Uma estratégia de conteúdo desenvolvida para um site ou blog faz parte do que é conhecido como marketing de conteúdo.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, esse campo do marketing digital vai muito além de apenas criar posts e artigos. De fato, a estratégia de conteúdo deve seguir três características principais: segmentação, estratégia e intenção.
Nesse sentido, o texto abordará o que é uma estratégia de conteúdo, qual seu impacto no negócio e quais são as principais estratégias utilizadas.
Mas, afinal: o que é estratégia de conteúdo?
O marketing de conteúdo inclui basicamente a produção de conteúdo considerado relevante ou interessante pelos internautas.
Esse conteúdo torna um determinado site mais relevante em mecanismos de pesquisa como Google e Bing. A ideia principal desta ação é criar valor para um site ou para a empresa responsável.
Assim, como dito anteriormente, essas estratégias são direcionadas porque seu objetivo principal é fazer com que as pessoas descubram coisas novas.
No caso das empresas que produzem conteúdo no site, essa ação ajuda a criar uma conexão saudável entre a marca e o cliente, pois satisfaz as necessidades do consumidor antes que ele tenha dúvidas.
Uma característica interessante do marketing de conteúdo feito online é que ele permite medir resultados. Em outras palavras, uma empresa que produz textos sobre especialização em prótese pode ter um aumento na demanda por seu site ou serviços assim que o processo de criação de conteúdo for iniciado.
Assim, um site que, por exemplo, gere documentos sobre cursos, poderia abordar algumas das questões relacionadas a isso, como o de harmonização orofacial. Com isso, verifica-se que o conteúdo pode ser publicado tanto por sites corporativos quanto por produtores de conteúdo individuais.
Técnicas de SEO e Estratégia de Conteúdo
SEO (Search Engine Optimization) refere-se a todos os fatores usados pelos mecanismos de busca para classificar e organizar como o conteúdo se relaciona com um tópico.
Dessa forma, um site pode se destacar muito mais quando geralmente produz conteúdo de qualidade que provavelmente atrai muitas visualizações.
Além disso, mais conteúdo pode ser mais informativo, o que exige que os tópicos abordados sejam mais especializados.
É o caso de conteúdos que falam sobre serviços de consultoria digital, por exemplo, por serem mais técnicos e profissionais.
Conhecendo a finalidade das estratégias de conteúdo, pode-se discutir como essas estratégias podem ser colocadas em prática.
Primeiras coisas primeiro: encontre sua personalidade. Encontrar a personalidade de uma empresa de produtos veganos ou visitantes do site é um passo essencial para saber que tipo de conteúdo deve ser criado e para quem.
Persona pode ser explicada como um perfil que compõe um cliente ideal ou visitante do site. E, por antecedentes, quero dizer personagem cujo nome, idade, entre outras características pessoais vão além de informações superficiais.
Por esta razão, o termo “persona” tem a mesma raiz da palavra “personagem”, e tal analogia é bastante compreensível.
A definição de uma persona só é possível após análise quantitativa e qualitativa de dados pessoais e aprofundados sobre o comportamento racional e emocional dos hóspedes e potenciais compradores.
Com isso, por ter personalidade pronta, um site pode gerar conteúdo altamente interativo e converter leads para negócios.
No segundo caso, especifica a ação de transformar um desconhecido em potencial comprador do produto.
Uma ação baseada na personalidade ajuda a evitar o desperdício de verbas publicitárias, pois, mesmo com uma boa publicidade, um conteúdo ou produto só chamará atenção se for de qualidade e interessante.
Assim, uma personalidade pode ser identificada não apenas com as informações básicas contidas na análise do público-alvo (como faixa etária, classe social, gênero, localização geográfica), mas também com muitas informações mais detalhadas, utiliza características humanas únicas, como:
- Curtidas
- Hobbies
- Sonhos
- Com o que as pessoas trabalham
- Entre outros dados
Então crie como personagem para um site hipotético que produz conteúdo sobre consultoria e licenciamento ambiental, temos:
Persona: Marina, 25 anos. Residente da capital São Paulo. Estudante de engenharia química. Ela é vegana e adora ver conteúdos sobre métodos sustentáveis no Instagram. Nos fins de semana, ele gosta de passear no parque e fazer caminhadas. Ela é ativista em movimentos ambientalistas. Ela faz um estágio em uma empresa que faz um estudo de impacto ambiental.
Importância do Conteúdo Visual
Hoje já se sabe que o conteúdo visual é muito mais atraente do que o texto simples porque requer mais tempo de processamento do que as imagens.
Ele, por sua vez, ao ser colocado no início do texto, capta a atenção do leitor, que então direciona seu olhar para o título do artigo.
Assim, o usuário, nesse ponto, decide se continua lendo: mas metade do caminho já está mascarado. Isso porque figuras e imagens têm apelo emocional e são capazes de despertar sentimentos.
Um exemplo de ação visual que pode ser realizada é: em um artigo de consultoria administração empresarial, uma imagem pode ser usada para se referir à ação de realizar os estudos, por exemplo, como pessoas no escritório conversando e carregando papéis.
A comunicação visual ficaria ainda melhor com o contexto por trás desses personagens formados itens que remetem a sua área.
Como compartilhar conteúdo adequadamente
Uma das maiores dúvidas sobre a postagem de conteúdo em diferentes redes e mídias, bem como em plataformas virtuais, é como e onde publicá-lo.
É importante notar que nem todos os meios de publicação de conteúdo são adequados para todas as situações.
Assim, por exemplo, um site de uma empresa de suporte técnico em informática que deseja compartilhar seu artigo nas redes sociais deve estar ciente de que esse texto pode não estar acessível em determinadas plataformas.
Por exemplo, o Twitter não é o melhor lugar para postar textos longos. No máximo, essa rede social permite fazer ligações seguidas de links (de preferência breves, pertinentes ao post) que são direcionados ao site.
No caso de vídeos longos, não há problema em postar em redes como Facebook e YouTube, já que outras plataformas, como o Instagram, só suportam vídeos curtos em seus feeds.
Com isso, a postagem de conteúdo está sujeita às restrições de cada plataforma utilizada para que a participação seja realizada profissionalmente.
Teste de mídia social
Às vezes, dependendo do tipo de conteúdo postado, o engajamento pode não ser suficiente, não importa o que a empresa ou o site esteja fazendo.
Em tempos como este, é importante medir o esforço necessário para compartilhar conteúdo para não desperdiçar energia e dinheiro.
Portanto, é ideal que um site faça testes: durante um determinado período de tempo, os produtores de conteúdo testam a rentabilidade de uma mesma publicação em várias plataformas diferentes.
Portanto, quando o teste de posicionamento não estiver funcionando bem, talvez seja hora de se concentrar em outra plataforma que possa ter maior potencial.
Por que apostar em um calendário de conteúdo
Planejar com antecedência o que será publicado é parte essencial da criação de uma estratégia de conteúdo de qualidade.
Nesse sentido, é importante ter um calendário de publicações em mãos, caso contrário as editoras tomarão decisões aleatórias, sem uma visão geral.
A criação de um calendário permite que um site economize mais tempo no futuro ao pesquisar conteúdo para discutir ou compartilhar.
Isso pode acontecer com conteúdo sobre serviço de entrega de encomendas. O site responsável pela publicação poderá criar um cronograma para manter o fluxo de publicações contínuo e pré-planejado.
Com isso em mente, considerando as questões discutidas acima, parece que a estratégia de conteúdo é uma ferramenta muito importante para um site, desde que feita corretamente.
Isso permite que os espectadores não percam o interesse pelo que é produzido, permitindo melhorar a imagem de uma empresa na sociedade.