Não é de hoje que o atendimento das empresas precisa, de alguma forma, se reinventar. O que antes era apenas de maneira presencial, com o surgimento do telefone, a proximidade das marcas com as pessoas foi aumentando cada vez mais.
Na era da informação e da internet, essa proximidade é ainda maior, já que as pessoas estão conectadas durante boa parte do dia. Mas ainda que a tecnologia esteja evoluindo e tudo esteja ficando mais rápido e dinâmico, algo muito importante ainda será mantido: pessoas se conectam com pessoas. E como unificar conectividade e tecnologia com conexão humana e natural? Continue lendo para entender.
Atendimento online
Não há como fugir: as pessoas estão online e precisam receber o contato através de algum canal que também está conectado na internet. Seja com um sistema de múltiplos atendentes WhatsApp ou mesmo no bom e velho email: é preciso haver atendimento online! Por isso, leve a sua equipe de vendas para sistemas digitais, que mantém um contato próximo dos leads e clientes que estão conectados.
Linguagem adequada
Cada cliente e cada lead deve ser tratado como único. Com o envio de mensagens em massa, por exemplo, é possível que as empresas simplesmente entrem em uma espiral de “mesmice”, onde o mesmo teor de mensagem é enviado para um lead quente, para um lead frio ou em diferentes jornadas de compra. A linguagem precisa estar adequada a quem vai recebê-la: uma regra básica da comunicação que é imutável.
Chatbot inicial
Por que não aproveitar a tecnologia de maneira ainda mais profunda, já que ela está disponível, não é mesmo? Um chatbot para iniciar um diálogo ou captar informações iniciais pode ser uma ótima alternativa para quem possui um fluxo muito intenso de atendimentos. O chatbot pode fazer o trabalho “pesado”, de triagem e identificação de problema, e a sua equipe de atendimento ficará responsável por, de fato, resolver tudo.