Está pensando em comprar a sua primeira moto em 2022? Aqui, vamos dar dicas das principais categorias de motocicletas e de equipamentos para a moto, além de mostrar os fatores para levar em consideração na hora de escolher uma nova moto.
Quem é amante do motociclismo sabe que existem várias categorias de moto e cada uma delas possui suas próprias características. Vamos apresentar os principais tipos de motos no mercado para te ajudar a acertar na escolha do modelo ideal para você.
Por que preciso conhecer as categorias de moto?
Assim como acontece com os carros, os diferentes modelos de moto têm características próprias, servindo para diferentes finalidades. Por isso, antes de escolher uma moto, você precisa conhecer as principais categorias disponíveis no mercado.
Tudo depende do uso da moto, das suas limitações de orçamento e de outras particularidades, que variam de categoria para categoria. Conhecer os modelos é importante para comprar uma moto que atenda suas necessidades e caiba no seu bolso.
Quais são as principais categorias de motos do mercado?
Existem diversas categorias de motos no Brasil. O mercado possui modelos para todos os fins, por isso é importante conhecê-los. Confira as principais categorias abaixo:
Scooter
A categoria scooter é composta por motos indicadas para condutores iniciantes. Estes modelos são leves, econômicos e possuem câmbio simplificado ou automático.
Comprar uma scooter é uma boa opção para quem pensa em andar de moto apenas para se deslocar pela cidade quando necessário.
Street
Os modelos streets são indicados para uso comercial. Assim, se você precisa de uma moto mais barata e que aguente o tranco do trabalho diário, uma street é uma boa opção. Esse modelo é bastante econômico e traz a possibilidade de instalação rápida de bagageiro.
Custom
As motos custom possuem assento mais baixo, o que traz mais conforto na hora de pilotar. Estas motos são ótimas para pegar a estrada e se deslocar pela cidade.
Touring
Os modelos touring estão entre os mais caros no mercado e são excelentes na estrada. Estas motos apostam em tecnologia e chamam atenção pelo design moderno.
Sport
As motos esportivas são mais potentes, focadas em quem gosta de se aventurar com a moto e dirigir em alta velocidade. Elas não são motos para quem só quer andar na cidade, sendo indicadas para condutores que já possuem mais experiência.
Naked
Esta categoria também é composta por modelos esportivos, mas sem carenagem. Por isso, elas são mais baratas e possuem um visual mais básico.
Off Road
As motos Off Road são indicadas para quem gosta de fazer trilha. Estes modelos são os melhores para quem curte aventura e adrenalina, sendo equipados com pneus que conseguem enfrentar diferentes tipos de terreno e asfalto.
Motos elétricas
As motos elétricas são modelos que têm como principal diferença a presença de um motor elétrico. Sendo assim, estas motos funcionam com bateria e não com tanques de combustível.
Já há modelos disponíveis de motos elétricas na categoria scooter e outras. Elas são indicadas para diversos fins, sendo recomendadas para pessoas que se preocupam em preservar o meio ambiente.
Cinquentinhas
As motos 50 cc (cilindradas) são famosas porque até pouco tempo atrás não era preciso nenhum tipo de habilitação para pilotá-las. De 2016 para cá, os condutores precisam ter a habilitação ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou habilitação A para dirigir uma cinquentinha.
Essas são motos indicadas para iniciantes, sendo ótimas para quem precisa ganhar confiança na hora de dirigir.
Como escolher a moto ideal?
A primeira dica para escolher a melhor moto para você é definir o principal uso da moto:
- Você precisa de uma para trabalhar?
- A motocicleta será usada somente como meio de transporte?
- Você quer apenas uma moto para pegar confiança ao dirigir?
- Qual modelo melhor atende sua necessidade?
É fundamental que você entenda o seu perfil de uso para escolher o modelo de moto que mais se encaixa nas suas necessidades. O segundo ponto importante é considerar o seu orçamento.
Além de atender suas necessidades, a moto precisa estar dentro do seu orçamento. Por isso, estabeleça um valor máximo para gastar na compra de uma moto e comece a pesquisar as opções no mercado.
Outra dica importante é fazer uma pesquisa sobre os custos de manutenção da moto para escolher uma que seja econômica e tenha manutenção mais barata. Considerando esses critérios, você conseguirá encontrar uma moto que seja perfeita para o seu perfil de uso.
Texto: Gustavo Marques