Como saber a medida original do pneu? Saiba como decifrar e onde encontrar os códigos referentes às especificações do pneu, a fim de evitar erros na hora de substituí-los.
Você deseja comprar pneu novo ou realizar a troca do aro da roda? Para saber qual a medida original do pneu, o proprietário do veículo pode verificar essa informação na lateral do seu pneu, batente da porta do motorista, ou verificar o manual do carro.
O manual do seu veículo fornece dados sobre os tipos e dimensões dos pneus sugeridos pelo fabricante para o seu automóvel. É muito importante ler este manual, principalmente se você decidir fazer alterações nas medidas dos aros da roda.
Além do manual, você também pode consultar o site do fabricante do carro. Ao inserir o modelo e ano do seu carro, irá descobrir o tipo de pneu que é comumente usado.
Confira a seguir como ler o código referente às especificações do pneu e aro da roda, ideais para o seu veículo:
Como saber a medida original do pneu
Como mencionado, para saber a medida original do pneu, o proprietário pode verificar essa informação de diferentes formas, no entanto, é preciso saber como interpretar a numeração encontrada.
Ao procurar pela medida original do pneu e seu aro, você irá encontrar um código com letras e números, por exemplo: P 290/50 R 17 91 W.
Para interpretar esse código é preciso ter em mente o seu significado que é:
- P: pneu P-métrico, utilizado em veículos leves para transporte de passageiros. Veículos pesados como caminhões, possuem a sigla LT no início do código.
- 290 antes da barra: Significa largura do pneu em milímetros.
- 45 após a barra: Refere-se à porcentagem da altura do pneu em relação a sua largura.
- R 17: É referente à medida do aro da roda.
- 91: Utilizado para indicar a capacidade de carga do automóvel, mas o peso exato deve ser verificado na tabela de carga, presente no manual ou no site do fabricante.
- W: Indica a velocidade que o pneu pode suportar, a verificação convertida também é verificada no manual ou site do fabricante.
Quais os tipos de rodas para carros?
Na hora de comprar pneus é importante conhecer os diferentes tipos de pneus e saber qual é o mais indicado para o seu veículo. Abaixo estão os mais comuns no mercado. Essas características permitem identificá-los:
1. Rodas de aço
São muito comuns e geralmente mais pesadas que as de alumínio. Apresentam a vantagem de resistência e economia. Além disso, são fáceis de reparar, devido ao seu material nobre. Como desvantagem, você pode apontar que eles são propensos a ferrugem.
2. Rodas de alumínio
Os aros são leves, apresentam mais designs do que seus pares de aço e também são resistentes à corrosão. Deve-se notar que, em geral, os carros novos saem com esse tipo de anéis de fábrica.
3. Rodas de magnésio
Geralmente são usados em carros esportivos, são leves e resistentes, mas não possuem a durabilidade das rodas de alumínio.
Também é importante ouvir a opinião especializada de seu revendedor de confiança, especialmente quando houver alguma preocupação sobre a compatibilidade de um pneu com uma marca ou modelo específico.
Agora que sabe como identificar a medida original do pneu e quais as rodas podem ser utilizadas, utilize essas informações para realizar a compra de forma correta.