Trabalhar com impressora pode ser complicado, de vez em quando, pois uma hora ela está funcionando perfeitamente, e na outra nem sequer uma gota de tinta na folha. Ou pior, a impressão vem borrada. Por isso é importante entender melhor como uma funciona e como utilizá-la de forma correta.
Como escolher a impressora certa?
Primeiramente é importante saber qual será a demanda, afinal, existem impressoras corretas para cada tipo de trabalho.
Por exemplo, se você precisa de uma impressora para sua casa, a impressora a jato de tinta é a ideal, pois esta máquina com um pequeno volume de impressões diárias irá consumir pouca energia e, comparativamente a outros modelos, os cartuchos de de impressoras à tinta são bem mais baratos.
Já se a demanda de impressões é maior, como em um escritório grande ou em uma instituição de ensino, uma Impressora laser será a melhor escolha, pois a velocidade de impressão é maior.
Além disso existe a possibilidade de comprar uma impressora multifuncional, que além de imprimir, a impressora tem funções de cópia e escaneamento.
Existe um outro tipo de impressora que precisa ser citada, que é conhecida como a Impressora de etiqueta adesiva, pois se você precisar e tentar imprimir algo em um papel adesivo utilizando uma impressora comum, você possivelmente precisará uma Assistência técnica para consertar sua impressora.
Portanto, nunca se esqueça de adquirir a impressora certa para o trabalho certo.
Mesmo vivendo em um mundo onde a conectividade e o digital estão dominando o mercado, a necessidade de documentos em papel ainda são vitais para qualquer negócio.
Basta observar como grandes empresas como por exemplo que são responsáveis por abrir uma loja virtual, ainda produzem e comercializam máquinas de FAX no Brasil, isto significa que existe demanda, mesmo que pequena, para este setor.
E se eu precisar de assistência técnica?
Ao saber qual tipo de impressora é ideal para a sua necessidade, verifique se a impressora que comprará possui garantia e uma Assistencia tecnica de impressora autorizada.
Para conseguir essa informação basta uma pequena pesquisa nos sites das fabricantes, para ver se ela tem alguma loja que oferece Assistência técnica em sua região.
Felizmente, as grandes marcas de impressora oferecem cobertura no Brasil todo. Com o bom cuidado é muito difícil algo de ruim acontecer, mas como dizem é melhor prevenir do que remediar.
Como é a conectividade de um impressora?
Agora temos a impressora ideal para o trabalho que será realizado, mas como ela se conecta a outros dispositivos? A forma mais comum de conectividade das impressoras atuais, são realizadas via Wi-fi e cabos USB.
Todavia é importante saber que, antes de se conectarem a outros dispositivos, algumas impressoras precisam instalar um programa para conseguirem ser identificadas pelo computador ou celular.
Este programa normalmente já vem compatibilizado com a maioria dos computadores, portanto antes de tentar imprimir algo, verifique se há a necessidade de instalar algum programa.
Ao falar sobre impressoras é impossível não discutir os empecilhos mais comuns entre usuários, que são:
- Problema com a fila de impressão;
- Papel atolado;
- Instalação de software incorreta;
- Errar o lado do papel;
- Vazamento de tinta no interior da máquina;
- Problemas com tinta.
Acabou a tinta, e agora?
As pessoas não costumam pensar muito bem antes de criticar o funcionamento de suas impressoras e reclamar dos preços “abusivos” dos cartuchos quando se é preciso Recarregar cartucho de impressora, porém existem cuidados que podem ser tomados, que demonstram como o manuseio errado do equipamento causa mais problemas do que as decisões dos fabricantes.
O caso mais comum é a recarga utilizando cartuchos falsificados com a desculpa de que os preços dos cartuchos originais são abusivos.
Quanto a estes cartuchos, o consumidor deve ter cuidado, pois os padrões de qualidade destes produtos não são, normalmente, respeitados e podem prejudicar a qualidade de suas impressões ou até mesmo danificando sua impressora. Desta forma é recomendado sempre comprar e realizar a Recarga cartucho original.
Muitas das fabricantes estão oferecendo serviços de recarga com cartuchos retornáveis em sua linha de impressoras, portanto não há a necessidade de pagar pelo cartucho completo, somente pela tinta utilizada.
Outro ponto importante é como ela será utilizada, pois o ideal é que ela seja manuseada com cuidado para que não exista o risco da tinta vazar internamente, e ter cuidado com a queda de água sobre o equipamento e, acima de tudo, não deixar a impressora encostada por muito tempo, pois ela precisa realizar checagens semanais para verificar se está apta a fazer as impressões.
Ao final de todo este processo, é provável que uma hora ou outro a impressora dê algum problema desconhecido.
E nessas circunstâncias a coisa mais importante é levá-la à Assistência técnica mais próxima e não se render à vontade de resolver o problema com tapas e chutes contra um equipamento sem vida.