Como na conversa: em uma situação em que estará conversando com estranhos, tente planejar pelo menos três perguntas abertas (começando com “como” ou “o quê”) que você possa usar se quiser situação complicada.
Por exemplo, se você estiver ao lado da poncheira conversando com um tio que não vê há anos, pergunte algo como “O que você está fazendo hoje em dia?”
As perguntas também podem ser feitas para aprofundar um tópico discutido anteriormente em uma conversa, para esclarecer mal-entendidos e mostrar que você está ouvindo ativamente a outra pessoa.
Apenas tome cuidado para não fazer muitas perguntas seguidas, ou você pode concordar com o questionador.
Ofereça um novo tópico
Novos tópicos de discussão são perfeitos para pausas na conversa. Tenha alguns deles práticos e prontos para serem apresentados na próxima vez que você sentir que ninguém mais tem uma palavra a dizer.
Alguns exemplos de tópicos são programas de TV populares, algo que todos vocês têm em comum (como um próximo teste na escola) e eventos atuais.
Certifique-se de que o tópico que você está apresentando é algo que atrai seus parceiros de conversa.
Novos tópicos também são perfeitos para pequenas conversas com estranhos. Mesmo as coisas cotidianas, como o clima, podem ser uma ótima maneira de quebrar o gelo.
Se você sabe que está em uma situação em que precisa conversar com estranhos, considere fazer algum trabalho de detetive para descobrir quem você vai encontrar e preparar algumas perguntas adaptadas aos interesses deles.
Oferecer um elogio genuíno (como uma roupa ou penteado, por exemplo) também é uma ótima maneira de falar sobre algo novo.
Seja autoadesivo
Se você estiver conversando com uma pessoa que é rude, que lhe perguntou algo inapropriado ou que o deixou desconfortável, é importante se defender.
Assuma o controle dizendo algo autoadesivo, como “Prefiro não discutir isso”.
Se você é o alvo de uma pessoa difícil, desviar a conversa para um novo tópico e um novo indivíduo.
Tenha cuidado para não guardar sentimentos desconfortáveis para si mesmo – ou você corre o risco de se arrepender e amargar a longo prazo.
Salão tranquilo
Nem todas as situações exigem conversa. É verdade que conversas fluentes entre amigos constroem amizades, se você estiver em ambientes públicos com estranhos, nem sempre é necessário conversar.
Seu atirador de assento no ônibus ou avião pode não estar interessado em falar durante toda a viagem – e tudo bem.
Se a outra pessoa dá muitas respostas a uma palavra e cruza os braços ou se afasta, esses são sinais de que ela pode preferir ficar quieta.
Se estiver em casa e precisa relaxar o ambiente, pode optar por usar um difusor de aromas com óleos essenciais para aliviar os ânimos e facilitar na hora de conversar sobre algum assunto mais delicado.
Lidar com tópicos problemáticos
Use o tato para lidar com situações difíceis por causa do que foi dito. Direcione a conversa para outra direção, dizendo algo como: “Ah, isso é interessante.
Você sabe o que eu ouvi outro dia?” e continue falando sobre o assunto menos delicado.
Se alguém fizer um comentário constrangedor em uma conversa em andamento, considere fazer uma pausa para um breve silêncio e, em seguida, continuar a linha original de discussão, em vez de abordar o que foi dito (também chamado de “salvar a cara” para a pessoa que cometeu o erro).
Outras maneiras de lidar com assuntos difíceis são ficar quieto ou evitar que você se sinta desconfortável.
Diga algo: “Eu não sou muito fofoqueiro, isso me deixa um pouco preocupado porque não quero que os outros falem de mim assim.
Podemos falar sobre outra coisa?” Substâncias fedorentas às vezes podem ser o que fica invisível.