O mundo hoje está digital. Ou seja, se você ainda acha que o marketing não está presente na internet e que o mundo online não traz aumento de pacientes, melhor pensar de novo sobre isso! Afinal, o marketing digital de uma clínica médica é parte essencial da atualidade.
Mas, como o marketing digital pode atuar em uma clínica médica? E como isso pode beneficiar o meu negócio?
Se você se interessou sobre essas questões, então, esse artigo é para você! Vamos discutir sobre as formas que o marketing digital pode ajudar seu negócio voltado para a área da Saúde e com isso, impulsionar seus ganhos. Confira!
A importância do marketing digital
O marketing tradicional, ou seja, aquele que imprimia propagandas em revistas e jornais, ou fazia propagandas na televisão está em declínio.
Só para se ter uma ideia, grande parte dos jornais estão abolindo sua versão impressa e ficando somente com a versão online. O mesmo acontecendo com revistas.
A audiência de canais de TV aberta nunca esteve tão baixa, com essa audiência migrando para plataformas de streaming, como Netflix, por exemplo. Por outro lado, o marketing digital nunca esteve tão em alta.
Para corroborar com essa afirmação, basta saber que o Brasil é o quinto maior mercado de smartphones no mundo. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em 2019 mostrou que no Brasil há 424 milhões de dispositivos digitais (notebooks, tablets, computadores e smartphones).
Além disso, só de smartphones, a mesma pesquisa mostrou que no país há 234 milhões de celulares ativos, ou seja, mais de 1 por habitante.
Já em relação a redes sociais, um estudo divulgado pelo IBGE em 2018 mostrou que a cada 10 brasileiros, 7 estão conectados a redes sociais.
São um total de 181,1 milhões de usuários brasileiros, ligados em redes sociais. E mais de 40% dessas pessoas, gastam mais de 4 horas por dia acessando redes sociais.
Dentre as redes sociais mais acessadas, estão Whatsapp, Facebook e Instagram. Muitos brasileiros, inclusive, preferem se informar pelas redes sociais e costumam compartilhar informações, matérias e posts.
Portanto, já deu para perceber como esse é um nicho que pode ser muito bem aproveitado, não é mesmo?
O que é marketing digital para médicos e como fazê-lo corretamente?
Antigamente, tanto consultórios, quanto clínicas e hospitais não tinham a necessidade de atuar com marketing, como outras áreas de serviços.
Mas atualmente, os pacientes buscam por informações sobre procedimentos, profissionais, planos de saúde e clínicas na internet, antes de fazer uma contratação.
Assim, o marketing digital para médicos torna-se fundamental no competitivo mundo de hoje, para aumentar o número de pacientes e, obviamente, ter um aumento nos ganhos financeiros também.
Porém, a área da Saúde abrange regras e legislação específica, sobre o que pode e o que não pode em marketing. Dessa forma, é essencial que você siga a regulamentação do Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Algumas dicas são essenciais: nunca anuncie preço, nunca utilize termos como “o melhor” ou “o único que oferece”, pois isso fere as normas do CFM. Além disso, nunca garanta resultados.
Toda informação que você divulgar, tem que ter um responsável por aquele conteúdo. E sempre verifique suas fontes, para não publicar informações incorretas ou desatualizadas. Siga mais algumas orientações sobre como fazer marketing digital para médicos.
1. Tenha um website bem-feito de seu consultório ou clínica
Muitos pacientes iniciam a busca por um profissional médico pela internet. Portanto, ter um website bem-feito é essencial. Se você não tem experiência com criar sites, contrate uma agência web para fazer o serviço.
É essencial que o site seja organizado, fácil de navegar, mas, ao mesmo tempo, tenha todas as informações necessárias como quais especialidades aquela clínica atende, telefones de contato, como agendar consultas, por exemplo.
Fotos do local e das pessoas que ali trabalham também são bem-vindas e é importante que as fotos sejam profissionais. Não vá colocar uma foto sua de perfil na praia!
Aproveite neste website e crie uma área com conteúdo informativo de qualidade sobre sua área médica: você pode divulgar estudos, ou informações relevantes, para que o site seja sempre acessado quando algum paciente estiver em busca de informação.
2. Faça páginas nas redes sociais
Redes sociais como Instagram e Facebook são constantemente acessadas. Portanto, é essencial que seu consultório ou clínica médica tenha uma página nessas redes.
Você pode, inclusive, linkar o seu website com suas redes sociais e fazer a divulgação de conteúdo por meio das redes.
3. Mantenha o conteúdo atualizado
Sempre escreva e poste novo conteúdo relevante para seus seguidores. Para ter certeza que esse conteúdo será encontrado com facilidade por usuários da internet, faça o conteúdo otimizado por SEO (Search Engine Optimization), que é a maneira que o algoritmo do Google, por meio de um conjunto de regras, posiciona os sites.
Afinal, quando alguém pesquisa por algum problema de saúde, alguns resultados aparecem logo na primeira página, certo?
Esses sites têm todo seu conteúdo otimizado, por isso ficam bem ranqueados no Google. Caso você não saiba mexer nisso, há muitos profissionais e agências que sabem, contrate um, pois vale a pena!
Conclusão
Ter marketing digital voltado ao seu consultório ou clínica é uma realidade hoje em dia. Siga nossas dicas e não hesite em contratar profissionais para te ajudar e você verá um aumento considerável de pacientes e ganhos financeiros.