creches
No segmento da educação infantil, as creches são os locais indicados e responsáveis pelo acolhimento de crianças até 5 anos de idade.
Ela tem como principal objetivo o desenvolvimento sócio cognitivo (processo de aquisição de conhecimento) das crianças, por meio de atividades e trocas afetivas.
É nessa perspectiva, que a creche assume o papel educativo, além da necessidade de cuidados especiais. A estrutura do trabalho, evidencia a importância educativa que a creche em tempo integral possui, para o desenvolvimento da criança.
O contexto histórico das creches destaca que, inicialmente, elas surgiram com caráter assistencialista, mas com o decorrer dos anos, se percebeu a necessidade de considerar essas instituições como, também, um espaço de aprendizagens.
Portanto, a creche em período integral necessita de uma elaboração de projeto pedagógico, que atenda esse novo tempo escolar, para criar condições de proporcionar uma maior diversidade de experiências de aprendizagens às crianças.
A supervisão confere segurança na área da educação
Em qualquer faixa de idade, o sistema de monitoramento escolar é fundamental, para garantir a segurança dos alunos e funcionários, além da estrutura física e o patrimônio da escola.
Esse monitoramento pode ser feito a partir da entrada escolar, com um sistema de controle de acesso, por exemplo.
Esse procedimento se trata do gerenciamento do fluxo de pessoas, em áreas internas ou restritas, que são destinadas somente a pessoas autorizadas.
Essa estratégia visa garantir maior nível de segurança e de proteção, tantos das pessoas, como dos bens pessoas e/ou patrimoniais.
Os sistemas podem ser físicos, por meios mecânicos ou por meios tecnológicos e o controle pode ser aplicado das seguintes formas:
- Por guardas ou seguranças;
- Por recepcionistas;
- Com o cadastramento da pessoa que deseja entrar;
- Com o cartão de acesso de funcionários e de alunos;
- Por meio de catracas;
- Através de cameras de segurança;
Adotar um sistema de vigilância eletrônica através de câmeras de segurança, é fundamental independente do controle de acesso utilizado.
Além de inibir a entrada de pessoas não autorizadas, as câmeras podem ser ligadas às salas de segurança, com profissionais responsáveis pelo controle e gravação das imagens em seu sistema de dados.
Além dos locais que dão acesso à escola, as câmeras do sistema de monitoramento podem ser instaladas em outros pontos estratégicos.
Como, por exemplo, no pátio externo, no corredor interno e demais áreas de circulação. Todos integrados ao sistema de vigilância, a fim de atribuir qualidade na segurança da área da educação.