Uma das bebidas mais adoradas no mundo inteiro, o café não falta na mesa dos brasileiros. Desde o mais fraco até o extra forte, ele faz parte da rotina de muitas pessoas.
Existe café para todos os gostos e, por isso, algumas técnicas são usadas para deixá-lo com um ótimo sabor. Seja passado no coador ou feito em uma cafeteira, essas dicas vão deixar o seu café ainda mais saboroso.
Podemos pensar que apenas em uma cafeteria ou com técnicas complicadas é que vamos conseguir isso, mas é possível seguir esses passos sem dificuldade. Confira 5 dicas simples e eficazes para fazer o melhor café no conforto da sua casa.
1 – Escolha bem o café
No mercado, estão disponíveis vários tipos, por exemplo:
- Os mais fracos;
- Os mais fortes;
- Os aromatizados;
- Em grãos;
- Moídos;
- Em cápsulas;
- Entre outros.
O importante na hora de escolher é saber de qual você gosta mais e optar por um de uma boa marca, que possua certificações e controle de qualidade. Leia os rótulos das embalagens e entenda sobre o produto antes de comprá-lo.
Os cafés mais comuns já vêm em pó e as melhores marcas possuem uma variedade de tipos para você experimentar. Além disso, é interessante apostar em realizar a moagem em casa se quiser uma experiência gustativa diferente.
Inclusive, alguns grãos quando são moídos na hora do preparo apresentam maior destaque no sabor.
2 – Use água filtrada
A água para coar o café deve estar no ponto de ebulição, ou seja, deve estar fervendo. E isso é motivo para pensarmos que a água da torneira possa ser a ideal para preparar a bebida, mas não é bem assim.
O correto é que a água não esteja fervendo e, sim, quando começarem a formar pequenas bolinhas, aí ela está no ponto certo. Ela deve ser filtrada ou mineral, pois a água diretamente da torneira pode conter resíduos que comprometem o gosto do café.
3 – Não coloque açúcar na água
É muito comum para algumas pessoas adicionar açúcar na água antes de preparar o café, mas isso não deve ser feito. Embora seja uma forma aparentemente eficaz de se adoçar o café, ela compromete o sabor.
O açúcar na água antes do preparo afeta a temperatura da água, o que pode fazer com que sua bebida não seja coado corretamente. Ele também afeta o sabor, porém se você prefere a bebida mais doce, coloque o açúcar ou o adoçante após o café estar pronto.
Assim você não afeta o preparo nem o gosto.
4 – Saiba a medida ideal
Seja no café da cafeteira ou no coador, é importante ficar atento às medidas ideais para prepará-lo. Cada pessoa prefere a bebida de uma maneira, por isso, devemos saber a quantidade de café e de água necessárias para preparar a melhor bebida.
A cafeteira tem a facilidade de já ter um medidor de água, então só é necessário dosar a quantidade de pó de café. No caso do café utilizando o filtro de papel, é importante estar atento às medidas de água e café necessárias para fazer a quantidade que você precisa.
Depois que souber as doses ideais, tenha sempre um utensílio para marcar tal medição, assim, você evita se preocupar com isso sempre que for preparar a bebida.
5 – Guarde o café corretamente
Estão disponíveis no mercado potes nos mais variados modelos e cores, nos quais muitas pessoas guardam o café. Porém, isso não é o ideal, já que, quando o pó é armazenado da maneira incorreta, o gosto da bebida pode ser afetado.
O café já vem em embalagens próprias para armazenar o pó ou os grãos de forma correta, em outras palavras, sem alterar o sabor do produto. Por isso, é importante que ele seja guardado nelas e bem fechado até acabar, pois assim evita a oxidação.
Além disso, guarde-o longe do sol e da umidade para conservá-lo por mais tempo.
Texto: Gustavo Marques