Como montar e gerenciar squads na sua empresa

Os gestores se veem diante de muitos desafios durante a gestão das empresas, seja para contratar funcionários, treinar equipes ou ajustar o negócio às mudanças frequentes do mercado, independentemente de qual seja a empresa que se vai gerenciar.

A burocracia que envolve processos e leis, e a departamentalização também são desafios que, somados à hierarquia, podem dificultar na hora de alcançar resultados. 

O mercado, cada vez mais dinâmico, exige das empresas agilidade, e sabemos como é difícil ser ágil quando existem entraves no caminho. 

Os squads são sinônimos de uma metodologia que surgiu com o propósito de mudar a maneira como se montam as equipes, se resolvem problemas e se desenvolvem soluções para o negócio. 

O que são squads?

A configuração tradicional de empresas considera a divisão de colaboradores em departamentos com funções e competências específicas e distintas, por exemplo, os seguintes:

  • Setor de vendas;
  • Setor de tecnologia;
  • Marketing;
  • Entre outros.

O squad é um modelo organizacional que reúne colaboradores com diferentes habilidades. Dessa forma, a mesma equipe pode conter um profissional de vendas, um programador e um profissional especializado em marketing. 

Ele se popularizou depois que uma empresa, gigante no mercado de compartilhamento de músicas e podcasts, divulgou utilizar esse modelo para organizar suas equipes de desenvolvimento.

A partir de 2014, quando a empresa divulgou utilizar esse sistema — que ainda é considerado um modelo em experimentação passível de mudanças — várias startups e empresas de tecnologias passaram a utilizar o squad em suas estratégias de negócios. 

Quais são os benefícios trazidos para a empresa?

Mas afinal, por que usar o squad? De que forma esse modelo agrega benefícios ao negócio? Quais são as diferenças reais e práticas que ele vai trazer para a produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido? A seguir, listamos os principais benefícios: 

Velocidade e valor

Squads são sinônimo de agilidade. Por quê? Como os grupos de squad são formados por profissionais de diferentes áreas, eles não ficam mais dependentes de outras áreas ou níveis hierárquicos para dar andamento ao seu trabalho. 

Assim, os ciclos de desenvolvimento são mais curtos, a empresa consegue corrigir falhas mais rapidamente e a entrega do resultado final acontece de forma mais dinâmica. 

Motivação e engajamento

Outro benefício da organização das equipes por squads é que ele se demonstrou um ótimo elemento motivador para os colaboradores. As equipes de squads precisam trabalhar em sinergia e de forma colaborativa e engajada para obter resultados. 

Os times de squads se sentem os verdadeiros responsáveis pelos projetos — e é o que de fato eles são!

Resultado e competitividade

Por fim, outra vantagem que vale ser mencionada é o resultado. As empresas que optam por ter um time de squad conseguem entregar aos seus clientes valor e resultado com muito mais qualidade, superando as expectativas. 

Isso faz com que eles se posicionem em um local de destaque no mercado, estando à frente de concorrentes que usam modelos de trabalho mais “engessados”.

Como montar e gerenciar squads na empresa?

Montar e gerenciar squads na empresa demanda planejamento, foco e conhecimento a respeito da metodologia. Confira a seguir os quatro passos principais que vão ajudar a aplicar o squad no seu negócio.

Objetivos

Por que a empresa quer montar um squad? Qual será o desafio que o time de squad vai ter que resolver? É imprescindível ter clareza com relação ao objetivo que o gestor pretende alcançar a fim de garantir os resultados esperados. 

Quando for definir o objetivo, o gestor também deve pensar em prazos e nos indicadores que serão utilizados para mensurar os resultados que estão sendo buscados com o squad.

Profissionais

Definido o objetivo, o passo seguinte consiste na seleção dos profissionais que vão integrar o squad. Os experts que vão compor o time dependem do tipo de objetivo/problema a ser resolvido. 

Para escolher os profissionais, pense no problema a ser resolvido, nas habilidades necessárias para a sua resolução e nos profissionais que reúnem as competências e habilidades necessárias para atingir os resultados — não esqueça da multidisciplinaridade. 

Squad

Profissionais selecionados? Então, chegou a hora de montar o seu squad. Em escritórios físicos, é interessante colocar o time no mesmo espaço, favorecendo a colaboração. Se o time estiver trabalhando em home office, aposte em boas ferramentas de comunicação.

Com o time montado e o objetivo lançado, defina prazos e desafie a equipe a trabalhar no projeto de forma colaborativa e dinâmica, buscando soluções eficientes e inovadoras para o problema apresentado. 

Análise

A última etapa é de mensuração da performance do squad. Isso pode ser feito por meio dos indicadores que foram definidos lá no início do seu projeto. A dica é que o gestor use indicadores de performance individual e coletiva. 

Realize as análises e apresente os resultados para o time! Caso seja necessário realizar algum alinhamento, ofereça autonomia para que os squads o façam. 

Se você não tem nenhum squad na sua empresa, a dica é começar formando grupos pequenos para resolução de problemas pontuais. De acordo com a evolução, você poderá criar novos squads e sugerir novos desafios. 

O uso da metodologia vai trazer mais agilidade e aumentar a competitividade da sua empresa frente à concorrência.