Segundo os Cursos Online da área esportiva, a prática de esportes é essencial para a manutenção e bem-estar da sua vida. Para as crianças, a atividade física contribui significativamente para um melhor desenvolvimento físico, psicológico e motor.
Durante a fase da adolescência, a atividade pode se tornar um importante hobby ou até mesmo uma futura carreira para os jovens.
Neste post, vamos dar algumas dicas que vão lhe ajudar a inspirar seus filhos a praticar esportes, sempre levando em consideração as devidas características de cada faixa etária.
Diferencie atividade física e prática desportiva
Primeiro, vamos distinguir três conceitos que geralmente são explicados como a mesma coisa, mas têm algumas diferenças notáveis:
1.Atividade física
Segundo os Cursos Online ligados a esportes e medicina, a atividade física é definida como qualquer exercício realizado voluntariamente e que tenha um gasto calórico maior que o repouso.
De acordo com essa definição, também podemos considerar comportamentos domésticos, como lavar louça, levar o lixo para fora, etc, como atividades físicas.
2.Exercício físico
O exercício é realizado de forma organizada e definida com o objetivo de melhorar o desempenho de força, flexibilidade ou velocidade. Caminhar e andar de bicicleta no parque são bons exemplos.
3.Esporte
A definição de esporte inclui atividades mais complexas e sistemáticas, regidas por regras e objetivos de competição. Nesse sentido, inclui: futebol, vôlei e basquete, etc.
Esportes para crianças
Sempre antes de saber sobre o motivo que o seu filho deve se exercitar, é válido sempre conhecer alguns esportes que pode gostar, como, por exemplo, jiu jitsu, judô, futebol, basquete, vôlei e natação. Quem sabe ele não seja um jogador de vôlei?
No entanto, desta lista podemos começar com uma paixão nacional: o futebol, ele predomina uma atividade aeróbica, com um grande desempenho na região lombar e das pernas dos atletas.
O basquete, por sua vez, é instruído a desenvolver os ombros e a parte superior do corpo, embora as pernas estejam muito envolvidas na força das largadas e saltos na quadra. Essa é uma ótima oportunidade para oxigenar o sangue e aumentar assim o ânimo dos mais jovens durante a semana.
Podemos destacar que a natação é outro esporte muito popular para as crianças e é muito importante para fortalecer os músculos do corpo, pois percorre o peito, as pernas, os pulmões e o coração da criança, da coluna aos braços.
No voleibol, os membros superiores são mais exigidos em termos de controle do passe, mas as pernas são as principais responsáveis pelos movimentos ofensivos e defensivos em quadra e aumentam o equilíbrio do movimento do atleta.
No final, o Judô conquistou muitas crianças desenvolvendo a forma humana e aumentando a força do jovem, principalmente os braços, tronco e pernas.
Tal como nas atividades anteriores, as artes marciais podem ser praticadas nas escolas para ajudar os alunos a integrarem-se nas aulas e melhorarem o desempenho académico dos jovens.
Por que incentivar as crianças a se exercitar?
Nesse momento você já conhece algumas atividades que as crianças adoram fazer. Porém, por qual motivo que os pais devem incentivar seus filhos a desenvolverem hábitos de exercício?
Dentro do compromisso com as regras dentro das redes de amizade, nós sempre vamos passar pela mudança de hábitos e desenvolvimento atlético.
1.Um senso de compromisso
A lista começa com o comprometimento, sentimento bastante desenvolvido na prática esportiva. Afinal, é preciso ser responsável por treinar toda semana e seguir rigorosamente o cronograma e as regras da competição.
Nesse sentido, a atividade física promove a disciplina pessoal, além de aumentar as relações sociais das crianças.
2. Expanda as amizades
Esportes populares incentivam fortemente as crianças a se conectarem e respeitarem as diferenças dos outros para terem sucesso dentro e fora do campo.
Dessa forma, enquanto se exercitam, as crianças podem passar tempo juntas, compartilhar experiências e fortalecendo os laços de amizade.
3.Trabalho em equipe
Se o esporte amplia as amizades, o trabalho em equipe também é um benefício dessas atividades.
Essa habilidade é fundamental tanto para o mundo escolar quanto para enfrentar todos os desafios dentro da vida adulta futura, pois os jovens aprendem a compartilhar responsabilidades para alcançar os objetivos juntos.
4.Hábitos Saudáveis
Uma vida ativa muitas vezes é acompanhada por mudanças de hábitos. Por exemplo, se seu filho está desnutrido ou sedentário, o exercício pode contribuir muito, seja relacionado aos alimentos que consome, ou potencializando seu dia a dia com mais força de vontade e saúde.
5.Desenvolvimento motor
Como o exercício fortalece o corpo das crianças?
Para responder a essa pergunta, basta mencionar que a prática motora está totalmente associada com o desenvolvimento motor de uma criança pequena e pode melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura da criança.
Isso tudo porque a atividade física ajuda o corpo a fixar o cálcio, prevenindo doenças ósseas e distúrbios do movimento na infância.
6.Experimentando vitórias e reveses
Ao praticar esportes, os atletas aprendem a ser competitivos desde cedo. Nesse ponto, não se trata apenas de saber lidar com todas as vitórias em campo, porém também sobre como lidar com todas as derrotas.
A atividade física prepara, assim, os jovens para a vida adulta, na qual é necessário ter equilíbrio emocional suficiente para superar as tensões e possíveis contratempos do cotidiano.
7.Prevenir um estilo de vida sedentário
Muitos jovens adultos estão acostumados a serem sedentários, viciados em equipamentos técnicos, acomodações e fazendo pouca ou nenhuma atividade física durante a semana. Para superar esse problema, o exercício energiza o corpo e prevenir essa “doença do século” na infância.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.