Como escolher os melhores canais de mídia social para o seu negócio?

Na era digital atual, as marcas que ignoram o alcance e o impacto do marketing de mídia social estão perdendo enormes chances de obter mais clientes 

De acordo com o Relatório de Tendências Sociais 2022 da Hootsuite, 80% dos comerciantes acreditam que as mídias sociais são valiosas e estão convencidos de seu retorno, pois podem ajudá-los a obter percepções valiosas dos clientes e melhorar outras atividades de marketing.  

 

Os marqueteiros podem se beneficiar da mídia social na geração de leads, enquanto uma estratégia de mídia social devidamente implementada pode melhorar os rankings de busca, aumentar o tráfego do site e melhorar as taxas de conversão.

Mas como você pode desenvolver uma estratégia eficaz de mídia social se você não sabe quais canais escolher? 

Com tantas opções, pode parecer difícil decidir se sua empresa deve construir uma presença online via Snapchat e Instagram, LinkedIn ou TikTok.

A seguir, delineamos um simples guia passo a passo para ajudá-lo a escolher seus canais sociais e tomar a melhor decisão com base nos fatores mais importantes.

Quais são os objetivos de sua estratégia de mídia social?

 

É importante poder vincular seus canais de mídia social aos objetivos gerais de sua estratégia. Se você não consegue explicar por que ou como um determinado canal o ajudará a atingir seus objetivos, provavelmente não deve implementá-lo.

Com uma estratégia de mídia social bem definida é capaz de obter mais seguidores e gerar mais credibilidade nas suas mídias sociais.

Usando as mídias sociais para aumentar o conhecimento da marca

Antes de tudo, é preciso escolher uma plataforma reconhecida com um amplo público, pois isto lhe permitirá alcançar uma ampla gama de clientes potenciais. 

Como por exemplo o tiktok, ao divulgar o seu produto com tiktokers famosos você poderá ter um bom retorno e reconhecimento de sua marca.

Você também deve se concentrar em plataformas populares e de nicho se você conhecer suas personalidades e perceber que a publicidade em redes como a TikTok lhe permite atingir um público mais jovem e mais visual.

Uma das formas mais eficazes de aumentar o conhecimento e o alcance da marca é através de publicidade paga (qualquer que seja seu orçamento). 

Portanto, reserve um tempo para explorar as opções de publicidade nas mídias sociais disponíveis para você. Por exemplo, a plataforma de publicidade do Facebook tem uma reputação impressionante de ROI.

Usar as mídias sociais para aumentar a geração de leads

 

As mídias sociais são uma ferramenta essencial para os marqueteiros que querem gerar leads de alta qualidade. Através de campanhas direcionadas, é possível selecionar pistas relevantes que podem então ser direcionadas para o funil de conversão. De acordo com a pesquisa eMarketer, 59% dos marqueteiros consideram o marketing de mídia social como a ferramenta de geração de leads mais eficaz em seu arsenal 

De uma perspectiva B2B, o LinkedIn é reconhecido como líder na condução de leads através das mídias sociais, seja juntando-se a grupos, criando anúncios direcionados, participando de discussões ou pesquisando usando filtros avançados. Os anúncios no Facebook e Twitter também são altamente eficazes e muitas vezes têm um custo por clique (CPC) menor do que as campanhas do AdWords!

Quais canais seu público utiliza?

 

Uma vez que você tenha correspondido seus objetivos com sua escolha de mídia social, veja onde seu público interage online. 

Por exemplo, a criação de uma conta Instagram para sua marca pode ser um desperdício se seu maior segmento de clientes forem mulheres de 70 anos. 

Da mesma forma, pode não haver argumentos convincentes para promover seus negócios no Pinterest se você só visar homens.

As estratégias de mídia social mais otimizadas e eficazes são baseadas na demografia das mídias sociais. 

Estes dados garantem que sua estratégia e os canais escolhidos forneçam a abordagem mais relevante e direcionada, aumentando suas chances de conversão.

Usando uma ferramenta de escuta social como Sprout Social, você pode analisar seus seguidores atuais. 

Isto lhe dará dados sobre o sexo, idade e localização de seu público social atual e o ajudará a decidir quais canais valem a pena manter e quais não valem.

Se você ainda não escolheu canais, ou deseja expandir para plataformas previamente desconhecidas, o Centro de Pesquisa Pew criou uma análise que delineia os principais dados demográficos para muitas plataformas de mídia social.

Por exemplo, você sabia que as mulheres são mais propensas a usar o Instagram online do que os homens (44% vs. 36%)? 

Em resumo, sempre respalda suas escolhas de canal de mídia social com dados demográficos, em vez de ser guiado pelas tendências atuais.

Quais canais seus concorrentes estão usando?

 

Tão importante quanto analisar os canais que seu público-alvo utiliza, é importante observar em quais canais de mídia social seus concorrentes estão ativos. 

Isto lhe dará uma linha de base contra a qual você poderá medir a atividade da indústria e ajustar suas decisões.

Pergunte-se, que tipo de conteúdo eles estão postando? Eles estão criando conteúdo específico para a plataforma? Quanto eles publicam regularmente? Quantos gostos ou ações seus postos recebem? 

Ao verificar a atividade de mídia social de seus concorrentes e ver o quanto seus seguidores se envolvem com seus postos, você obterá informações valiosas que poderá replicar para garantir o sucesso de sua estratégia. 

Use nossa ferramenta de análise da concorrência para ver o quão bem seus concorrentes estão atingindo seu público-alvo.

Mais uma vez, use ferramentas de escuta social para descobrir quais marcas em sua indústria têm maior alcance e influência nas redes sociais. 

Usando Buzzsumo, por exemplo, você pode analisar qual conteúdo de seus concorrentes têm melhor desempenho nas mídias sociais e descobrir quais formatos e comprimentos de conteúdo atraem melhor os usuários. 

Você também pode ver em quais canais sociais eles são mais compartilhados. Com uma ferramenta para ouvir seu público, você pode descobrir quais marcas em sua indústria têm mais alcance e influência nas mídias sociais.

Com a Brandwatch Analytics, você pode monitorar a atividade de mídia social de seus concorrentes no Facebook e Twitter e acompanhar todas as menções online.

 Há várias ferramentas de escuta que você pode usar para conduzir tal análise da concorrência. O que quer que você escolha, certifique-se de ter pesquisado as ferramentas disponíveis e de estar ciente de suas opções.

Que conteúdo você deseja criar?

 

Esta é uma questão-chave porque existem muitos tipos diferentes de conteúdo – alguns complementarão seus objetivos comerciais e identidade de marca e outros não. Além disso, alguns formatos de conteúdo são mais adequados a certos canais sociais do que outros.

 

Você quer compartilhar notícias do setor, notícias da empresa e white papers

 

Estes formatos de conteúdo são tradicionalmente adequados para o público B2B, que você encontrará principalmente em plataformas profissionais como o LinkedIn.

 

Se você tem uma conta da empresa no Twitter ou uma conta individual que você usa para fins profissionais, estas também são plataformas ideais para engajar colegas profissionais com conteúdo específico do setor. 

 

Compartilhamento de conteúdo de vídeo

 

Se o conteúdo de seu vídeo for curto e destinado a um público mais jovem, você pode considerar Instagram, TikTok ou Snapchat. 

 

Se for mais longo e tiver um alcance mais universal, o Facebook e o Twitter também podem gerar altos níveis de envolvimento. 

 

Sem mencionar o lançamento do YouTube, o segundo maior mecanismo de busca do mundo, que é procurado por mais de 3 bilhões de pessoas por mês.

Compartilhamento de conteúdo baseado em imagem

 

Se você é uma marca B2C e está vendendo um produto interessante, talvez queira considerar a promoção de seu conteúdo no Pinterest. 

 

Segundo Shopify, 98% dos usuários usam esta plataforma para experimentar coisas novas com base no que vêem. O Instagram é perfeito para construir uma ambiciosa história visual da marca.

Compartilhar conteúdo editorial

 

Para as empresas que procuram se estabelecer como um líder confiável do setor, a publicação de um artigo na plataforma de publicação do LinkedIn pode apresentar sua marca a quase 800 milhões de membros. 

 

Outra plataforma de publicação popular é a Medium, que tem 153 milhões de usuários, 53% dos quais ganham mais de 100.000 dólares por ano, de acordo com Neil Patel.

 

Se você puder identificar os formatos de conteúdo a serem priorizados em sua estratégia de mídia social, você facilitará sua seleção final de canais.

Quantos canais você deve administrar?

 

Você sabia que muitas marcas utilizam múltiplos canais de mídia social? Embora seja altamente improvável que você precise usar apenas um canal para mostrar sua marca, encontrar o equilíbrio ideal pode ser complicado. 

 

Se você estiver ativo em muitas plataformas, você estará muito distraído e diluirá o efeito de seus esforços. No entanto, se você confiar em apenas uma plataforma, a visibilidade e o alcance de sua marca podem ser comprometidos.

 

Um calendário de mídia social é uma ferramenta de programação como o Buffer que pode ajudá-lo a economizar tempo e maximizar os recursos, permitindo que você agende postos com antecedência. 

 

Você também pode publicar o mesmo conteúdo em todos os seus canais ou personalizar as postagens para plataformas específicas. 

 

Buffer também permite adicionar imagens, o que é importante quando você percebe que o conteúdo com imagens relevantes obtém mais visualizações do que o conteúdo sem imagens.

 

Este nível de automação permite incorporar mais canais em sua estratégia, mas é sempre importante começar pequenos. 

 

Uma vez que você encontre alguns canais sociais que funcionem para você, concentre-se em experimentar uma nova plataforma. 

 

Se você incorporar novos canais em sua estratégia gradualmente, evitará o desperdício de tempo e dinheiro.

Alcançar o sucesso da mídia social para seu negócio

 

O curso de Marketing de Mídia Social da DMI o ajudará a entender o básico e as complexidades do marketing de mídia social. 

 

Você aprenderá como conduzir pesquisas em mídia social, criar conteúdo social envolvente, desenvolver uma estratégia de mídia social e mergulhar em plataformas sociais chave para engajar, nutrir e converter clientes.