Redes sociais são bastante versáteis. E isso porque, além de facilitarem o contato com amigos e atualizarem as pessoas sobre acontecimentos, elas permitem outras opções de uso.
Dentro desse leque de possibilidades está a viabilidade de trabalhar com as redes sociais, usando-as como ferramenta para gerar renda ou ganhar credibilidade.
Mas essa não é uma novidade. Afinal, de acordo com o relatório Digital in 2018: The Americas, 62% da população brasileira já é ativa nas redes sociais. E dentro desse montante estão pessoas que usam plataformas como Telegram Instagram, Facebook, YouTube e TikTok justamente para trabalhar.
Por isso, neste post, apresentamos 3 formas de trabalhar com as redes sociais. E mostramos ainda que realmente é possível usá-las para outras finalidades, além de lazer e entretenimento. Confira a seguir.
Como trabalhar com as redes sociais
Estar nas redes sociais não se resume a consumir o conteúdo de outras pessoas. Há maneiras de marcar presença nelas sendo também um criador de conteúdo que seja relevante. Veja algumas forma de fazer isso:
Networking
Manter um perfil interessante nas redes sociais pode garantir conexões vantajosas. E isso acontece porque, através delas, pode-se compartilhar desde um estilo de vida até informações sobre um determinado trabalho ou serviço prestado, por exemplo.
Dessa forma, as pessoas que compõem sua rede de amigos ou seguidores conseguem conhecer um pouco mais sobre você, seus hobbies, seu trabalho etc. E isso pode fazer com que elas lembrem de você – ou da sua marca – quando surgir uma demanda comercial.
Além disso, graças a funcionalidades como hashtags e localização é possível encontrar pessoas que tenham interesses comum.
Influência digital
A relevância digital não é algo que costuma surgir do dia para a noite. Geralmente envolve muito trabalho e planejamento. E, justamente por isso, há um mercado de marketing de influência que trabalha especificamente com isso.
Ele é formado por influenciadores digitais, que são pessoas que conquistaram credibilidade por meio das redes sociais. Seus posts costumam engajar fãs que se identificam com o estilo de vida de quem seguem. Por isso, influencers são uma boa opção para parcerias com marcas.
A forma de se trabalhar com influência digital vai além das redes sociais, apesar de também poder ser feita por elas. Alguns exemplos são:
- publicidade – podem receber para postar stories e fotos, ou mesmo fazer vídeos em seus próprios perfis;
- parcerias – ao invés de algo pontual, podem conseguir contratos maiores, atuando como embaixadores de alguma marca;
- uso de imagem – podem negociar sua imagem para ser usada em uma propaganda que os relacionem a um produto ou serviço;
- permuta – podem ainda “trocar” a influência nas redes por um serviço ou produto que a marca ofereça ao invés de receber em dinheiro;
- eventos – outra possibilidade é receber para comparecer em eventos, seja com presença VIP ou para dar palestras.
E-commerce
O e-commerce é uma das estratégias possíveis para quem trabalha com lojas virtuais. Na prática, consiste em utilizar meios eletrônicos para efetuar vendas. E, nesse contexto, as redes sociais podem servir como intermediárias no processo e ajudar no alcance de novos clientes em potencial.
Nessa forma de trabalhar com as redes sociais, os perfis criados podem ser uma espécie de vitrine de produtos, por exemplo. Assim, cada post pode disponibilizar fotos e informações, como preços, detalhes e modos de uso.
E, além disso, funcionalidades como o Messenger, do Facebook, ou o Direct, do Instagram, podem atuar como ferramentas de comunicação com clientes.
As possibilidades são variadas quando se fala em aliar redes sociais ao e-commerce. Mas não se trata só de vendas. é possível ainda:
- trabalhar a identidade da marca;
- estreitar o relacionamento com potenciais clientes;
- fidelizar quem já comprou da sua marca.
As possibilidades de trabalhar com as redes sociais são diversas. Por isso é importante pensar em como esse universo digital pode servir como aliado.
Este texto foi escrito por Andressa Lima, criadora de conteúdo da influu.