Confira algumas dicas para abrir um restaurante de sucesso

Nos últimos anos, o setor gastronômico aumentou a popularidade no Brasil, alcançando novos públicos. Para quem quer investir em um novo negócio, dicas de como montar uma hamburgueria ou adquirir uma franquia de restaurante já estabelecida podem ser o primeiro passo.

O boom da gastronomia e novos negócios no ramo pode ser explicado por fatores como reality shows como MasterChef, e canais de conteúdo na internet.

Neste post você confere algumas dicas para planejar a abertura de um restaurante, aumentando as chances de ter bons frutos a longo prazo, considerando os altos investimentos necessários.

Mudanças no ramo gastronômico durante a pandemia 

Com a necessidade do isolamento social, umas das categorias de negócio que mais sofreu impacto foi a de restaurantes e estabelecimentos de comida. 

Sem a possibilidade de clientes frequentarem os espaços, os donos e gestores precisaram pensar alternativas para sobreviverem ao cenário.

Para uns, foi o encerramento de negócios de longa data, enquanto para outros, a oportunidade de inovar em novas frentes de atendimento, ou abrir um negócio mesmo que em casa. 

As redes sociais e a possibilidade de alcançar novos clientes via aplicativos de entrega favoreceram novos pequenos empreendimentos, e muitos planejam ampliar o projeto.

Como montar um restaurante de sucesso pensando a longo prazo

Para quem tem vontade de abrir um restaurante, quiosque ou vender outros tipos de alimentos prontos, evitar modismos é uma das dicas mais compartilhadas por especialistas. 

Afinal, quem não lembra do sucesso das paletas mexicanas em meados de 2013, mas que logo saíram de cena, afetando diversos negócios recém-abertos.

O primeiro passo é estudar o mercado. Abrir um novo restaurante indica ter que lidar com concorrentes já estabelecidos, que podem ou não influenciar no sucesso do seu negócio. Além disso, épocas de crise econômica fazem com que instituições financeiras e até mesmo clientes reduzam o investimento nesse tipo de serviço.

Considerar a localidade e o público-alvo também são pontos essenciais para montar um restaurante de sucesso. 

Nem sempre é necessário um imóvel de grandes proporções para oferecer uma experiência inovadora, assim como o perfil de clientes pode mudar conforme transformações culturais, sociais e políticas.

Oportunidades no mercado atual

Em relação ao mercado brasileiro na gastronomia, existe hoje uma ampla variedade de estabelecimentos, com diferentes propostas. 

Chefs renomados apostam em unidades diferenciadas, que combinam experiência e culinária para vários públicos. No cenário mais popular, lanchonetes e o ramo de delivery são bons pontos de partida para novos negócios.

Dark kitchens

As dark kitchens, como ficaram conhecidas, são um aglomerado de cozinhas instaladas em galpões industriais em diferentes localidades. 

O formato é semelhante ao que existe em restaurantes de fast food, mas o foco é otimizar a produção de alimentos para suprir a demanda exclusiva de delivery. 

Em questão de investimento, esse tipo de negócio atrai novos empreendedores por fatores como aluguel mais acessível, retorno imediato e estrutura enxuta.

Hamburguerias

As lanchonetes e sorveterias já foram o principal ponto de encontro de jovens em épocas passadas, visto a frequência com que esses espaços eram vistos em filmes, como dos anos 1980. 

Hoje em dia, as hamburguerias continuam neste lugar, sendo ponto de encontro de jovens, famílias e outros perfis de consumidor que buscam uma experiência diferente na hora de comer o típico fast food. Nesse formato de negócio:

  • Ambientação do restaurante;
  • Cardápio;
  • Qualidade do serviço;
  • Preço.

Entre outros aspectos contam muito para o sucesso do empreendimento. O investimento varia conforme a localidade, tamanho e quantidade de fornecedores necessários, especialmente de ingredientes e mão de obra qualificada.

Pães e doces artesanais

Durante o período atípico entre 2020 e 2022, muitas pessoas aproveitaram o tempo em casa para desenvolver novas habilidades. 

Começando como um hobby, diversas delas abriram um pequeno negócio, ainda que em casa, e puderam aproveitar o crescimento orgânico das vendas, motivadas pela tendência de consumo de alimentos mais artesanais. 

Tanto em localidades mais urbanas quanto fora dos grandes centros, é possível observar o surgimento de padarias e novas lojas voltadas para este tipo de produto. 

O foco é na qualidade, opções de sabores e experiência de compra, que pode estar atrelada ao conceito da loja ou ao próprio produto, como assinaturas mensais e encomendas personalizadas.