Montar uma creche é um grande desafio. Afinal, você vai lidar com o que é mais precioso de outras famílias: os bebês.
Assim, é preciso muita responsabilidade, para dar o melhor aos bebezinhos e também, estimular seu desenvolvimento de forma adequada.
Portanto, se você decidiu montar uma creche, mas não sabe por onde começar, vamos te dar algumas orientações, para que você consiga ser bem-sucedido no seu empreendimento.
O que é uma creche e por que a busca por creche está tão alta?
Uma creche é uma instituição que atende crianças de zero até 3 anos de idade. Essa definição, por idade, é dada pela Câmara Básica do Conselho Nacional de Educação.
A Câmara Básica também estabelece que crianças de 4 a 5 anos de idade frequentem instituições com pré-escola.
Portanto, a primeira ação é definir seu público-alvo: você deseja somente atender crianças de alguns meses de idade até 3 anos? Ou também deseja atender crianças de 4 a 5 anos?
Porque, dessa forma, você poderá ter uma instituição de creche (educação infantil) e pré-escola.
Ou somente uma instituição que atenda crianças abaixo de um ano até 3 anos de idade.
De fato, esse mercado anda bastante em alta, por uma série de motivos. A começar, tanto pais quanto mães têm que trabalhar cada vez mais horas por dia. Assim, é necessária a contratação de pessoas especializadas para cuidar das crianças.
As creches são preferíveis do que babás, justamente por serem instituições que possuem mais profissionais e mais estimulação aos bebês.
Além disso, várias creches contam com sistemas de câmeras, nos quais os pais podem acompanhar os pequenos enquanto trabalham, dando segurança aos pais.
Definido o modelo a ser seguido, você deve pensar e planejar os seguintes passos, para ter sucesso ao montar uma creche.
Como montar uma creche partindo do zero?
Vamos te dar algumas orientações, para você que pretende montar uma creche, começando do zero.
1. Escolha uma região adequada para montar a creche
A escolha do local físico onde a creche será instalada é o primeiro passo e um dos mais importantes.
Afinal, o local escolhido deve ter a infraestrutura básica, como água, energia, gás, mas outros itens também são importantes.
Como é a segurança do bairro? Há espaço para estacionamento? O fluxo da avenida permite que os pais cheguem com tranquilidade para buscarem seus filhos?
Lembre-se que, como se trata de uma creche, os pais necessariamente terão que parar seus veículos e descerem do carro para poder pegar os bebezinhos.
É diferente, por exemplo, de um colégio de ensino médio, no qual os alunos podem sair da instituição para entrarem nos veículos ou ônibus, com suas próprias pernas.
Escolhido o local adequado, você precisa partir para a segunda etapa.
2. Cumpra as exigências legais
Primeiramente, você precisa, além do habite-se do local, uma autorização da prefeitura, para funcionar uma creche no local escolhido.
Obviamente, o imóvel deve estar em dia com o tributo de IPTU, que é um tributo municipal.
Para obter a autorização municipal, denominada alvará de funcionamento, é necessário ir até a prefeitura de sua cidade e entregar a documentação pedida. Você também vai precisar do Alvará do Corpo de Bombeiros e o Alvará da Vigilância Sanitária.
Além da prefeitura, a Secretaria de Educação do Estado também precisa autorizar o funcionamento da creche e para isso, é necessário entregar uma série de documentos, no mínimo 120 dias antes de abrir oficialmente sua creche.
Dentre os documentos solicitados pela Secretaria de Educação do Estado, estão o Plano Pedagógico da escola, no qual é listado como a escola pretende funcionar, a metodologia e os objetivos a serem alcançados.
Caso tudo esteja certo na análise da Secretaria de Educação do Estado, a autorização é dada.
Lembre-se também de ver os documentos necessários para a formalização da sua empresa, como na Junta Comercial, CNPJ, contratação de funcionários, dentre outros aspectos legais.
3. Aspectos físicos
Você também deve planejar com cuidado e carinho os aspectos físicos da sua creche.
Trata-se de um ambiente bem ventilado, com espaços para recreação e desenvolvimento? O piso é facilmente lavável e antiderrapante? Necessariamente, a creche deverá ter um espaço descoberto para a recreação.
Há brinquedos educativos à disposição? A higiene desses brinquedos, bem como das demais superfícies, é de maneira fácil e será feita frequentemente?
A decoração é estimulante para os bebês? Como será o armazenamento da comida a ser servida na creche?
Outro fator é que a creche deverá contar com profissionais, como educadores, estagiárias, auxiliares, cozinheira, faxineira, bem como nutricionista, para a elaboração do cardápio a ser servido aos pequenos.
Ou seja, são diversos aspectos, tanto legais, quanto físicos, os quais devem ser planejados antes de abrir o empreendimento.
Cuidando de todos esses aspectos antes de montar a creche, certamente você poderá ter muito sucesso, visto que a busca por creches particulares de qualidade no país está cada vez maior.