Os condomínios são uma tendência da arquitetura e urbanismo atual, pois são modelos que otimizam espaços para construções de diversos imóveis que podem ser residenciais ou comerciais.
Isso ocorre porque eles são compostos por edifícios ou casas padronizadas, ou seja, como as mesmas características de estruturas físicas e com espaços de uso de uso comum, como salão de festas, churrasqueiras, piscinas e demais áreas de esporte e lazer.
Em cidades com muita população, como São Paulo que já possui mais de 12 milhões de moradores, esse é um dos principais modelos de moradia existente, pois assim é possível acomodar toda a população.
Além de serem espaços cada vez mais comuns, os condomínios também são bons para os negócios, desde sua construção, até a administração, muitos empregos e fontes de rendas são extraídas desses projetos.
Administração de Condomínio
A ideal gestão condominial ocorre com uma junção de serviços e profissionais que precisam estar alinhados tanto em equipe quanto em objetivos.
Administrar um condomínio requer algumas habilidades e características profissionais, para lidar com gestão de pessoas, gerenciamento de conflitos, impostos e demais assuntos financeiros.
Por isso que é uma atividade que precisa ser desempenhada em conjunto com alguns profissionais de segurança, de modo a garantir a transparência dos processos e a confiança dos moradores na gestão.
Por ser uma atividade que demanda muitos esforços e que são necessárias para que os condomínios funcionem de forma regular, o mercado conseguiu verificar uma oportunidade e atualmente há muitas empresas de condominios. Ou seja, são empresas que especializam seu atendimento para essa demanda do setor residencial ou comercial.
Assim, o serviço que antes era realizado de maneira mais informal ou sem tanto rigor, hoje ocorre de forma muito semelhante a administração de uma empresa, com sistemas centralizados e automatizados, para que as atividades desenvolvidas sejam mais seguras e os processos mais eficientes.
Atividades Administrativas
Dentre a gestão de condomínio, assim como nas empresas, há setores em que os serviços são terceirizados, como limpeza, portaria e vigilância. Isso otimiza as atividades e faz com que os condomínios possuam serviços especializados com mais qualidade.
Com os avanços tecnológicos, os sistemas passaram a ser mais automatizados e, com isso, o processo de monitoramento.
Assim, o sistema de portaria inteligente, ou seja, portarias com sistemas automatizados de segurança, se tornam capazes de unificar os sistemas de câmera e ramais para melhor atendimento e identificação dos moradores e visitantes.
As principais vantagens desse sistema são:
- Aumento da segurança;
- Aumento do controle;
- Diminuição de custos;
- Maior comodidade.
A portaria inteligente é um sistema remoto que interliga alarmes, controles de acesso, automação de luzes em áreas de uso comum, controle de abertura e fechamento com notificações fora do padrão e armazenamento de imagens, sons e notificações em nuvens.
Além das atividades de limpeza, manutenção e segurança, algumas atividades jurídicas e legais são obrigatórias, dentre eles o laudo predial que é caracterizado como uma visita técnica que é obrigatória por lei e que deve ser realizada periodicamente.
Na visita são avaliadas desde pequenos detalhes a situações mais emergenciais que, por vezes, demandam reparos urgentes. Os aspectos analisados dentro dessa vistoria são:
- Estruturas;
- Impermeabilização;
- Revestimentos externos;
- Revestimentos internos;
- Sistemas hidráulicos;
- Sistemas elétricos;
- Elevadores;
- Ventilação;
- Sistemas de combate à incêndio;
- SPDA.
Esse processo é obrigatório por lei e incide em melhorias para os moradores que passam a ter mais segurança, conforto, valorização do imóvel e aumento de sua vida útil.
Com as atividades e recursos citados, a gestão condominial passa a ser uma atividade mais fácil de ser realizada pelo síndico e sua equipe, dependendo do tamanho do condomínio que será gerenciado.
Vale mencionar que, quanto maior ele for, mais indicado é a inclusão de colaboradores para o melhor desenvolvimento das atividades e suas devidas fiscalizações.
Para acompanhar as tendências da arquitetura e urbanismos das grandes e médias cidades, é preciso sempre pesquisar e se informar, pois o que antes era uma atividade simples, hoje é muito complexa e envolve uma grande equipe de gestores e profissionais para que todas as atividades e demandas sejam realizadas de forma eficiente e segura.
Isso porque dentro dos condomínios o dinheiro é arrecadado pelos próprios moradores por meio do boleto condomínio, por isso a necessidade de soluções administração condominial são necessárias.
Assim, tanto os setores financeiros quanto os pessoais dialogam e constroem canais de comunicações e serviços que agradam a grande parte dos moradores.