A presença digital é cada vez mais valorizada pelas empresas e por isso se torna fundamental desenvolver uma estratégia para melhor se adequar a esse meio. Técnicas de SEO podem contribuir para um melhor posicionamento do conteúdo nos buscadores.
Para melhor entendimento, é importante mencionar que a indexação de conteúdo é feita por bots, também conhecidos como crawlers. O conteúdo é apresentado da melhor forma possível, assim cada busca apresenta um site que é classificado como o mais completo e relevante.
As páginas não são indexadas da mesma forma por usuários e mecanismos de pesquisa, porque os bots precisam identificar elementos como código e texto para otimizar a página e criar o índice adequado.
Diferenças entre SEO on-page e off-page
Independentemente da área de atuação ou do porte da empresa, ser encontrada com facilidade nos mecanismos de busca é algo decisivo.
Por exemplo, se um usuário estiver organizando um evento e estiver procurando por um serviço de segurança para festas, os resultados na primeira página, principalmente na primeira posição, são definitivamente mais prováveis de serem acessados.
Nesse contexto, para que um posicionamento favorável seja alcançado, é necessário considerar que uma série de fatores influenciam no ranqueamento e podem ser divididos em on-page e off-page.
Basicamente, os elementos que se enquadram no on-page são aqueles desenvolvidos na própria página, tais como:
- Texto alternativo nas imagens;
- Design otimizado para diversos dispositivos;
- Imagens que não interferem no carregamento;
- Botão de compartilhamento;
- Links internos.
Em contrapartida os fatores off-page são externos e estão relacionados essencialmente com a autoridade do site ou de determinado conteúdo.
Seja em uma empresa montadora de estandes ou em uma oficina de empilhadeiras, essa estratégia é fundamental para conseguir mostrar o valor do seu conteúdo para as pessoas.
Nesses pontos você pode citar os backlinks, são links de outros sites que referenciam o conteúdo da sua empresa, essa é uma forma de tornar seu conteúdo mais relevante e contribuir significativamente para os mecanismos de busca.
Além disso, compartilhar e mencionar empresas nas redes sociais têm um impacto significativo.
Dicas de técnicas de SEO
Cada empresa é uma empresa diferente, pois cada uma atua de forma condizente com suas peculiaridades para alcançar resultados satisfatórios. No entanto, entre algumas dicas comuns que até mesmo a sua empresa de gestão de obras são as seguintes:
1 – Priorize a qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo é importante tanto para os leitores quanto para os mecanismos de busca. É sempre interessante verificar erros gramaticais, plágios e outros fatores e prestar atenção especial.
Além disso, é importante que o conteúdo criado seja relevante. Caso contrário, os usuários podem facilmente encontrar, aprender e consumir outras plataformas.
2 – Crie uma estratégia de palavras-chave
As palavras-chave são essenciais para o posicionamento porque correspondem aos termos que você usa em seu escopo de pesquisa.
Você precisa determinar qual opção é mais compatível com sua empresa, mas para isso é importante fazer uma pesquisa adequada para selecionar a opção que tem mais chances de atrair uma visita qualificada para sua marca.
Basicamente, estratégia significa definir onde concentrar seus esforços.
3 – Use URLs curtos
O ideal é que o URL seja curto e o mais direto possível, pois os mecanismos de busca irão avaliá-lo. O foco pode ser entendido como significando que determinado conteúdo está relacionado a uma palavra-chave de uma maneira particular.
Além disso, se o URL antigo for grande, é importante não alterá-lo. Se você fizer alterações, todo o seu histórico de tráfego será comprometido. Ou seja, é identificado como novo conteúdo.
4 – Navegação prática
A navegação prática vai além do apelo do layout do site, exige apostar em sites ou blogs que proporcionem soluções ágeis aos usuários.
Para melhor entendimento, lembre-se de que a “página inicial” também é considerada uma página muito importante para os mecanismos de busca.
Quanto mais cliques você fizer na página inicial, pior será o posicionamento da página. Nesse caso, também é importante considerar que a experiência do usuário será afetada.
Por exemplo, se alguém procurar um serviço como conserto cilindro pneumático e clicar 5 vezes na página inicial para acessar o conteúdo, há algo errado. Essa situação pode ser resolvida alterando o layout do seu site para que o conteúdo seja categorizado de forma diferente.
Claro que as dicas e elementos descritos no texto são apenas algumas das técnicas de SEO. Isso porque é um assunto muito amplo que requer o apoio de profissionais qualificados para desenvolver estratégias compatíveis com o negócio e analisar indicadores adequados.
De qualquer forma, acaba sendo uma tática com grande potencial para impulsionar o negócio, principal.