O seu orçamento mensal precisa de um direcionamento para que seu dinheiro trabalhe a favor e não contra? Então, você chegou no artigo certo! Listamos aqui dicas valiosas que vão ajudá-lo a aprender como controlar as contas de casa.
O controle financeiro é uma ferramenta para cuidar do seu dinheiro. Muitas pessoas pensam que fazer isso limita as possibilidades, quando, na verdade, ele amplia a visão sobre os gastos e permite enxergar onde é possível economizar.
É isso que você quer aprender? Continue lendo e saiba como fazer um controle das despesas de casa em sete passos.
Boa leitura!
Como controlar as despesas domésticas?
As contas de casa são essenciais e merecem total atenção. Com os reajustes anuais pelos quais a maioria dos serviços passa, sempre existe a possibilidade de barganhar ofertas melhores para controlar as saídas mensais.
Veja quais são as ações que ajudam a ter sucesso na hora de controlar as contas de casa.
1. Aplique o método 50-30-20 para dividir o orçamento
Para aprender como controlar as contas de casa, primeiro, é necessário conhecer o orçamento disponível, ou seja, a receita mensal, que é tudo que você ganha com os seus trabalhos — salário fixo, freelancer, projetos pontuais, bônus, comissões, etc.
Depois, o próximo passo é usar o método 50-30-20 para dividir o orçamento. Mas o que é e o que significa cada número? Bom, a ideia é a seguinte:
- separar 50% do orçamento para pagar as contas fixas e essenciais da casa. Ex: aluguel, condomínio, luz, etc.;
- separar mais 30% para custear despesas variáveis, como supermercado, almoços fora, compras, passeios, serviços de streaming, entre outros;
- separar os 20% restantes para investir e criar uma reserva de dinheiro.
O objetivo do método é equilibrar a renda com os gastos fixos e variáveis e ainda criar um “pé de meia” para não ficar em apuros se algum imprevisto acontecer.
Vale destacar que essa regra permite ajustes de acordo com a realidade financeira de cada pessoa. Se no momento for possível economizar apenas 10% para a reserva, siga o que é viável.
A prioridade é manter o equilíbrio das contas, garantindo ao mesmo tempo a segurança e a qualidade do espaço. O Guarda corpo inox desempenha um papel essencial nesse contexto, proporcionando não apenas uma proteção confiável, mas também um toque moderno e elegante ao ambiente
2. Use um app para controle financeiro
Outra dica para não se perder e controlar as contas da casa — fixas e variáveis — de forma organizada é escolher um aplicativo para controle financeiro.
Os apps dessa categoria são fáceis de baixar e oferecem funcionalidades básicas para acompanhar tudo com o máximo de precisão. O principal objetivo desse tipo de ferramenta digital é:
- categorizar despesas — a maioria dos apps mostra a proporção em um gráfico de rosca, o que ajuda a visualizar quais são os maiores gastos da casa;
- manter as contas em dia por meio da ativação de lembretes que notifica quando chega a data programada;
- monitorar gastos — alguns aplicativos oferecem integração com a conta bancária e cartões de crédito, centralizando o gerenciamento em um único sistema.
Vale a pena escolher algumas opções e testar, como o Organizze, o Minhas Economias e o Mobills.
3. Avalie onde é possível cortar ou reduzir despesas
O gráfico de rosca que os aplicativos financeiros mostram ajudam em outra tarefa: a de avaliar onde é possível cortar ou reduzir despesas.
A visualização do padrão de custos fixos e variáveis no gráfico auxilia a identificar quais gastos estão muito altos e a planejar estratégias para economizar.
Se o seu aluguel é alto, mas ainda faltar um bom tempo para o contrato vencer, estude a possibilidade de dividir o apartamento com alguém. Os planos de celular e internet dão benefícios que nem sempre são aproveitados, então mude para um plano mais barato que tenha os recursos essenciais.
O cartão de crédito é o calcanhar de aquiles financeiro de muita gente. Estipule um valor para gastar mensalmente e teste deixá-lo em casa de vez em quando para evitar compras por impulso.
4. Economize energia elétrica com a Geração Distribuída
Se tem uma despesa doméstica que aumentou, foi a energia elétrica. Mas essa conta não tem como controlar, você pode pensar. Afinal, é o Governo que define a bandeira tarifária.
Contudo, não só é possível economizar energia mudando os hábitos da casa, mas também aderindo a uma modalidade chamada Geração distribuída (GD).
A GD é o nome do método de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis de energia, como os painéis solares instalados no imóvel ou em local próximo. Essa é uma das fontes de energia limpa mais acessíveis atualmente para as residências.
Dessa forma, o consumidor pode investir para criar uma infraestrutura própria ou consumir energia renovável de plataformas de Geração Distribuída. Dessa forma, custos com adesão e obras são eliminados, além de garantir 16% de desconto na conta de luz todo os meses, controlando melhor esse gasto.
5. Crie metas financeiras
Criar metas financeiras é uma forma de se motivar a manter o controle das contas de casa, ao mesmo tempo em que ajuda a concretizar planos e desejos.
Você pode criar metas mensais ou fazer um planejamento para o ano, listando as compras grandes que quer realizar como, por exemplo, trocar a televisão ou fazer uma viagem de férias.
Essas metas podem ser custeadas em parte com a quantia de dinheiro que você investe todo mês ou ter um orçamento dedicado.
O segredo para se motivar com seus objetivos financeiros é ser realista e não engessar o orçamento. Do contrário, aprender a controlar as contas de casa vai parecer difícil e pouco prazeroso.
6. Conheça opções de investimento
Um passo importante ao controlar as contas de casa é garantir que haverá dinheiro disponível para gastos inesperados, planejados ou simplesmente para manter tudo em dia.
Para isso, conhecer as opções de investimento do mercado financeiro, ajuda a identificar novas possibilidades para fazer o dinheiro render.
Assim, você pode usar diferentes investimentos para aumentar os ganhos e alcançar metas de curto, médio e longo prazo. Muitos tipos de investimento não podem ser sacados antes do prazo, o que favorece o controle depois de aplicar o montante do mês.
Para escolher uma opção segura, consulte seu banco ou busque uma consultora financeira ou corretora para orientá-lo a montar uma carteira de investimentos diversificada.
7. Mantenha uma reserva de emergência
Por fim, outra medida preventiva para controlar as contas de casa é ter uma reserva de emergência disponível para cobrir qualquer imprevisto financeiro.
Essa medida é ideal quando o orçamento aumenta e sobra mais para economizar, além de só controlar as despesas. Mesmo não sendo viável no momento, conheça as opções mais usadas e vantajosas
Uma característica importante de investimentos com a finalidade de reserva de emergência é a liquidez diária, o que permite sacar o dinheiro a qualquer momento rapidamente quando uma necessidade aparecer.
Gostou das dicas? Quais delas você vai colocar em prática primeiro?
Com um controle das contas de casa organizado e em dia, você pode melhorar sua saúde financeira e realizar mais objetivos de vida. Aproveite!
Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para empresas, através do Mercado Livre, e residências, através da Geração Distribuída.