Manter o local de trabalho sempre organizado pode contribuir na produtividade da equipe
Seja no home office, na sede física da empresa ou em um coworking, a organização do espaço de trabalho é fundamental para aumentar o desempenho da equipe nas tarefas a serem executadas. Para que isso aconteça, é necessário estabelecer uma rotina de higienização do escritório, tornando-o mais propício à produtividade.
Contudo, é preciso considerar que essa rotina de limpeza não se limita apenas à retirada de poeira do mobiliário ou ao armazenamento dos papéis soltos na escrivaninha. Por essa razão, montamos a lista a seguir com todos os detalhes que não podem faltar na hora de organizar o ambiente de trabalho. Confira!
1. Separe um dia para a limpeza
A maioria das pessoas possui uma rotina intensa no serviço e, às vezes, arrumar um período para organizar a bagunça do espaço de trabalho é uma tarefa quase impossível. Então, para evitar que a organização do escritório fique em segundo plano, monte um cronograma incluindo essa atividade.
Desse modo, será possível dedicar um tempo para colocar tudo no lugar, sem acumular objetos desorganizados ao longo dos dias. Caso seja interessante, também é possível distribuir essas atividades de organização durante a semana, elencando tarefas de limpeza a serem cumpridas a cada dia.
2. Estabeleça um espaço para guardar os arquivos
O uso de papel no dia a dia já foi bastante substituído nos escritórios pelos documentos digitais. Entretanto, se essa ainda não é uma realidade do seu local de trabalho, então é melhor se preparar para desenvolver um sistema para o armazenamento desses arquivos, não deixando-os espalhados em qualquer mesa.
Na hora de guardar os documentos, não se esqueça de fazer a categorização deles a partir de critérios úteis para o seu dia a dia. Com isso, ficará bem mais fácil localizar os arquivos com rapidez, quando for necessário.
3. Instale um ar-condicionado ou um aquecedor no ambiente
Independente se está frio ou calor, a temperatura no ambiente de trabalho também pode influenciar na produtividade dos colaboradores, impedindo que as demandas sejam executadas com qualidade e precisão. Então, vale a pena investir em um ar-condicionado ou em um aquecedor para deixar o escritório mais agradável.
Com esses eletrodomésticos, é possível manter a temperatura do local de trabalho sempre equilibrada, reduzindo a umidade do ar e possibilitando que todos os colaboradores se sintam bem para realizar as tarefas diárias, sem incômodos.
4. Tenha organizadores de mesa
Mesmo que seja interessante ter os materiais necessários para a execução do trabalho sempre à sua disposição, de nada adianta se eles estiverem espalhados de qualquer jeito em cima da mesa. Essa bagunça só servirá para diminuir o foco nas tarefas a serem cumpridas, impedindo que elas sejam concretizadas com eficiência.
Uma opção para combater esse problema é adquirir caixas organizadoras para separar os materiais de escritório. Além de deixar tudo armazenado e de fácil acesso, esses objetos ainda podem melhorar a decoração do ambiente, já que alguns modelos possuem designs bem diferenciados.
5. Escolha um mobiliário funcional
A forma que o ambiente de trabalho está estruturado também pode interferir na qualidade dos serviços executados. Por isso, pense bem antes de escolher os itens que farão parte do mobiliário desse local, pois eles poderão contribuir tanto para a promoção do bem-estar quanto para o estresse da equipe.
Sendo assim, a recomendação é optar por móveis versáteis que tornem o layout do ambiente de trabalho mais funcional. Isso inclui peças que permitam o fácil acesso aos recursos tecnológicos, que sejam soluções práticas para guardar objetos e que possam ser trocados de lugar com facilidade.
6. Use aromatizadores de ambiente
Atualmente, é muito comum usar fragrâncias para perfumar ambientes com o intuito de provocar sensações em quem passa por esse espaço. No caso dos escritórios, essa prática pode ajudar na dinâmica do trabalho, deixando a jornada mais fluída e produtiva para os colaboradores.
O melhor tipo de aroma para cada ambiente de trabalho vai depender das características do espaço. Por exemplo, as fragrâncias cítricas são ideais para estimular a criatividade, por isso elas são muito indicadas para serem instaladas em agências de comunicação ou de publicidade.