Infelizmente, com o avanço e as inovações aplicadas nas construções, ainda ocorrem frequentemente emergências voltada ao incêndio em estabelecimentos e residências, coisas que um laudo AVCB pode evitar.
Esses incêndios são tragédias totalmente desagradáveis, que tem seu início por conta de pequenos descuidos, como curto-circuitos, por exemplo e em pouco tempo, se alastram e tomam proporções de altíssimos níveis.
Quando em prédios, inclusive, essas tragédias se tornam ainda piores, já que, por obter diversos andares, que contam com os mais variados produtos inflamáveis, o fogo tem total colaboração para se alastrar de maneira ágil.
Por este motivo, é cada vez mais necessário que empresas presentes nestes edifícios, por exemplo, contem com diversos treinamentos e itens de segurança.
Que colaborem não só com a prevenção destes acidentes, como também em casos de emergência, ofereçam condições para que a área seja evacuada de maneira segura e extremamente qualificada.
Desta forma, além de ser obrigatória a utilização de alarmes, extintores de incêndio, placas de sinalização, mangueiras e saídas de emergência qualificadas, algumas determinadas construções também devem sempre contar com o Laudo avcb.
Este que é um item que garante que aquele determinado edifício, conte com total condição de segurança contra incêndio.
Isto é, após a construção de um edifício, é extremamente fundamental que ocorra uma vistoria qualificada pela equipe de Corpo de Bombeiros.
Esta que garanta que aquela determinada edificação, possua condições seguras contra incêndio, que é o chamado AVCB Corpo de Bombeiros.
O que é o avcb?
O AVCB é a sigla que corresponde ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que nada mais é, do que um documento utilizado para garantir a estabilidade e segurança dos edifícios, em casos de emergência com incêndios.
Para que este documento seja obtido, é necessária a aprovação do projeto e a vistoria, realizada por soldados especializados do Corpo de Bombeiros do município.
Este documento é exigido em determinados tipos de construção desde 1983, ou seja, ele acaba surgindo justamente no momento em que o surgimento de construções, começou a se tornar mais frequente na sociedade.
Desta forma, este documento colabora diretamente com a segurança das pessoas presentes nestes locais. Com isso, esta Licença Corpo de Bombeiros é um documento obrigatório.
Assim como a licença para funcionamento e outros documentos, disponibilizados por órgãos públicos, que certificam que aquele local está apto para exercer as suas atividades.
Quais os locais onde é obrigatório o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?
Na maioria das construções comerciais ou corporativas, este Laudo AVCB SP é obrigatório, ficando, portanto, dispensadas apenas as residências, exclusivamente voltadas para o uso familiar.
E também as residências familiares, que são localizadas no pavimento superior de uma ocupação mista, que possuam acessos independentes de entrada e saída.
Isto é, aquelas construções cada vez mais comuns, que contam com mais de uma casa no mesmo quintal.
Desta forma, só estes modelos de construções são dispensados de conter o laudo. Edifícios voltados para residência, por exemplo, também são obrigatórios de passar por essa avaliação.
Quando é necessário realizar a renovação deste documento?
A Renovação avcb se faz necessária em determinadas situações:
- Quando ocorre alguma construção ou reforma em um edifício, que já contém a certificação, é extremamente fundamental que ocorra a renovação deste laudo, logo após esta atividade ser concluída – antes que ela seja disponibilizada para o uso;
- Quando uma empresa, por exemplo, desocupa algum determinado edifício, no processo de mudança do local, antes de ele ser locado por outra empresa, é necessário que esta vistoria seja renovada;
- Em momento de uma reforma, durante a qual é realizada a ampliação da área construída, por exemplo, um novo andar ou qualquer outra ampliação, se faz fundamental a nova realização da vistoria pelo corpo de bombeiros, para garantir a renovação de AVCB e que este novo local também esteja protegido contra incêndios;
- Em construções provisórias, como locais onde serão realizados eventos diversos, por exemplo, também é necessário que ocorra uma nova inspeção, garantindo o laudo àquela instalação;
- Este laudo conta com um prazo de validade, que pode durar de 1 a 5 anos – dependendo da situação predial. E, portanto, quando este prazo vence, é fundamental que uma nova inspeção seja realizada, caso contrário, o edifício corre o risco de ser lacrado imediatamente.