Como as vendas antecipadas geram mais receita para o seu negócio?

Uma forma interessante de garantir um bom fluxo de caixa em sua empresa é viabilizar as vendas antecipadas online.

 

As vendas antecipadas online são muito comuns em empresas que trabalham com vendas de produtos físicos, por exemplo, onde a empresa divulga o produto em seu site, aguarda os clientes realizarem a compra e, em seguida, disponibiliza o envio do produto para o endereço solicitado.

 

Mas, as empresas que oferecem serviços também podem se beneficiar desse recurso com a disponibilização de vouchers para compra antecipada.

 

Como realizar essa estratégia?

 

Empresas como bares, restaurantes, parques de diversão, entre outros, podem recorrer a essa estratégia de venda antecipada online a partir de um check list simples, podendo recorrer até mesmo ao Marketing Digital para Restaurantes. Entenda melhor quais partes exige atenção:

 

  • Inicie sua presença online: caso sua empresa ainda não esteja no ambiente digital, é preciso iniciar sua presença online para poder alcançar um público maior e conseguir ampliar suas chances de venda. Para isso, comece a pensar no desenvolvimento de um e-commerce. Há empresas especializadas no desenvolvimento de plataformas de venda de ingressos e vouchers  online que poderão lhe auxiliar nessa empreitada.

 

  • Conheça seu público alvo: é preciso entender qual o comportamento do seu público-alvo para garantir que ele realmente esteja disposto a comprar seus serviços pela internet. Se seu público não for muito adepto de compras online, não desanime, pois isso não significa que não poderá vender online! Basta colocar a cabeça para funcionar e pensar em formas de convencer seu público de que as compras online são seguras e vantajosas (afinal, são mesmo!)

 

  • Promova sua marca: assim que iniciar sua presença online, é preciso mostrar aos seus futuros clientes que sua empresa oferece vendas online. Para isso, é preciso criar um calendário de divulgação que permita tornar sua empresa conhecida! Aqui vale tudo: perfil da empresa nas principais redes sociais, publicações que mostram como sua empresa é e o que ela oferece, blog com conteúdos relevantes para o seu público, mídia paga (posts patrocinados) entre outros. Além dos recursos digitais, vale também investir em estratégias offline que possam ajudar, como por exemplo, propaganda na região que atua, presença em eventos relacionados ao setor etc,

 

  • Determine os serviços:  analise os serviços que oferece e cheque se eles realmente podem ser vendidos pela internet. Pense que, para vender de forma antecipada, é preciso apresentar o serviço para seus clientes, contar sobre suas características, indicar os valores, possíveis regras para compra, alteração e cancelamento etc. Tudo isso faz com que sua empresa transmita mais confiança e permitirá que seu cliente se sinta mais seguro para realizar a compra.

 

  • Ofereça formas de pagamento online: se a venda antecipada é online, o pagamento também deve ser! Isso facilita muito para o seu cliente, que poderá já finalizar o processo de compra de forma fácil, rápida e segura, recebendo a comprovação de compra realizada, vouchers e todas as informações, e também facilita para a empresa, que já consegue identificar o valor da venda em seus registros bancários de forma rápida, garantindo um bom fluxo de caixa, como comentamos no início do texto.

 

Com essa lista inicial, é possível aumentar o seu alcance, já que a internet quebra as barreiras geográficas, possibilitando que você venda seus serviços para um público ainda maior.

Como as vendas antecipadas garantem bom fluxo de caixa?

 

Como comentamos no subitem anterior, uma vez que sua empresa opta pelas vendas antecipadas, o ideal é que ofereça também o pagamento online.

 

Para isso, é preciso realizar parcerias com empresas que realizam transações financeiras digitais. Esse ponto merece destaque, pois é importante realizar uma boa pesquisa de mercado e firmar parceria com empresas de gateway de pagamentos online que são idôneas e possam lhe auxiliar de forma respeitosa.

 

A partir do momento que sua empresa passa a oferecer as vendas online com pagamentos digitais seguros, seu cliente se sente confortável para realizar a compra antecipada, pois sabe que receberá pelo serviço posteriormente de forma garantida.

 

Dessa forma, o valor da compra entra nos registros da sua empresa com mais antecedência e você poderá utilizar a soma para antecipar pagamentos de seus fornecedores. Essa estratégia lhe trará a possibilidade de negociar melhores valores com seus parceiros e formas de pagamento mais adequadas, dando ao seu negócio uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

 

Outra grande vantagem das vendas antecipadas online é ter maior visibilidade das vendas, podendo controlar melhor seus insumos e gerar mais economia para sua empresa. Saber com maior antecedência quantos clientes você receberá em determinada data facilita a organização por parte de sua equipe, promovendo um atendimento melhor para seus clientes.

 

Este conteúdo foi criado originalmente pela Planne – a plataforma de ecommerce das experiências.