O marketing digital pode ser definido como uma série de ações e práticas que pessoas, empresas e instituições podem recorrer para promover e divulgar seus produtos e serviços na internet, fortalecer sua marca e expandir sua base de clientes.
Usar estratégias de marketing digital para obter sucesso e aumentar a presença na rede tornou-se fundamental, afinal, a maior parte das pessoas estão conectadas, e passam cada vez mais tempo na internet, aproveitando a comodidade e a praticidade que ela proporciona.
A importância de utilizar o marketing digital
As estratégias de marketing mudaram completamente o relacionamento entre empresas e clientes, e também os hábitos de consumo aos quais as pessoas estavam acostumadas.
A grande vantagem de utilizar o marketing digital está na possibilidade de alcançar um grande número de pessoas, e sua eficiência está completamente atrelada aos canais que o público já conhece e utiliza na rede.
Além disso, com o marketing digital é possível:
- Ter maior interatividade com o público, já que é possível o uso das mais diversas mídias para acompanhar suas opiniões, compartilhar conteúdos, atualizações e novidades;
- Direcionar de maneira mais precisa mensagens e conteúdo para o público ideal, e dessa forma atingir seus objetivos com muito mais eficácia, criando campanhas que dialoguem de forma muito mais completa com o cliente certo;
- Os custos são muito menores do que nas ações tradicionais. Imagine quanto custa uma publicidade divulgada na TV ou em um jornal de grande circulação, em comparação com as que são compartilhadas na internet, isso torna o marketing digital muito mais acessível e democrático;
- É possível segmentar o público e dessa forma conseguir atingi-lo com muito mais eficiência quando você sabe sua idade, gênero, preferências, etc, lançando conteúdos e mensagens poderosas e que podem atender seus desejos e resolver seus problemas;
- Avaliar dados de maneira muito mais rápida e precisa do que nos métodos mais tradicionais.
Agora que você já conhece algumas das vantagens do marketing digital, chegou a hora de saber quais são as melhores estratégias e como usá-las para vender seus serviços na internet.
Quais as melhores estratégias de Marketing digital?
Não é possível dizer quais as melhores estratégias do marketing digital, afinal, isso vai depender do seu tipo de negócio, das suas metas e objetivos e quais respondem melhor às suas necessidades.
Existem diversas formas de utilizar as estratégias de marketing, e todos os dias, com o auxílio e avanço tecnológico, elas evoluem. Levando isso em consideração, listamos 5 delas para que você explore e decida qual funciona melhor para o sucesso do seu empreendimento.
1. Inbound Marketing
Esse tipo de estratégia, também conhecida como marketing de atração, é focada em meios para atrair, converter e encantar clientes, possibilitando um relacionamento duradouro com um público alvo específico, a partir de mensagens e conteúdos direcionados a ele.
Exemplo: Criar campanhas levando em consideração a faixa etária, o gênero, estilo de vida, tipo de trabalho, hobbies, etc.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo tem sido uma das estratégias mais difundidas devido aos resultados eficientes e rápidos que ele traz. O principal objetivo dessa forma de fazer marketing digital é produzir conteúdos relevantes para informar, comunicar e educar o público, condição que permite que um cliente demore menos tempo para tomar uma decisão na hora da compra e aquisição de um serviço.
Exemplos: Produção de áudio e vídeo, redação e artigos para blogs e sites, e-books, conteúdos visuais como infográficos, e-mail, etc.
3. SEO
Esta sigla define a otimização para mecanismos de busca na internet, os objetivos são fazer com que um conteúdo seja encontrado entre as primeiras posições nos resultados de busca e atrair tráfego orgânico para sites, blogs, lojas virtuais entre outros. Os conteúdos em um site de busca, como o google, são classificados de acordo com sua relevância para o público alvo.
4. Publicidade online
Os tráfegos orgânicos são o grande foco nas estratégias de marketing, justamente por não serem necessários gastos para isso, mas campanhas com publicidade pagas ainda são muito eficientes e trazem rápidos resultados em divulgação e visibilidade, atraindo uma quantidade maior de público.
Exemplo: links patrocinados, anúncios em redes sociais, serviços promocionais, etc.
5. Marketing de Afiliados
Nesta categoria, um afiliado divulga e promove o serviço ou produto de uma empresa em blogs, redes sociais e sites, e em troca recebe uma comissão por cada venda. O marketing de afiliado é uma estratégia muito efetiva, principalmente porque disponibiliza ao cliente canais variados, onde é possível encontrar os serviços oferecidos pelo empreendimento.
Como usar o marketing digital para vender serviços na internet
Você pode achar difícil e complexo entender e utilizar as estratégias de marketing digital no início, mas com uma boa pesquisa, curiosidade, paciência ou um bom profissional – caso você possa pagar pelo serviço – é possível dominá-las e usá-las de forma que beneficiem qualquer tipo de empresa.
É possível ainda utilizar essas estratégias tanto individualmente como de forma articulada para obter os melhores resultados, de acordo com o que você considera melhor para o seu negócio.
Por exemplo, se você possui uma loja online de cosméticos, pode utilizar o marketing de conteúdo para fazer publicação em um blog informando sobre cuidados com a pele, e adicionar palavras chaves direcionando para a sua loja, com as técnicas de SEO.
Tenha sempre em mente que é preciso definir objetivos e metas sobre onde você pretende chegar e o que quer alcançar ao usar o marketing digital, não importa se for para aumentar sua base de clientes, ou fortalecer sua empresa no mercado digital.
Neste processo, o marketing digital pode ser um grande aliado, e uma força motora para que seu negócio caminhe da forma que você espera e deseja
Conteúdo produzido por NXT Info