“Ao ler esse texto você vai ver que é possível ter um quarto decorado para irmã e irmão e que pode agradar ambos os lados com a decoração além de incentivá-los a manter uma organização.”
Os pais sabem que para irmã e irmão dividirem o mesmo quarto durante a infância é um transtorno. Mas nem sempre é possível comprar uma casa onde cada um tenha seu cantinho. E se os irmãos vão dividir o mesmo quarto, uma decoração com um estilo para a menina e outra para o menino seria muito interessante.
Para a maioria dos pais esta divisão passa a ser um momento de aprendizagem para os filhos, cabendo a eles mostrar para os mesmos a importância de se dividir o mesmo espaço respeitando as diferenças um do outro, evitando as desavenças e aproveitar os momentos que estão juntos para viver em harmonia, conversar, trocar ideias, compreender a importância que aquele espaço tem para sua irmã ou para seu irmão e que mesmo dividindo o mesmo quarto cada um tem sua privacidade que não deve ser invadida.
Agindo assim os pais sabem que estes momentos serão de grande valia para a convivência dos filhos na sociedade. Além das boas lembranças de sua infância. Cientes disso a decoração do quarto infantil passa a ser prioridade para os pais que querem que crianças possam realmente curtir seus momentos juntas.
Mas os pais precisam ser muito cuidadosos e cautelosos para agradar a tanto a menina quanto ao menino. Pensando em ajudar pais e filhos em suas escolhas, deixamos abaixo algumas dicas para transformar o quarto em um ambiente agradável e aconchegante para ambos.
Como pintar as paredes
Comece escolhendo a cor do ambiente, mas não deixe seus filhos de fora dessa escolha, mostre que a opinião deles é importante e que a escolha deve ser feita em conjunto, essa não será uma tarefa fácil por que cada um tem sua cor de preferência. Mas explique a eles a importância das cores neutras que dão um toque especial para tornar o ambiente agradável e aconchegante.
Os móveis do quarto
Um quarto atemporal, ou seja, sem temas é o mais recomendado. Alguns dos móveis decorativos podem ser usados por ambos, como o armário e a bancada de estudos. Não se apegue ao rosa e azul, as cores laranja, cinza, verde, amarelo dentre outras estão presente nos móveis deixando o ambiente incrível.
Se quiser um quarto mais espaçoso para maior circulação a beliche é uma boa opção com vários modelos bonitos e modernos com temáticas que podem se adequar a diferentes projetos. Não esqueça de observar à altura do pé direito do quarto para que a criança que dormir na parte superior fique confortável. A maioria das casas a venda são de dois quartos com pé direito alto.
Você também pode optar pelas camas altas, denominadas de sistemas integrados, além de liberar espaço permitem que se instalem escrivaninhas para estudos abaixo delas e otimizar o espaço. Mas se o objetivo é aproveitar ao máximo o pouco espaço, as bicamas com gavetas são ótimas para guardar lençóis, fronhas e edredons que não estão sendo usados.
Caso o quarto acomode duas camas, é possível acomodá-las uma ao lado da outra, para criar um corredor entre ambas coloque um móvel entre elas, um criado mudo é uma boa opção que serve também para se colocar fotos, livros, revistas, luminária ou até a garrafinha de água, mantendo assim seu cantinho mais organizado.
Caso haja espaço acrescente um sofá-cama que vai servir para acomodar um hóspede caso uma das crianças queira convidar um amiguinho para passar uma noite em sua casa.
Um espaço para guardar livros e brinquedos
Os nichos são ótimos para guardar livros e brinquedos e, por estarem presos nas paredes não impedem a circulação no quarto. Você pode também apostar em cestos e caixas organizadoras para guardar os brinquedos.
Colocadas aos pés das camas dão um charme extra na decoração do quarto das crianças. Se houver espaço crie um cantinho para as brincadeiras, os momentos lúdicos em conjunto são muito agradáveis e marcantes para as crianças e serão levados para a vida toda, além de servir como estímulo para o desenvolvimento infantil.
Em uma parede livre você pode aplicar uma tinta esmalte de preferência fosca para que as crianças possam escrever, desenhar, enfim soltar sua imaginação de forma agradável e descontraída.
Priorizando a individualidade
Um fator muito importante para as crianças é que elas precisam sentir que aquele espaço é só delas e os gostos devem ser levados em conta na hora de escolher a mobília e a decoração, pois ali é um espaço íntimo e deve ter relação com seu universo pessoal.
Utilize escrivaninhas nichos e estantes individuais, pois desta forma você vai poder preservar a individualidade e o gosto de cada um e as crianças vão se sentir parte daquele ambiente e gostar de passar suas horas ali além de querer que os amiguinhos venham visitá-los, pois seu quarto representará muito para elas.
Manter o quarto das crianças organizado já parece uma tarefa um pouco difícil agora imagine tentar deixar organizado um quarto conjunto isso pode parecer o pesadelo de alguns pais, mas nós separamos umas dicas que vão facilitar a muito essa tarefa.
Apesar de o quarto ser conjunto crie para as crianças um espaço que seja só delas com objetos de organização personalizados como, por exemplo: cabides, caixas para brinquedos, as cômodas e até mesmo guarda-roupas individuais.
A personalização dos objetos faz com que eles não se misturem, ajudarão na decoração do quarto e o fato de parecerem algo lúdico estimula as crianças a guardarem seus objetos porque faz com que elas enxerguem essas tarefas de organização com parte de uma brincadeira e o quarto delas ficará se tornará mais organizado.
“Gostou desse texto e tem algum amigo que irmã e irmão dividem o quarto? então compartilhe com eles esse texto para que essas dicas possam ajudá-los com a decoração e organização do quarto ”