As empresas sabem da importância e necessidade de realizar o controle de ponto dos funcionários, visto que está descrito na lei a obrigatoriedade de registro.
É muito comum a dúvida de qual seria o sistema de ponto ideal para uma determinada empresa e o que considerar para fazer uma boa escolha de sistema de ponto.
Um controle de ponto eficiente traz agilidade, segurança e benefícios tanto para o empregador quanto para o colaborador, e não deve ser encarado apenas como uma imposição da legislação trabalhista.
Neste artigo vamos te ajudar a determinar qual o melhor sistema de controle para a sua empresa.
O que é controle de ponto?
Controle de ponto é o nome dado ao sistema de controle e avaliação da jornada de trabalho. Esse sistema funciona de forma simples, cuja única função é registrar as informações de horário de entrada, saída e intervalos.
O surgimento deste mecanismo para controle e gerenciamento de horários, modificou completamente a rotina dos gestores e das equipes de RH.
As questões burocráticas e a utilização de grandes quantidades de papéis deram lugar para a centralização da informação e tudo em relação à jornada de trabalho dos colaboradores passou a ser reunido em um só local.
A jornada de trabalho é a rotina de cumprimento de horários de um trabalhador, esses horários são acordados entre a empresa e o colaborador através de um contrato, a partir da assinatura desse documento.
Fica decidido que essa pessoa estará a disposição da empresa durante o determinado período e que da mesma forma ele será pago por essas horas que esteve a disposição e executou seu trabalho.
A comprovação da realização do acordo firmado é feita justamente através do controle de ponto, e, além de ser uma obrigatoriedade determinada por lei, também traz segurança e transparência para todos os envolvidos.
Qual o Sistema ideal para minha empresa?
Existem diversas formas de realizar a marcação de ponto e é este processo que irá definir como será o sistema de controle de ponto, mas para isso é importante estar atento a alguns pontos que serão abordados a seguir.
1.Qual a necessidade da sua empresa?
Essa é a primeira pergunta a ser feita.
É preciso estar ciente sobre qual tipo ou modelo de controle de ponto comporta e atende melhor o número de colaboradores, observar como é o fluxo de pessoas e onde ocorre maior movimentação.
Se você possui um número muito pequeno de funcionários, uma marcação manual com livro de ponto, por exemplo, pode ser o suficiente, por outro lado, se na sua empresa possuir um número maior de funcionários, um sistema tão simples e vulnerável de marcação poderá trazer prejuízos tantos legais como financeiros.
É preciso lembrar que questões relacionadas ao controle de jornada são as principais motivações para a abertura de processos trabalhistas.
Em relação a necessidade da empresa é importante considerar também o seu tamanho e estrutura, pois é preciso estar atento a viabilidade do lugar de possível instalação de um equipamento e o fluxo do local.
2. Quais os objetivos a serem alcançados?
Os objetivos a serem alcançados são alinhados com a necessidade levantados anteriormente, por exemplo, se observar que pelo número de funcionários um sistema manual não é suficiente.
Então é necessário automatizar o processo, se vai automatizar, qual o tipo de tecnologia vou querer utilizar, é biometria? É aproximação? Reconhecimento facial?
3. Definição do sistema
Chegando neste ponto com as perguntas propostas anteriormente respondidas, você estará mais perto e consciente para a definição do sistema e a partir daí poderá definir questões mais complexas como qual o melhor software para tratamento de ponto para os gestores ou equipe de RH
Dessa forma, responder todas as questões chegando finalmente no modelo e equipamento ideal para a marcação de ponto na sua empresa.
Quais são os tipos de controle de ponto?
O ministério do trabalho determina 3 formas de registro de ponto, a manual, mecânica e eletrônica.
Livro de Ponto
O livro de ponto é o mecanismo utilizado para o registro de ponto manual, cada vez menos utilizado pelas empresas, esse sistema foi sendo substituído gradualmente pelos equipamentos eletrônicos.
Essa é a opção mais barata e acessível, porém é a forma que apresenta o maior risco de erros devido a sua grande vulnerabilidade.
Relógio de Ponto
O relógio de ponto é um equipamento bem estabelecido no mercado, está a vários anos no ambiente corporativo e possui portarias específicas para a sua regulamentação.
Atualmente ele pode ser representado através do Relógio de Ponto Mecânico e Relógio de Ponto Digital.
O relógio mecânico representa a forma mecânica de marcação e ele funciona de forma que o funcionário coloca o seu cartão de ponto no equipamento e nele é registrado as horas de trabalho.
Enquanto no relógio de ponto digital o funcionário já tem todas as suas informações contidas no equipamento e basta ele bater o ponto para que o comprovante de marcação seja emitido
Ponto Digital
O ponto digital é representado pelo Relógio de Ponto Biométrico e pelo uso do cartão eletrônico. Nesta modalidade o funcionário usa a sua digital ou a aproximação do cartão no aparelho para fazer o registro de ponto.
Ponto Online
O ponto online é feito através de softwares que realizam o armazenamento de dados em nuvem e o registro de ponto pode ser feito através do aparelho celular. Esse é um tipo de ponto que possui grande funcionalidade e facilidade.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do site da Sisponto, empresa especializada em relógio/controle de ponto e controle de acesso.