Quando se trata de otimização de mecanismo de busca, o conteúdo pode ser essencial, mas demanda uma ótima estratégia para ranquear o conteúdo.
No entanto, uma estratégia integrada de pesquisa e conteúdo não é tão simples quanto escrever uma postagem no blog e observar as visualizações e os links.
Isso porque, uma estratégia de SEO bem-sucedida exige pesquisa e planejamento.
Por esse motivo, essas dicas irão ajudá-lo a lançar as bases de um sólido plano de marketing de blog.
Veja como criar um excelente conteúdo de blog que aprimora seus esforços de SEO:
1. Entenda o público que você está tentando alcançar
Os links ainda são a espinha dorsal do SEO e, para obtê-los, você precisa garantir que seu conteúdo seja relevante e interessante para o segmento que você está segmentando.
As áreas de tópicos gerais que você abordará devem ser ditadas pelo nicho em que você opera, portanto, se você vende produtos relacionados à panificação, as postagens produzidas devem ter alguma conexão com o setor.
É possível ter uma idéia ainda melhor sobre o que você deve escrever.
Para isso, se você já possui um blog estabelecido, veja quais assuntos as suas postagens mais populares abordaram e se concentre na produção de conteúdo que se encaixe nessas categorias.
Portanto, se as pessoas estiverem lendo, compartilhando e vinculando às postagens de receita em seu blog de culinária, concentre-se no conteúdo relacionado à receitas.
Também é uma boa ideia dar uma olhada no que funciona para outros blogs que operam no mesmo nicho que você.
Para isso, você pode usar o Social Crawlytics de modo a identificar as postagens mais populares e produzir conteúdo que cubram problemas semelhantes.
2. Realize pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são outra parte importante do SEO e devem ser usadas para orientar a criação de conteúdo.
Depois de entender bem o tipo de tópicos que abordará, você pode usar o UberSuggest para obter idéias para palavras-chave e outras áreas sobre as quais escrever.
Por exemplo, colocar “receitas de pão” na caixa de sugestões fornece várias idéias de conteúdo possíveis, além de indicar palavras com alta busca pelos usuários.
3. Gere conteúdo verdadeiramente único
Se a sua ideia de conteúdo exclusivo estiver pegando a postagem de outra pessoa e reescrevendo-a com suas próprias palavras, não se surpreenda quando o blog for ignorado pelos leitores.
Para maximizar o potencial do seu blog, você precisa criar um conteúdo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar da web.
Isso pode parecer difícil, mas há muitas maneiras de fazê-lo.
O Google Consumer Surveys é uma maneira rápida e fácil de obter estatísticas interessantes que podem ser usadas como base para posts e infográficos.
Outra opção é identificar os principais intervenientes no seu nicho e entrevistá-los.
Dessa forma, você terá um conteúdo exclusivo e alguém – o entrevistado – que o promoverá para seus seguidores.
4. Concentre-se em construir relacionamentos
A menos que você já tenha um número de leitores bem estabelecido, não espere atrair links apenas publicando uma postagem.
Você precisa localizar pessoas interessadas no conteúdo que está produzindo e pedir que elas o ajudem a promovê-lo, vinculando-o ou publicando-o em suas redes sociais.
Não faça isso em todas as postagens do blog, mas certifique-se de promover seu conteúdo mais forte.
A divulgação é um fator primordial para o sucesso e ranqueamento de seu blog. Isso porque, quando mencionado por outros, agrega expertise ao site.
Já as ações nas redes sociais, suas ou de influenciadores, aumentam a chance de alcançar um público mais diverso para seu negócio.
Desse modo, trocar informações e interagir nas redes pode promover:
- Maior alcance de público;
- Possibilidade de interação e engajamento;
- Aumento de conversões e tráfego;
- O blog se torna referência no mercado.
5. Invista em conteúdo verde
Embora as publicações oportunas do blog possam fazer maravilhas para um blog, atraindo visualizações e links, você também precisa criar conteúdo que resistirá ao teste do tempo, ou seja, que não são notícias pontuais ou tendência momentâneas.
Obviamente, o conteúdo que você produz dependerá do seu nicho. No entanto, guias substantivos e instruções são um bom ponto de partida.
Também pode ser uma boa ideia vincular o conteúdo a grandes eventos, como feriados.
Você também deve revisar regularmente seu conteúdo para garantir que ele reflita as alterações que possam ter ocorrido após o lançamento e atualizá-los quando necessário.
Por fim, lembre-se de que construir um blog de sucesso leva tempo e paciência.
Não desista quando não conseguir classificar o número um no Google da noite para o dia. Continue e você chegará lá!
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Real secure web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos.