Querer mudar os revestimentos da sua casa é normal, porém, um tanto quanto trabalhoso. A boa notícia é que existe uma solução mais rápida do que remover as peças antigas para instalar as novas: o piso sobre piso — ou seja, o processo de assentar em cima do existente.
Vale ressaltar que a maioria dos revestimentos podem ser instalados sobre outros pisos. Entre eles, podemos destacar:
- O piso laminado;
- O vinílico;
- O revestimento cerâmico;
- O piso de cimento queimado.
De todo modo, este artigo foi elaborado com o intuito de ajudar os donos de casa a saber mais sobre a técnica do piso sobre piso e suas vantagens. Se você quer saber mais sobre as dicas, acompanhe a leitura!
Principais vantagens do piso sobre piso
Pois bem, é possível dizer que existem várias vantagens do assentamento de piso sobre piso. Confira abaixo as principais:
Economia
Ao realizar a técnica do piso sobre piso, não há a necessidade de contratar um serviço de descarte de entulho ou demolição, o que já deixa a obra bem mais barata. Além disso, também há a economia de tempo, uma vez que a execução é bem mais rápida.
Limpeza
Exatamente pela menor quantidade de entulho, a limpeza se torna bem mais fácil. Além disso, se o piso existente estiver em boas condições, não haverá necessidade de remover nenhuma peça.
Criatividade
Você pode pôr a sua criatividade em prática e realizar o assentamento no piso ou na parede apenas em algumas partes. Somente alguns poucos detalhes já são suficientes para mudar o ambiente e torná-lo uma verdadeira obra de arte.
Como preparar a superfície para receber o piso sobre piso?
Antes de realizar o procedimento, a superfície que receberá o assentamento deve ser lavada, procedimento fundamental para que a massa tenha uma boa aderência. Do contrário, existe o risco de não aderir.
A limpeza é bem simples: basta usar detergente neutro e água em abundância para remover poeiras e gorduras da superfície. Limpadores de porcelanato ou água sanitária também podem ser utilizados.
Além disso, outra dica importante é ter niveladores ou espaçadores de piso para garantir o nivelamento e o espaçamento adequado das peças.
Passo a passo para a colocação do piso sobre piso
Agora que você conhece as vantagens do piso sobre piso e sabe como preparar seus revestimentos para receber as novas peças, o próximo passo é fazer a marcação de onde o piso será assentado.
Após isso, basta aplicar a argamassa especial para essa técnica e realizar o assentamento do piso sobre piso. Depois, é só seguir a mesma linha — ou seja, colocar um a um.
Está com dúvidas? Para que você entenda melhor o funcionamento de todo esse processo, preparamos um passo a passo bem detalhado.
1 – Limpe bem o piso
O piso deve ser muito bem limpo antes de receber a argamassa. Também deve ser verificado com bastante atenção a existência de peças estufadas, ocas ou soltas. Se houver, será necessário removê-las.
2 – Realize a marcação do piso
Antes de aplicar a argamassa, posicione a placa inteira no local que será assentada. Desta forma, você terá uma real noção de como serão feitos os recortes de piso para os cantos.
3 – Aplique a argamassa
Após preparar a argamassa (sempre seguindo a orientação do fabricante), aplique o produto na base do piso velho e no verso da nova peça.
Dica importante: ao assentar o piso, utilize o sistema de borrões, em que você aplica a argamassa no centro e nas extremidades da peça. Isso evita que as placas descolem ou se movimentem no futuro.
Por fim, para garantir um resultado de excelência na colocação do piso sobre piso, é aconselhável contratar profissionais qualificados que façam uso de ferramentas e de equipamentos adequados. Dessa maneira, a qualidade e a segurança do serviço serão potencializadas.