As placas de trânsito são essenciais para manter o fluxo de veículos bem organizado, além de serem fontes de informação ao motorista.
Elas fazem parte dos primeiros ensinamentos de quem vai tirar a CNH e contam com significados bem diferentes, indo desde a proibição de estacionamento em determinadas vias até o limite de velocidade em ruas, avenidas e estradas.
Entenda como são definidas as placas de trânsito
A regulamentação e regras específicas das placas são definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A gestão fica por conta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo que grande parte das placas seguem padrões reconhecidos mundialmente, facilitando o entendimento por parte dos motoristas.
Descubra o significado das placas de trânsito
Além de orientar, as placas também têm o objetivo de sinalizar as vias, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres. Dessa maneira, há diversos tipos e significados de placas, fundamentais para manter o trânsito seguro e bem organizado.
Placas de regulamentação
Como o próprio nome diz, elas seguem uma regulamentação por parte do CTB, tendo obrigatoriedade no cumprimento. Caso contrário, os motoristas podem sofrer multas ou outras penalidades. Veja algumas:
Parada obrigatória
O condutor deve parar o veículo em razão de algum motivo. Geralmente, essa placa fica em cruzamentos. A cor padrão é vermelha com a palavra “pare” em branco ao centro.
Dê a preferência
Sinaliza o fluxo que tem prioridade. É um triângulo vermelho voltado para baixo, podendo estar desenhado no chão ou em placas penduradas em postes, geralmente em rotatórias, acesso de rodovias ou em esquinas.
Proibido estacionar
Conhecida mundialmente, essa placa indica os locais onde os motoristas não podem parar seus veículos. Traz um “E” envolto em um círculo vermelho cortado ao meio.
Proibido ultrapassar
Comuns nas estradas, têm em seu símbolo dois carros lado a lado com um corte vermelho na diagonal. Muitas vezes, o desrespeito é o motivo de inúmeros acidentes. Além das citadas, existem muitas outras placas de regulamentação, tais como:
- Proibido trânsito de veículos automotores;
- Altura máxima permitida;
- Velocidade máxima permitida;
- Entre outras.
Siga a leitura e conheça diversos outros modelos de placas de trânsito.
Placas de advertência
Já as placas de advertência foram criadas com o objetivo de orientar motoristas e pedestres sobre alguns riscos e características da via. Todas são padronizadas com as cores amarela e preta e possuem significados distintos.
Curva acentuada
Simbolizada por uma seta curvada, podendo ser para a direita ou esquerda, a placa tem fundo amarelo e adverte sobre a curva à frente, sendo um indicativo para o motorista redobrar a atenção.
Declive ou aclive
Com um carro em declive ou aclive, a placa também faz um alerta de olho na atenção do condutor, demonstrando o que haverá nas próximas etapas do percurso.
Área com desmoronamento
Desenhada com um morro deslizando e um carro ao lado, a placa demonstra áreas que têm sérios riscos de desmoronamento. É muito comum em serras, como em direção ao litoral.
Animais silvestres
Essas placas podem ser de diversas espécies de animais, de acordo com a região. Fazem um alerta para que os motoristas fiquem atentos e evitem possíveis colisões.
Placas de indicação
As placas de indicação revelam vias, destinos e lugares, apresentando percursos, distâncias e serviços auxiliares.
Elas são bem educativas e também se dividem em mais quatro categorias, como identificação, orientação de destino, educativas, serviços auxiliares e atrativos turísticos.
Como são muitas placas, a dica é sempre se manter informado, fazendo uma consulta antes de pegar a estrada. Inclusive, a prática ajuda muito, tendo em vista que a maioria fica registrada na mente dos condutores após inúmeras visualizações ao longo dos anos.
No mais, mantenha sempre a cautela e pratique a direção defensiva em todos os seus deslocamentos.
Texto: Gustavo Marques