Mais e mais sites aparecem na internet, publicando uma ampla gama de conteúdos sobre diversos temas, e o que todos eles têm em comum para terem um bom engajamento é a utilização de técnicas de SEO.
Quanto às empresas, pode-se dizer que novos concorrentes estão surgindo constantemente, tentando ocupar espaço no mundo virtual e, portanto, no mercado.
Isso significa que as empresas de hoje devem sempre se colocar à frente da concorrência e buscar uma exposição ainda maior para ampliar sua rede de contatos por meio do marketing digital.
Essa peça de marketing pode ser aplicada a quase todos os segmentos de mercado, desde lojas que usam sacos de ráfia até empresas que produzem acessórios para guinchos de plataforma, por exemplo, ou seja, não importa o nicho do mercado.
Nesse sentido, o texto discute, entre outras coisas, a importância das técnicas de SEO do ponto de vista da visibilidade dos sites das empresas, bem como suas vantagens e principais estratégias.
O que é SEO?
O SEO, sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar a classificação de um site nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo quando uma pessoa pesquisa.
Isso significa que as técnicas de SEO visam aumentar o alcance do conteúdo publicado de um site de uma consultoria tributária, por exemplo.
A importância das estratégias de SEO advém do fato de que há uma demanda de mais de bilhões de usuários entre os quase 1 bilhão de sites na internet, o que indica que há uma grande quantidade de dados disponíveis.
Graças a isso, os motores de busca funcionam como robôs automatizados, encarregados de varrer toda a internet e categorizar toda a informação disponível para consulta, e isso de todos os sites presentes na internet, inclusive um de locação de computadores.
Essa classificação é feita por algoritmos específicos que associam páginas a termos ou tópicos específicos com base apenas na pesquisa feita pelo usuário. Isso significa que o que um usuário da internet deseja provavelmente será encontrado.
Assim, as técnicas de SEO podem ser divididas em dois tipos: On-page e off-page. Não se preocupe se você nunca ouviu falar de algum desses termos, já que iremos abordar cada um separadamente para explicar o que são e para que servem.
Fatores On-Page
Estes, como o nome sugere, referem-se a fatores localizados na página que está sendo processada. Nesse sentido, a implementação desses itens pode ser muito importante na comprovação de um site ou não nos buscadores. Esses fatores incluem:
- Título da página;
- Palavras-chave;
- Nome do local;
- Número de caracteres;
- Campos de descrição de conteúdo;
- Nome de domínio;
- URL do arquivo.
Campos de descrição de conteúdo são o nome dado aos comandos cuja finalidade é descrever o conteúdo da página para os motores de busca.
Isso significa que os campos de descrição de conteúdo fazem parte da programação do site e fornecem informações para programas externos, como o conteúdo de um título ou uma página de descrição curta.
Assim, por exemplo, a home page de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório pode ter uma descrição do que consiste tal serviço, facilitando a localização das páginas.
Dessa forma, tais tags podem manter um blog ou site altamente qualificado nos mecanismos de busca, o que facilita para as pessoas que estiverem procurando o serviço que essa determinada empresa oferece.
Fatores off-page
Ao contrário dos descritos acima, estes se referem a fatores que não estão diretamente relacionados ao site, mas estão relacionados à otimização de seu desempenho fora das páginas. Portanto, alguns fatores importantes merecem destaque, como:
- Número de links no comentário do site;
- A popularidade de tais links no universo digital;
- A qualidade desses links;
- Qual é a relação entre o conteúdo do site;
- Diferenças entre resultados orgânicos e patrocinados.
Vale ressaltar que as técnicas de SEO só podem ser aplicadas em resultados orgânicos. Isso significa todo o conteúdo classificado sem estratégias pagas de mecanismos de pesquisa, como os oferecidos pelo Google Ads.
Isso quer dizer que sua empresa não vai ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca caso compre um espaço para promoção, mas isso só acontece porque o SEO não leva em consideração esse tráfego conseguido por meios pagos.
Mas existe também o espaço de anúncios na página de resultados de pesquisa. Nesse espaço sim você consegue visibilidade por propagandas pagas. Portanto, se uma empresa investir em publicidade no Google, ela ganha um espaço no topo da página de busca.
Isso se aplica a empresas de automação residencial de iluminação que investem dinheiro que aparece primeiro quando uma pessoa pesquisa a palavra “automação residencial”.
Importância das palavras-chave
Palavras-chave, também conhecidas como keywords ou KW, desempenham um papel central nas técnicas de SEO. Eles de alguma forma tentam resumir o que as pessoas querem saber e pesquisar na internet.
Portanto, determinar as palavras-chave a serem usadas em um site para que as pessoas possam encontrá-lo requer um conhecimento muito profundo tanto do conteúdo do site quanto das formas como os usuários o pesquisam.
Então as palavras-chave são os termos mais importantes que as pessoas usam para encontrar conteúdo específico. Por isso, é muito importante que o conteúdo da página inicial mostre as dicas para completar a busca.
Aqui, por exemplo, uma empresa de serviço de catering deve utilizar palavras-chave relacionadas aos conceitos de catering e suas aplicações, como refeições coletivas, buffet, etc.
É por isso que a integração é uma ótima maneira de atrair pessoas para o conteúdo do seu site. No entanto, é importante que eles não apareçam explicitamente, mas estejam relacionados a outras palavras utilizadas pelos leitores do conteúdo.
Reunindo palavras-chave da web
Para encontrar palavras-chave para aplicar ao seu site, você precisa entender o comportamento dos consumidores desse conteúdo. É por isso que é recomendado definir uma persona.
Ou seja, criar um perfil imaginário do público ideal que consome determinado conteúdo. É muito importante que qualquer empresa que venda produtos ou ofereça serviços tenha em mente uma persona para saber como direcionar seu serviço de marketing.
Isso pode ser uma grande vantagem para um site, tanto para encontrar as palavras-chave direcionadas corretas quanto para desenvolver estratégias de foco pessoal que representem os interesses do público que consome o conteúdo do site.
Assim, a persona acrescenta algumas características que normalmente não são contempladas pelo público-alvo (por exemplo, a idade dos consumidores, classe social, localização geográfica, etc.).
Além dos dados do público-alvo, uma persona é formada por:
- Preferências pessoais;
- Seu sonho;
- O que gostam de fazer no tempo livre;
- Qual é o ramo do trabalho;
- Quais são os sites que mais entram.
Um exemplo disso pode ser o site de uma empresa que vende macarrão artesanal, cuja persona pode ser criada com base no cliente que a empresa visa contemplar.
Um exemplo pode ser: José, tem 59 anos, um agricultor de médio crescimento. José ama o que faz, aprecia novas tecnologias e as aprende muito facilmente. As compras geralmente são feitas em um celular ou laptop.
Sempre tenta fazer receitas novas em sua casa. Portanto, você tem uma grande oportunidade de comprar um macarrão artesanal para testar e ver se consegue reproduzir sozinho essa receita.
Dessa forma, você pode pensar em palavras-chave que podem atrair essa pessoa para um determinado site. Um administrador de site e blog pode compilar uma lista de palavras que podem estar relacionadas à sua página.
Depois disso, é necessário realizar testes para comprovar ou não a atratividade das palavras-chave.
Algumas dicas podem ser consideradas para evitar o uso indevido de palavras-chave. Isso ocorre porque, após várias atualizações do algoritmo do Google, tornou-se importante usar as palavras-chave corretamente.
Portanto, usar a mesma palavra-chave repetidamente não torna o site mais visível. Além disso, é recomendável escrever palavras-chave o mais naturalmente possível, ou seja, inserindo-as no texto de forma fluida e que faça sentido no contexto abordado.
Para isso, por exemplo, você pode usar a palavra-chave “porteiro remoto na região de São Paulo” com mais frequência do que “porteiro remoto SP”. Essas práticas melhoram a experiência dos leitores que desfrutam de uma leitura mais prazerosa, dinâmica e fluida.
Assim, as empresas que se posicionam corretamente na internet têm maior oportunidade de se destacar no mundo virtual e expandir sua posição dominante de mercado frente aos seus concorrentes.
É importante sempre lembrar que as estratégias de SEO se aplicam a todos os tipos de negócios, como empresa de consultoria empresarial.
Nesse sentido, considerando as informações discutidas acima, fica claro que o uso de técnicas de SEO é necessário quando se tem um blog ou um site.
Essas estratégias são essenciais para que as empresas aumentem seus lucros, pois ganham mais visibilidade em seus sites e se aproximam dos clientes, o que leva a compras e lucros.