O desejo de saber como será o futuro da humanidade está nas conversas do dia a dia, nas pesquisas acadêmicas e no entretenimento. Então, não é de se assustar que ele também tenha influenciado o universo da arquitetura e estética, levando tecnologia, funcionalidade e beleza ao projeto das casas modernas.
Na decoração futurista, todos os elementos estão ligados a um design mais tecnológico, dando preferência a itens como naves e outros objetos que remetem ao espaço sideral, que tenham cores fortes e contrastantes ou que possuam formatos exóticos e geométricos.
Contudo, mesmo com a predominância dessas tendências, ainda é possível construir um ambiente de estética futurista personalizado, incluindo seus gostos pessoais na decoração do local, principalmente em:
- Móveis;
- Enfeites;
- Paredes;
- Entre outros detalhes.
Trouxemos uma série de dicas no conteúdo a seguir para te ensinar como fazer isso na hora de construir ou reformar a sala da sua casa. Fique atento às nossas indicações e aprenda a montar um visual futurista que seja realmente “a sua cara”!
1. Priorize um acabamento homogêneo
A decoração futurista segue uma perspectiva estética mais simplista, priorizando o conforto e a funcionalidade do ambiente. Por isso, os acabamentos de espaços com esse estilo são produzidos de modo descomplicado, ainda que tenham um design criativo e diferenciado.
Então, para manter a harmonia é interessante que o piso seja composto por revestimentos lisos e sem muitos detalhes, permitindo a combinação com peças decorativas mais coloridas e exóticas, sem causar a poluição visual do ambiente.
2. Abuse dos formatos geométricos
Nos cenários futuristas também é comum a presença de estruturas, móveis e até utensílios formados por padrões geométricos simples, sem muitos ornamentos.
Isso porque nesse estilo decorativo as funções que cada peça desempenha são mais relevantes que a própria aparência que elas possuem.
Pensando nisso, é indispensável a adição de poltronas arredondadas e outros móveis de design diferenciados ao montar o projeto de uma sala futurista.
Outra alternativa que não pode faltar é a aplicação de espelhos com cortes específicos, como em formato de losango, para compor a parte decorativa do ambiente.
3. Dê um toque de cor ao ambiente
Em geral, as tonalidades neutras e metalizadas são as que mais fazem referência à ideia de tecnologia e modernidade.
Mas se a intenção é construir um ambiente futurista ligado a sua personalidade, nada impede de criar alguns pontos de cor na decoração para contrastar com esse visual mais clean.
No design da sala, uma sugestão é investir em uma base branca para as paredes que serão combinadas a móveis e objetos decorativos de cores fortes e vibrantes, como laranja, lilás ou vermelho, com a finalidade de levar um toque de vivacidade à coloração do ambiente.
4. Inclua objetos eletrônicos na decoração
Sem dúvida, é impossível falar do estilo futurista sem mencionar os aparelhos eletrônicos, que são vistos como um avanço para facilitar a vida dos usuários.
Então, se você realmente deseja ter um ambiente com esse tipo de decoração, não esqueça de incluir os objetos tecnológicos na composição do seu cômodo.
Além das funcionalidades que essas ferramentas oferecem, elas ainda permitem a construção de espaços interativos por meio de sistemas automatizadores, deixando os processos do dia a dia mais simples, rápidos e práticos.
5. Pense bem na iluminação
A iluminação também é fundamental para compor uma boa estética futurista. Mesmo que a base deste estilo decorativo seja o uso de lâmpadas brancas e a valorização da luz natural, ainda assim existe a possibilidade de explorar outras alternativas tecnológicas para criar um projeto de iluminação exclusivo.
Por exemplo, com a popularização dos spots e fitas de LED coloridos ficou bem mais fácil simular a atmosfera do espaço em qualquer ambiente.
Além disso, esses modelos permitem a produção de uma iluminação interativa e personalizada que pode ser programada a partir de dispositivos móveis ou sensores.
6. Tome cuidado com o exagero
O estilo futurista ainda preza pelo minimalismo na decoração por acreditar na perspectiva de que quanto mais tecnologia fizer parte do dia a dia dos indivíduos, menos ferramentas serão necessárias para o cumprimento das atividades rotineiras.
Portanto, evite adicionar muitas informações ao montar seu ambiente futurista para não sobrecarregar o visual do cômodo.
Na sala, por exemplo, o indicado é escolher poucas peças para o mobiliário, optando por modelos de formato mais clean e estabelecendo ainda espaços vazios no posicionamento entre elas.