O uso de fertilizantes agrícolas é uma prática essencial na produção de lavouras, para que elas possam crescer de forma saudável. No entanto, seu uso em excesso pode ser prejudicial. Utilizar substâncias húmicas em sua plantação podem não só reduzir o uso de fertilizantes, como podem trazer benefícios para sua lavoura.
Ao longo do artigo explicaremos como os fertilizantes são importantes na produção agrícola, seus tipos e como o seu uso em excesso pode ser reduzido através das substâncias húmicas, componentes orgânicos importantes para o solo e recomendados pela Rigrantec.
O papel essencial dos fertilizantes agrícolas na produtividade e rentabilidade
Os fertilizantes agricolas possuem grande importância na produção alimentícia, pois eles disponibilizam os nutrientes que as plantas precisam para o seu crescimento, fazendo com tenham um crescimento saudável e que criem resistência a pragas e doenças.
Desta maneira a produção da lavoura acaba proporcionando ao produtor resultados positivos não só na qualidade dos alimentos, mas também na rentabilidade através de colheitas maiores e mais saudáveis.
Benefícios específicos dos fertilizantes agrícolas para pequenos agricultores
A principal vantagem do uso de fertilizantes para pequenos agricultores é a maior produtividade das colheitas, gerando alimentos em maior quantidade e com um desenvolvimento mais rápido do que levaria.
Outro ponto que traz benefícios aos agricultores, quando utilizados da forma correta, é que os fertilizantes repõem os nutrientes do solo utilizados pelas plantas para o seu desenvolvimento. Desta maneira, pequenos produtores conseguem realizar um ciclo e manejo de solo de maneira eficiente e mais sustentável.
Tipos de fertilizantes agrícolas e escolha adequada para pequenas propriedades
Escolher o fertilizante para a sua lavoura é algo a que você precisa se atentar, pois você precisa conhecer os tipos que estão disponíveis no mercado. Cada um deles possui suas características próprias, sendo eles os seguintes:
- Fertilizante orgânico: Feitos com materiais de origem animal ou vegetal, os fertilizantes orgânicos possuem a função de melhorar as condições do solo, como a retenção de água e a sua aeração por exemplo;
- Fertilizante mineral: São os fertilizantes mais comuns e vendidos no mercado, podendo ser naturais ou sintéticos. Os fertilizantes minerais básicos possuem em sua composição potássio, fósforo e nitrogênio, elementos essenciais para a nutrição das plantas;
- Fertilizante organomineral: Como o nome já sugere, este tipo de fertilizante é a combinação do orgânico e do mineral. É conhecido pela sua solubilidade no solo que é considerada intermediária quando comparada ao mineral (muito solúvel) e o orgânico (pouco solúvel);
- Biofertilizante: São fertilizantes orgânicos líquidos produzidos com água e uma mistura de materiais orgânicos. É utilizado na fertirrigação e na adubação foliar.
Essas características precisam sempre ser analisadas antes de fazer a escolha do fertilizante, além da a opinião de assessores e da própria experiência do agricultor, que podem ajudar, seja para pequenas ou grandes propriedades.
Como as substâncias húmicas reduzem o uso de fertilizantes agrícolas?
As substâncias húmicas acabam possuindo um papel importante para a sustentabilidade agrícola, pois além de serem importantes para um desenvolvimento saudável das plantas, eles são excelentes para a estrutura do solo, melhorando sua aeração e retenção de água, além de repor no solo os nutrientes utilizados pelas plantas.
De forma geral, adotar o uso de substâncias húmicas é uma opção sustentável e também natural para melhorar a qualidade do solo e renovar seus nutrientes sem que o produtor dependa dos fertilizantes agrícolas, algo que pode resultar inclusive em redução de gastos.
Boas práticas para o uso sustentável de fertilizantes agrícolas
Existem algumas práticas adotadas na agricultura para fazer a utilização de fertilizantes de maneira sustentável. A principal delas é a análise de solo, um método eficaz para ver quais nutrientes o terreno necessita e assim fazer a escolha correta do produto.
Um outro método sustentável de uso de fertilizante que vem crescendo nas práticas agrícolas ao redor do mundo é o uso dos fertilizantes organominerais, pois os produtos com combinações minerais e orgânicas proporcionam para as plantas nutrientes mais complexos e com uma melhor absorção.
Apesar de serem grandes aliados na produção agrícola, o uso em excesso pode ser prejudicial para a qualidade do solo da lavoura. No entanto, o uso das substâncias húmicas pode ser adotado para reduzir o uso de fertilizantes e melhorar a sustentabilidade da sua plantação.
Se você deseja adotar técnicas sustentáveis para a sua produção agrícola, a Rigrantec é a loja que você está procurando. Além de substâncias húmicas, possuímos em nosso catálogos nutrientes e outros produtos com excelentes preços e qualidade.