Antes de qualquer aprofundamento, cabe ressaltar que o link building é uma tarefa que consiste em adquirir links de diversos sites que direcionam para outra página da internet (igual a hiperlinks), criando “linkagens” nas páginas direcionadas para outros sites.
Em tradução livre do inglês para o português, link building significa construir links. O profissional responsável por essa ação é denominado link builder.
Descrito dessa forma parece que é uma atividade que não agrega importância, porém, é um dos serviços mais importantes para qualquer profissional de SEO. Isso porque é por intermédio dessa “linkagem” que são assegurados o posicionamento de sites nos resultados dos principais buscadores da internet.
Isso acontece porque os buscadores consideram os links como votos de relevância e confiança, isto é, quanto mais sites forem direcionados ao seu, mas ele será visto pelos motores de busca.
Pode acontecer também de a página ser direcionada a outro, isso significa que o buscador considera que sua página tem conteúdo relevante e de qualidade no que ganha alguns pontos na disputa do ranking de pesquisas.
Essa estratégia de seo consegue um grande efeito, porque os motores de buscas creem que está oferecendo uma experiência de maior qualidade ao usuário. Por isso, o profissional dessa área precisa ser atencioso e muito dedicado. Como se ele fosse um engenheiro, o link builder constrói essas redes , no entanto, utilizando de muita criatividade e sendo cativante ao mesmo tempo.
O responsável por desenvolver textos no blog da empresa e criar os conteúdos dos sites dos parceiros de links é o linkbuilder. Como essa função é demasiado importante, é necessário que esse profissional tenha um bom conhecimento de línguas e ótima escrita. Além dessas características, é ele quem realiza a função de identificar a qualidade de um link e/ou blog ou portal de notícias.
Geralmente um link builder é uma pessoa com graduação em alguma área da comunicação como jornalistas, publicitários ou relações públicas. Contudo, é importante frisar que apesar de ser um trabalho bem importante, link building será dificilmente ensinado em faculdades ou em cursos de marketing digital.
Qual a importância da estratégia de marketing?
As estratégias de SEO utiliza de práticas em estratégias de marketing para se destacar no mercado de buscadores. A estratégia de marketing é um plano que permite pensar em possibilidade antes de tomar qualquer decisão e, para fazê-la de forma eficaz, precisam ser realizados quatro passos.
O primeiro é definir objetivos claros, ou seja, traçar as medidas que pretende alcançar. Para isso, foque em ações que possam ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
Desse modo, também é necessário saber uma noção/estimativa de quanto tempo isso pode demorar. Lembre-se, a estratégia de marketing funciona com o objetivo definido e compartilhado pela empresa.
A segunda etapa é se comunicar de forma constante, um elemento essencial. Isso porque o marketing funciona da troca de ideias e não apenas de inspiração e criatividade. São muitos processos envolvidos nesse trabalho e a comunicação clara e constante assegura aos profissionais darem seu melhor e criar um víncuolo com os possíveis clientes.
Seguir boas práticas nas estrategias de marketing também é outro fator importante. Então, é primordial manter-se sempre atualizado. Para isso leia blogs especializados, invista em treinamentos e teste novas possibilidades conforme observa o decorrer da estratégia.
O quarto passo é a análise dos resultados, isso pode ser feito por métricas e KPIs que são dados/ informações importantes sobre aspectos específicos do planejamento. Com isso, é possível saber quantos novos clientes a empresa tem, lucros e outras informações.
Seguindo esses passos, é possível ver se está no caminho certo ou não, assim direcionar uma nova estratégia.
Vantagens do Marketing Digital e do link building
O marketing digital trabalha de forma entrelaçada com as estratégias de marketing e de SEO.
Hoje em dia, a maioria dos brasileiros vivem conectados em alguma mídia digital e, segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a internet alcançou 100 milhões de usuários no país (pesquisa de 2015).
Isso porque essa ferramenta agrega muitas vantagens como ter uma comunicação e interatividade. Esse fator auxilia as empresas a se comunicarem com os clientes, criando um vínculo de confiança.
Com isso, ainda quebra-se barreiras e objeções ao transmitir confiabilidade até em compras online, por agregarem:
- Agilidade;
- Praticidade;
- Redes de comunicação;
- Resoluções de problemas.
Assim, aumentando as vendas e ampliando os negócios. Contudo, a reputação pode cair se a empresa for negligente com a comunicação com o cliente.
As empresas conquistam um alcance mundial, porque a internet não tem barreiras virtuais, resultando na maior visibilidade e possibilitando o atendimento para outros países.
Outro fator a analisar é a s segmentação. Ela é responsável na identificação das necessidades dos consumidores e seus desejos, construindo um perfil de cada cliente e, com as ferramentas certas, direcionar produtos ou serviços que se enquadram às suas necessidades.
Outras três vantagens do marketing digital estão no aumento de competitividade, que conduz a empresa a fazer trabalhos com mais eficiência e qualidade; o custo-benefício; e, ainda, permite realizar balanços, avaliação do desempenho e possibilita identificar campanhas com mais resultados, posts mais visualizados, tempo de visita no site, entre outros.
Ou seja, o marketing digital – diferentemente do tradicional – permite mensurar os resultados de cada campanha/acesso. Todo esse conjunto ajuda o linkbuilder a executar o seu trabalho mais efetivamente.