Agora que a Internet está se tornando parte da vida das pessoas, há uma necessidade cada vez maior de estar atento às estratégias do mundo virtual. Por isso, o sucesso de uma empresa muitas vezes está diretamente ligado ao seu desempenho no mundo digital para aumentar as vendas.
Portanto, não há como conseguir nada sem leads. É importante dizer que todos os tipos de ambientes de negócios, de lojas de roupas a empresas que trabalham com distribuidor de etiquetas adesivas, provavelmente atrairão leads.
Pensando nisso, o texto a seguir descreve a captação de leads e a importância dela para o seu negócio.
O que são leads?
Lead é um termo de marketing digital usado para especificar um consumidor em potencial de um determinado negócio ou produto. Portanto, um lead é a pessoa que está tentando comprar. É importante lembrar que o lead faz parte do chamado funil de vendas.
Em outras palavras, é todo o processo humano, desde o momento em que você é novo no produto até o momento em que o compra.
Portanto, o lead está entre o momento em que um estranho entra em um link para exibir um conteúdo relacionado a uma marca ou produto e o momento em que alguém deseja comprar algo.
Como realizar a captação de leads?
Para falar sobre como conseguir leads, é importante lembrar que esse processo é dividido em quatro etapas principais.
- A atração;
- A conversão;
- A venda;
- O encantamento.
Isso significa que o lead está entre as etapas 2 e 3. Portanto, os leads são gerados principalmente quando você não é mais uma pessoa desconhecida. E esse é o propósito da fase de atração.
Esta parte destina-se a atrair a atenção dos usuários que navegam na Internet e fornecer um motivo para visitar as páginas da empresa. Essa atração, também conhecida como inbound marketing, pode ser alcançada por meio de pessoas que publicam conteúdo relevante ou interessante.
Por exemplo, uma empresa de aluguel de empilhadeira pode criar postagens em seus blogs ou sites sobre o uso de empilhadeiras para otimizar seu trabalho no depósito. Portanto, se o conteúdo for de interesse de alguém que tenha afinidade com tal tema, essa pessoa entrará no site e consumirá mais conteúdo sobre ele.
É assim que a etapa de atração atrai visitantes regulares que nem sempre compram o produto.
A parte de conversão, como o nome indica, é o momento em que o lead aparece. A empresa analisa os visitantes mais entusiasmados e começa a criar promoções direcionadas a eles. Isso pode ser feito por meio de muitas estratégias, incluindo:
Assim, por exemplo, um site de uma empresa que faz serviço de alugar galpão pode receber o endereço de e-mail de um visitante após ser fornecido em uma pesquisa e transmitir conteúdo mais relacionado às suas características.
Depois disso, finalmente chegamos ao terceiro estágio. A venda, o consumidor está prestes a comprar. Basta “pressionar um pouco”. Esse empurrão pode ser um telefonema, um e-mail personalizado ou uma reunião com um lead.
Após a compra do, existem os seguintes passos. Encantamento. Também conhecido como retenção de clientes. Essa parte é converter o lead para o consumidor e depois para o promotor da marca.
Se alguém está muito satisfeito com a compra de um produto ou serviço, é provável que essa pessoa recomende a marca a outras pessoas.
Nesse sentido, uma empresa que faz canecas personalizadas para empresas, por exemplo, oferecendo produtos que atendam às necessidades das pessoas e das empresas, pode aumentar as vendas ao mostrar clientes satisfeitos para pessoas que conhecem a marca.