Dentro da indústria, seja ela de construção civil ou de bens de consumo, sempre se procura materiais de qualidade e eficiência para a construção de produtos firmes e outros. Um desses materiais são chamados de aço inoxidável ou também aço inox.
De maneira geral, o aço inox é uma liga metálica que é formada basicamente por uma mistura que possui alguns outros metais, por exemplo:
- Cromo;
- Silício;
- Carbono;
- Níquel.
Há alguns elementos que podem ser colocados junto a chapa inox para que então eles tenham características únicas. Por conta da adição desses tipos de substância, tem-se os diversos tipos de aço inox, que podem ser classificados.
Classificação de aço inox
A feitura de tubo inox e outros produtos derivados desses podem ser colocados em família, por exemplo:
Austeníticos
Esse tipo de família é composta por alguns materiais como ferro, cromo e níquel e com ótimas propriedades mecânicas e tem uma usabilidade incrível em processos de soldagem. Dentro da família dos austeníticos temos:
Aço 304
Esse tipo de chapa de inox 304, tem grande resistência as oxidações e também a corrosão. É uma liga de qualidade extrema e são elaborados para feitura de equipamentos de diversos locais, por exemplo: indústrias químicas, farmacêuticas, operações de soldagem e etc.
Aço 304L
O aço 304 L é uma versão aprimorada do austenítico 304. São usados no mesmo local, porém, em locais onde é preciso fazer a prevenção de corrosão intercristalina.
Aço 316
Tem uma substância chamada molibdênio em sua composição, se fazendo superior aos anteriores.
Aço 316L
Por outro lado, o 316L tem uma composição com baixo teor de carbono, proporcionando a resistência contra a corrosão intercristalina.
Aço inox dúplex
Esse tipo de aço possui a composição feita por cromo, níquel, molibdênio, austenita e também ferrita. Um dos aços da família duplex é o aço 2205.
Os aços duplex, como as barra de aço inox, possuem uma grande resistência mecânica, sendo superior à família dos austeníticos. Suas aplicações são vistas em tubos, dutos, evaporadores, e também tanques, principalmente porque suportam de forma estrondosa a corrosão sob tensão.
Aço endurecíveis por precipitação
Esses aços são muito importantes para a formação de diversos produtos, por exemplo, churrasqueira de inox. E por um motivo muito simples, tem alta tenacidade e possui grande ductibilidade.
Aço martensíticos
Essa família do aço possuem dois tipos:
O aço 410
Que serve para a fabricação de diversos elementos, por exemplo, válvulas, turbinas, pás, e equipamentos que exigem grande temperabilidade.
Aço 420
são ideais para fazer diversas ferramentas, por exemplo, facas, bisturis, pinças e muitas outras ferramentas.
Importância do aço inox
O aço inox é um produto muito importante, pois está ligado principalmente ao desenvolvimento da indústria, tem usos variados, como foi percebido dentro de suas famílias, sendo por isso um dos elementos mais usados dentro da indústria.
O aço inox e sua matéria principal, que é o aço, possui três grandes qualidades: resistência, durabilidade e reciclável. Sem aço e o aço inox não seriam possível a feitura de empreendimentos residenciais, comerciais ou então industriais.
Além do mais, são muito usados para fazer a montagem de veículos e muito presentes nos eletrodomésticos.
O aço não está sendo usado apenas para a produção de equipamentos domésticos, por exemplo, grelha de inox, muito pelo contrário, hoje existem as estruturas metálicas que não dispensam o uso do elemento no projeto. Com o aço, os processos de construção são simplificadas, e as vigas metálicas são de fácil construção.
As possibilidades do uso do aço são varias, e podem ser usados para usos mínimos como fazer o fundamento de peças para construção de passarelas, viadutos, pontes, edifícios com diversos andares e muitos outros tipos. O aço é formado basicamente por ferro e carbono.
O uso do aço é tão importante que seu uso é visto em diversos setores, somente no agronegócio conseguimos ver seu uso na construção de armazéns, depósitos, granjas, silos, estábulos, e galpões industriais.
Como vimos, o uso do aço e do aço inox, além de suas variáveis, por exemplo, o aço carbono, são de usos incrivelmente indispensáveis para qualquer que seja o projeto.
Dessa forma, o aço hoje é uma elemento que não pode faltar, por isso cada vez mais está se investindo na reciclagem desse material, para que não venha faltar.