Conheça a história dos relógios de ponto

Os relógios de ponto são equipamentos responsáveis por contabilizar as horas de entrada, intervalo e saída dos funcionários, se tornando extremamente necessário, para auxiliar o setor de Recursos Humanos da empresa a calcular as horas trabalhadas por cada colaborador da empresa.

Conheça sua trajetória

Anteriormente era utilizado como forma de cálculo dessas horas de serviço através de um dispositivo que “carimbava” os horários de colaboradores em um cartão de ponto semelhante a uma cartolina, os colaboradores entregavam no RH assim que o mesmo estivesse preenchido e assim substitui-se por um novo para iniciar a contagem do próximo mês.

Apenas em nos anos 90, começou-se a implementar nas empresas um sistema que ao invés de utilizar esse cartão (semelhante a cartolina), funciona através de um cartão magnético ou por um código de barra, que ao passar, contabilizava-se automaticamente os horários dos colaboradores.

Isso só foi possível, pois as empresas utilizavam os números de PIS desses funcionários para cadastrar esses cartões, automatizando assim o processo e agilizando o trabalho do setor responsável por contabilizar as horas.

O uso da biometria como registro de ponto

Com a chegada das novas tecnologias, foi possível que esse processo fosse mais uma vez modificado, dando espaço ao registro de ponto através da digital de cada funcionário (biometria).

Esses dispositivos de captação de biometria levam o nome de relogio de ponto e sua implementação conta com algumas vantagens como:

Evitar as chances de plágio de identidade

Através do cartão de ponto, sendo ele de papel, magnético ou através de códigos de barra, era possível registrar os horários por qualquer pessoa, pois não se exigia uma identificação específica como é o caso da impressão digital.

Economia

Por meio desse processo evita-se gastos com papéis para fabricação de cartões de papel e magnético. O valor do papel com as informações que o equipamento disponibiliza é inferior aos gastos que um outro sistema de contabilizar horários possui.

Evitar as chances de perda de cartões

Através da biometria e relógios de ponto reduz-se as chances de perda desses cartões pois o funcionário necessitará apenas de sua digital para registrar seus horários na empresa em que atua.

A chegada da leitura biométrica foi uma excelente alternativa para as empresas dos mais diversos nichos, pois esse sistema otimizou o trabalho do setor de Recursos Humanos em termos de fazer a soma de cada colaborador, pois o sistema já envia para o setor qual o tempo em média por dia, facilitando assim o trabalho.

Além disso esse dispositivo imprime um papel com os dados do colaborador que mostra a ele seus dados e da empresa, como nome, CNPJ, PIS, e os horários, de forma a garantir ao colaborador que seus horários estejam contabilizados corretamente.