Diante dos diversos setores de atendimento ao público, existe o responsável por servir alimentos. Muitas pessoas trabalham com restaurantes ou com empresas que prestam serviços no preparo de alimentos para os trabalhadores de determinada empresa.
Mas, é importante que o empreendedor que trabalha nesse ramo conheça algumas dicas sobre como servir as refeições de forma eficiente e ainda, dentro do que a legislação prevê. Não deixe de conferir!
Como trabalhar com refeições para o público?
Se tem uma coisa que todo mundo gosta e precisa fazer é se alimentar. Seja no café da manhã, almoço e jantar, comer é uma necessidade do corpo.
Por isso, muitas pessoas optam por trabalhar com alimentos para o público, por meio de restaurante ou lanchonetes. Mas, para trabalhar com esse ramo é importante seguir algumas dicas, por exemplo:
- Verificar as documentações necessárias do proprietário e sócios;
- Verificar o local e as instalações;
- Verificar o tipo de fornecedor e qual cardápio será servido;
- Verificar se o local é seguro e apresenta saídas de emergência;
- Verificar os modos de conservação do alimento.
Nesse último tópico, a fiscalização dos órgãos públicos verifica se o alimento está sendo mantido na temperatura correta, já que a comida não deve fazer o consumidor passar mal, muito menos trazer riscos à saúde por conta do seu consumo.
Por isso, é importante que o empreendedor invista em geladeiras e freezers (novos e limpos), assim como em pista fria para buffet (no caso de restaurantes que optaram por essa modalidade). Como no buffet a comida fica exposta, é importante que alguns alimentos permaneçam aquecidos e refrigerados, para que não estraguem.
Outro detalhe importante se refere a pessoas que trabalham com doces e bolos, materiais que podem estragar facilmente ou derreter por conta do calor.
Por isso, é importante investir em uma vitrine expositora para bolos, que possa conservar de forma eficiente os alimentos para melhor atender ao cliente.
Algumas regras sobre a comercialização dos alimentos
Para quem deseja trabalhar com alimentos, a primeira ideia é compreender que não basta apenas preparar e servir. É necessário conhecer o que a legislação diz e estar dentro das normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.
O órgão visita os restaurantes fiscalizando a qualidade dos alimentos, a higienização e temperatura de conservação. Além disso, os profissionais que trabalham com a manipulação do alimento também são avaliados, assim como seu tipo de uniforme, como estão as unhas, o cabelo preso ou não, se apresenta adornos, barba e outros detalhes.
No caso da constatação de irregularidades, o restaurante pode ser fechado ou notificado, e o proprietário, multado.
Possíveis soluções
Em uma empresa, muitas empresários optam por oferecer o benefício da refeição para os seus funcionários. Principalmente nas grandes cidades, onde os funcionários têm mais ou menos 1 hora de almoço, é bastante complicado se deslocar para casa e retornar ao trabalho. Por isso existem empresários que optam por servir o almoço na empresa .
Mas, existem diversos segmentos de empresas e muitas vezes a ideia não é contratar funcionários que sejam cozinheiros. Por isso, uma solução é apostar na contratação de empresas de alimentos terceirizadas.
Isso porque esse tipo de empresa já possui funcionários preparados tanto para servir o alimento, como seu preparo, técnicas de limpeza e higienização, roupa especifica, dentre outros.
Com isso, as soluções terceirizadas podem ser uma ótima opção, trazendo mais conforto ao funcionário e mais economia ao empresário.
Nesse caso, o empresário ou dono da empresa está optando por refeições que sejam aplicadas de forma igual aos seus funcionários, sendo um cardápio mais unificado.
O uso de refeições coletivas pode ser uma opção bastante interessante a partir do momento em que unifica determinado tipo de cardápio, trazendo mais praticidade no preparo dos alimentos e ainda, sendo um contrato de menor valor para a empresa.
Mas, mesmo no caso das refeições coletivas, as empresas terceirizadas respeitam diferentes gostos alimentares, servindo não somente carne, mas também saladas, para que ninguém fique sem comer.
Para uma empresa terceirizada que deseja trabalhar servindo alimentos, é importante se consolidar e ganhar seu espaço por meio da contratação de funcionários qualificados e profissionais.
Uma das dicas é realizar o Exame toxicológico admissional clt, com o objetivo de verificar como o funcionário se encontra naquele momento.