Depois das impressoras de papel e das máquinas que fazem impressão em 3D, falar da impressora térmica etiqueta é fundamental para quem tem uma empresa.
Na prática esse é um dos equipamentos mais modernos e usados para emitir cupons e etiquetas de forma rápida, variável e com ótima qualidade de definição.
Se você tem um supermercado, um estacionamento, ou vai fazer um evento, saiba que a impressora de etiquetas é um ótimo equipamento para imprimir fichas, comprovantes, vouchers e cupons fiscais.
Se você quer saber mais sobre como esse produto funciona e quais as vantagens da aquisição para seu negócio, continue lendo, pois esse artigo é pra você!
Impressora térmica etiqueta: como funciona?
Como o nome do equipamento sugere, esse tipo de impressora funciona justamente pelo aquecimento. Ou seja, a máquina é composta por vários itens, com destaque para a chamada ‘cabeça térmica’ que liga palavras, informações e imagens e realiza a impressão desses dados.
Feita das formas direta e indireta, a Impressora térmica etiqueta pode imprimir o papel com uso de ribbon ou então, o chamado papel termossensível.
O ribbon é uma espécie de filme que guarda a tinta responsável pela impressão.
Ele faz parte da impressão indireta e transfere suas propriedades para o papel. Isso confere maior durabilidade para o objeto e, por isso, essa impressora é ideal para fazer cupons fiscais e materiais com códigos de barras.
Já o papel termossensível é feito com a impressão térmica direta e grava as informações em um papel só.
A sensibilidade nesses casos é maior e não é difícil que o papel mude de cor quando a temperatura se eleva.
Um exemplo de papel impresso nessa opção são os extratos bancários.
Por que a bobina para impressão térmica é importante?
Assim como qualquer outra máquina de impressão, essa não funciona sem tinta, nem papel.
Como é um aparelho muito específico, a Bobina para impressora termica é fundamental para a confecção de etiquetas, recibos bancários e outras aplicações.
Na prática, esse recurso é o que aceita a impressão com o papel térmico, que por sua vez só imprime de acordo com a temperatura do cabeçote da máquina e dispensa a necessidade de outros materiais.
Para exemplificar de maneira mais fácil, a bobina é o rolo dos tickets, do ponto eletrônico, do cupom fiscal e de outras utilidades.
Mas quais as vantagens do produto para o negócio?
Ao almoçar em um restaurante e ou fazer uma compra, você pode e geralmente solicita o comprovante de pagamento e a nota fiscal.
A emissão da nota fiscal é um documento que deve ser emitido obrigatoriamente pela empresa e serve tanto para contabilizar os impostos e a venda do produto quanto para a segurança do cliente.
O comprovante de pagamento também é muito útil para o consumidor que pode usá-lo para organizar os gastos do orçamento.
No entanto, tais impressões necessitam de equipamentos e materiais adequados.
Por esse motivo, a impressora de etiquetas é um investimento que, sem dúvidas, pode facilitar a rotina do seu negócio!
Quer algum motivo para usá-la? Confira alguns:
Organização do fluxo de caixa;
Mais credibilidade perante o cliente;
Segurança para estabelecimento/consumidor;
Velocidade rápida para impressão.
Compra e manutenção
Antes de comprar esse produto, você deve se certificar do padrão do produto e de coisas simples como o tipo da bobina e a qualidade na impressão. Por isso, recorrer às lojas especializadas é muito importante.
Outro aspecto fundamental para o bom funcionamento do equipamento é a manutenção adequada que deve ser feita regularmente.
Entre as peças do aparelho, a cabeça da impressão é a parte que precisa ser manuseada com mais cuidado, pois é a peça que imprime os papéis, portanto, fica mais sensível ao desgaste.
O período ideal para essa parte da impressora, é durante a troca de cada ribbon ou papel termossensível.
Outras dicas que também são úteis são:
Não colocar a mão na cabeça da impressora de etiquetas;
Usar suprimentos de boa qualidade;
Não abrir o equipamento com ferro ou metal;
Usar materiais como cotonete, pano e algodão para a limpeza;
Desligar o dispositivo/ tirar as etiquetas na hora de limpar.
Com todos esses cuidados, sem dúvidas, você prolongará a vida útil da sua Impressora térmica etiqueta e poderá usufruir melhor das vantagens do produto!