Há alguns anos atrás, havia apenas um caminho para o sucesso: investir em uma profissão tradicional, como a medicina, especializar-se e permanecer nela por toda a vida, seja em um hospital de vestibular, um hospital ou mesmo um escritório regular para tirar seu atestado médico ocupacional. No entanto, os avanços constantes da tecnologia mudaram essa perspectiva, criando nova carreira, novos caminhos e novos potenciais para profissionais das mais diversas áreas.
O problema é que nem sempre é assim tão simples. À medida que a gama de opções aumenta, nem todos que consideram uma carreira em tecnologia poderão encontrar um caminho empolgante que corresponda às suas habilidades. Por exemplo, não é incomum que alunos excelentes saiam da universidade sem saber por onde começar.
Quer saber mais? Então continue lendo e conheça algumas dicas essenciais para construir uma carreira de sucesso em tecnologia:
Invista em
Engenharia: Uma carreira sólida em tecnologia exige uma base sólida de conhecimentos e requisitos técnicos deste mercado. Afinal, é praticamente impossível estabelecer um sistema erp nota fiscal eletrônica sem ser fluente nas mais variadas linguagens de programação, assim como é impossível desenvolver um algoritmo sem um mínimo de habilidades relacionadas à inteligência artificial.
Embora existam muitos autodidatas nesta área, é interessante notar que os candidatos a tecnólogo devem passar por instituições formais de ensino. No entanto, isso não significa que ele deva se limitar apenas à universidade, pois é necessário que ele faça cursos gratuitos e extensivos, para ampliar ainda mais seus conhecimentos.
Alavancando sua inteligência emocional
Tão importante quanto as habilidades técnicas, as empresas começaram recentemente a priorizar profissionais que também sejam proficientes em soft skills, como inteligência emocional e relacionamento entre indivíduos. Afinal, de nada adianta ter um funcionário tecnicamente excelente se ele não souber trabalhar em equipe ou administrar suas emoções.
Para um profissional conseguir um perfil procurado pelas empresas, como por exemplo uma empresa de tratamento de resíduos sólidos é interessante que ele invista em uma licenciatura nesse sentido. Por exemplo, o treinamento de liderança é uma ótima ideia. Como os líderes devem ter ótimo relacionamento com pessoas das mais diversas estruturalmente, esta é uma ótima oportunidade para desenvolver essa habilidade, incluindo posturas como:
- Comunicação Não-Violenta;
- Capacidade de analisar o próprio comportamento;
- Exercite a empatia;
- Capaz de trabalhar bem sob pressão.
Desta forma, qualquer profissional torna-se instantaneamente mais valioso para qualquer negócio.
Mantenha-se atualizado
Algumas pessoas dizem que com os rápidos avanços da tecnologia, é quase impossível manter-se atualizado. É por isso que as empresas devem introduzir procedimentos como verificações de esgotamento, pois quando novos recursos são liberados, os antigos perdem valor.
No entanto, quando uma pessoa quer se tornar um especialista nesta área, deve tentar estar atento às novidades do mercado, se falhar, corre o risco de não dominar uma tecnologia considerada. é necessário para a indústria, como uma nova linguagem de programação . Se isso acontecer, ele pode se tornar um empregado sem valor e, portanto, terá dificuldade em se estabelecer no mercado de trabalho de uma empresa especializada em licenciamento ambiental.
Construindo sua própria marca pessoal
Algumas pessoas pensam que branding é algo que só deve ser feito por quem já tem um negócio. Essa ideia está ultrapassada. Com o mercado de trabalho acirrado de hoje, é fundamental que todos os profissionais que querem se manter competitivos invistam no cultivo de sua imagem, como se fossem uma marca.
A boa notícia é que a tecnologia facilita muito essa tarefa. Por exemplo, existem redes sociais criadas especificamente para profissionais, como o LinkedIn. Aqui você pode seguir especialistas renomados em sua área, adicionar contatos, compartilhar e criar conteúdos relevantes para o seu nicho. Dessa forma, você pode se apresentar a pessoas com interesses semelhantes aos seus, o que, por sua vez, pode levar a convites para eventos e até indicações para vagas não cobertas pelo setor.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.