Como ter melhores resultados no seu negócio com Avaliação Comportamental

A avaliação comportamental é um estudo estruturado e análise do comportamento de uma pessoa usando vários métodos, como entrevistas, supervisão direta e auto-observação. 

Refere-se ao processo de observar, explicar e prever o comportamento humano com a ajuda de ferramentas digitais. 

As avaliações comportamentais são normalmente usadas em ambientes educacionais, clínicos e corporativos.

Elas podem ser utilizadas para fins de recrutamento e desenvolvimento, analisando as competências essenciais necessárias na realização de um trabalho dentro de uma organização. 

Os testes comportamentais avaliam as competências comportamentais. 

As competências comportamentais compreendem conhecimentos, habilidades e traços de personalidade em um indivíduo. 

As competências comportamentais variam entre os cargos e níveis de trabalho. Cada competência comportamental pode ser avaliada por meio de uma combinação única de testes, cujos resultados podem ser fundamentais quando se trata de planejamento da força de trabalho.

Avaliação comportamental no contexto de trabalho

No ambiente corporativo, a avaliação comportamental refere-se a ferramentas da nova era para medir as competências de comportamento em um ambiente de trabalho simulado. 

Essas avaliações exigem que os indivíduos demonstrem competências comportamentais em uma ou mais atividades relevantes para sua função que se assemelham a uma situação organizacional real. 

Os candidatos são apresentados a uma série de cenários realistas relacionados ao trabalho com possíveis ações a serem tomadas. 

Eles devem selecionar a melhor opção ou classificar as ações possíveis com base em sua eficácia. 

As avaliações comportamentais são comumente usadas para iniciativas de recrutamento e desenvolvimento, medindo as competências críticas necessárias no desempenho no trabalho.

O que os testes comportamentais medem?

Os testes comportamentais medem as competências comportamentais. A combinação de habilidades, conhecimentos e traços em um indivíduo forma cumulativamente competências comportamentais. 

As competências comportamentais são componentes de uma atividade que refletem no comportamento e são observáveis ​​no local de trabalho como consultórios de nutrição, empresas . 

Essas competências geralmente variam entre os níveis e funções de trabalho. 

Ter uma lista abrangente de competências comportamentais importantes para a cultura de sua organização pode ajudá-lo a escolher e combinar os tipos certos de testes de avaliação comportamental para um melhor planejamento da força de trabalho.

Como os testes de avaliação comportamental diferem dos testes de personalidade e cognitivos?

Uma avaliação comportamental é mais ativa e melhor em mostrar como as pessoas reagem a determinadas situações, enquanto um teste de personalidade ou cognitivo avalia como elas pensam sobre as coisas de maneira intelectual ou emocional. 

Uma avaliação comportamental também é mais provável que se baseie na observação de ações, em oposição aos testes de personalidade, que geralmente dependem de como os funcionários respondem a uma lista de perguntas.

Importância da avaliação comportamental

O local de trabalho está em constante evolução e a pandemia em andamento acelerou seu ritmo. A maioria dos funcionários considera difícil permanecer motivado ou gerenciar seus níveis de estresse, o que afeta sua produtividade. 

Por outro lado, alguns colaboradores tiveram um desempenho extremamente bom, demonstrando um impulso excepcional para garantir o crescimento. 

Os métodos de avaliação comportamental ajudam a reconhecer o como e o o quê por trás de um comportamento, permitindo que você contrate os candidatos ideais, desenvolva os funcionários certos e tome decisões informadas sobre os futuros líderes de sua organização. 

As avaliações comportamentais são orientadas para resultados e combinam as tendências comportamentais de um indivíduo com as demandas do trabalho, levando a funcionários satisfeitos.

Saber como seus funcionários respondem a gatilhos específicos e se comportam em determinadas situações é um grande benefício. 

O comportamento de seus colaboradores pode impactar profundamente a trajetória do seu negócio. 

Portanto, entender o comportamento de seus funcionários desde o início protege sua organização de possíveis perdas, impulsionando simultaneamente o processo de desenvolvimento, identificando oportunidades de crescimento.

Como conduzir uma avaliação comportamental

Diferentes tipos de avaliações comportamentais representam uma variedade de estruturas para medir as principais competências. 

Essas competências podem ajudar os empregadores a determinar os pontos fortes comportamentais dos potenciais colaboradores. 

As avaliações comportamentais são ferramentas cruciais que os empregadores utilizam para identificar e selecionar candidatos cujo comportamento, habilidades, conhecimentos, valores e ética estejam alinhados com a cultura da empresa.

Testes de avaliação comportamental podem medir uma infinidade de tendências comportamentais. 

Eles incluem orientação para resultados, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, estabelecimento de confiança, delegação de trabalho, entre outras. 

Um teste comportamental investiga disposições comportamentais específicas com a compreensão de que os comportamentos podem mudar facilmente. 

O comportamento é adaptável e pode ser observado, ou seja, responde e muda de acordo com um ambiente externo.

Veja como as organizações podem usar testes comportamentais em seus processos de contratação e Treinamento e Desenvolvimento – T&D:

Mapeamento de ferramenta de competência

O mapeamento de ferramentas de competências envolve a criação de uma estrutura de competências específica da organização ou o uso de uma estrutura disponível.

O objetivo é identificar indicadores relevantes de comportamentos e mapeá-los nas ferramentas disponíveis. 

Duas ou mais ferramentas são normalmente combinadas para uma visão geral confiável e holística do candidato. 

O mapeamento da ferramenta de competência considera a compatibilidade do trabalho com os comportamentos no local de trabalho necessários para ter sucesso na realização das tarefas e na organização. 

Por exemplo, uma ferramenta pode avaliar a perspicácia dos negócios e a tomada de decisões rápidas, enquanto outra, um simulador de estudo de caso, pode avaliar melhor uma mentalidade analítica e inovadora.

Criação de ferramentas

Ferramentas e perguntas são criadas com base em funções de trabalho específicas. Elas imitam as realidades do trabalho, fazendo perguntas que refletem situações reais.

Administração de testes e geração de relatórios

Para testes comportamentais on-line, as organizações podem optar por centros de avaliação virtual. 

Eles são fáceis de implantar, altamente rápidos e econômicos, facilmente escaláveis ​​e geram relatórios instantâneos. 

Por outro lado, as ferramentas off-line geralmente envolvem um ou mais avaliadores observando os candidatos em um centro de avaliação físico ou misto. 

Neste último caso, as ações estratégicas e os relatórios geralmente são mais demorados porque os avaliadores precisam selecionar e avaliar os resultados juntos.

Análise de dados e planos de desenvolvimento individual

Os relatórios devem fornecer um perfil comportamental detalhado do candidato, além de insights e planos acionáveis ​​para recrutadores e especialistas em T&D. 

A análise de dados pode ajudar as organizações a entender as principais lacunas de habilidades e necessidades de treinamento em nível de grupo. 

Planos de desenvolvimento individuais são personalizados para cada participante do teste, ajudando-os a entender e trabalhar em suas áreas de desenvolvimento. 

Os testes de avaliação comportamental ajudam na triagem e seleção dos candidatos certos, proporcionando assim uma excelente experiência ao usuário. 

Como os testes de avaliação comportamental imitam de perto a função de trabalho e a configuração da organização, eles capacitam os candidatos a fazer a melhor escolha, ao mesmo tempo em que comercializam a cultura da organização e servem como uma excelente ferramenta de branding. 

Combinadas com entrevistas de eventos comportamentais ou entrevistas baseadas em competências, as avaliações comportamentais levam a uma representação muito mais precisa do candidato.

O sucesso de qualquer organização depende em grande parte de seu pessoal. 

Se você colocar as pessoas certas nos cargos certos, é mais provável que elas alcancem um desempenho melhor e impulsionem a organização para níveis mais altos.